MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO “JOGO DE TABULEIRO INTERDISCIPLINAR: A BATALHA DO ESPINHEIRO I”
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126144 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2827 "inscrito_id" => 9203 "titulo" => "MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO “JOGO DE TABULEIRO INTERDISCIPLINAR: A BATALHA DO ESPINHEIRO I”" "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido nos componentes curriculares de Ensino de História e Ensino de Matemática no curso de Pedagogia da UFRN, e apresenta "A Batalha do Espinheiro I": jogo de tabuleiro interdisciplinar criado como material didático-pedagógico para o ensino dessas disciplinas, numa turma de Anos Iniciais da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, em contexto campesino. A proposta se baseia na importância dos materiais didático-pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem, como destacam Macedo (2017) e Couto (2007), enfatizando a valorização da memória social e da identidade local no ensino de História. Além disso, o jogo se apoia na metodologia de utilizar dinâmicas fortalecendo contextos reais, e na resolução de problemas para o ensino de Matemática, conforme defendido por Polya (1980) e Ávila (2010). O material aborda a história do Assentamento Espinheiro I, no município de Bento Fernandes (RN), utilizando seus pontos de memória para fortalecer o vínculo dos/as alunos/as com sua história, estabelecendo relação com a terra, o território e o lugar, enquanto símbolos de identidade e cultura, destaca Arroyo (2007). Ao conectar conceitos históricos a desafios matemáticos, o jogo promove a interdisciplinaridade como interação entre áreas do conhecimento para a construção de saberes significativos, discutido por Fazenda (2011), estimulando o pensamento crítico e a construção do conhecimento. Ao integrar esses referenciais, o jogo se apresenta como um instrumento que vai além da transmissão de conteúdos, proporcionando troca de saberes, construção coletiva e valorização do território. A criação do jogo desenvolvido, buscou não apenas aproximar os estudantes dos conteúdos curriculares, mas também promover o protagonismo estudantil, o trabalho em grupo e o reconhecimento do território como espaço educativo. Os resultados apontam para a contribuição do material na criação de um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, crítico e significativo, fortalecendo o sentimento de pertencimento dos/as estudantes à sua comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9203_TB2827_30102025234213.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEAN FERNANDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GEAN" "autor_email" => "gean.fernandes440@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126144 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2827 "inscrito_id" => 9203 "titulo" => "MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO “JOGO DE TABULEIRO INTERDISCIPLINAR: A BATALHA DO ESPINHEIRO I”" "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido nos componentes curriculares de Ensino de História e Ensino de Matemática no curso de Pedagogia da UFRN, e apresenta "A Batalha do Espinheiro I": jogo de tabuleiro interdisciplinar criado como material didático-pedagógico para o ensino dessas disciplinas, numa turma de Anos Iniciais da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, em contexto campesino. A proposta se baseia na importância dos materiais didático-pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem, como destacam Macedo (2017) e Couto (2007), enfatizando a valorização da memória social e da identidade local no ensino de História. Além disso, o jogo se apoia na metodologia de utilizar dinâmicas fortalecendo contextos reais, e na resolução de problemas para o ensino de Matemática, conforme defendido por Polya (1980) e Ávila (2010). O material aborda a história do Assentamento Espinheiro I, no município de Bento Fernandes (RN), utilizando seus pontos de memória para fortalecer o vínculo dos/as alunos/as com sua história, estabelecendo relação com a terra, o território e o lugar, enquanto símbolos de identidade e cultura, destaca Arroyo (2007). Ao conectar conceitos históricos a desafios matemáticos, o jogo promove a interdisciplinaridade como interação entre áreas do conhecimento para a construção de saberes significativos, discutido por Fazenda (2011), estimulando o pensamento crítico e a construção do conhecimento. Ao integrar esses referenciais, o jogo se apresenta como um instrumento que vai além da transmissão de conteúdos, proporcionando troca de saberes, construção coletiva e valorização do território. A criação do jogo desenvolvido, buscou não apenas aproximar os estudantes dos conteúdos curriculares, mas também promover o protagonismo estudantil, o trabalho em grupo e o reconhecimento do território como espaço educativo. Os resultados apontam para a contribuição do material na criação de um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, crítico e significativo, fortalecendo o sentimento de pertencimento dos/as estudantes à sua comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9203_TB2827_30102025234213.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEAN FERNANDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GEAN" "autor_email" => "gean.fernandes440@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }