Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO “JOGO DE TABULEIRO INTERDISCIPLINAR: A BATALHA DO ESPINHEIRO I”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126144
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2827
    "inscrito_id" => 9203
    "titulo" => "MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO “JOGO DE TABULEIRO INTERDISCIPLINAR: A BATALHA DO ESPINHEIRO I”"
    "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido nos componentes curriculares de Ensino de História e Ensino de Matemática no curso de Pedagogia da UFRN, e apresenta "A Batalha do Espinheiro I": jogo de tabuleiro interdisciplinar criado como material didático-pedagógico para o ensino dessas disciplinas, numa turma de Anos Iniciais da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, em contexto campesino. A proposta se baseia na importância dos materiais didático-pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem, como destacam Macedo (2017) e Couto (2007), enfatizando a valorização da memória social e da identidade local no ensino de História. Além disso, o jogo se apoia na metodologia de utilizar dinâmicas fortalecendo contextos reais, e na resolução de problemas para o ensino de Matemática, conforme defendido por Polya (1980) e Ávila (2010). O material aborda a história do Assentamento Espinheiro I, no município de Bento Fernandes (RN), utilizando seus pontos de memória para fortalecer o vínculo dos/as alunos/as com sua história, estabelecendo relação com a terra, o território e o lugar, enquanto símbolos de identidade e cultura, destaca Arroyo (2007). Ao conectar conceitos históricos a desafios matemáticos, o jogo promove a interdisciplinaridade como interação entre áreas do conhecimento para a construção de saberes significativos, discutido por Fazenda (2011), estimulando o pensamento crítico e a construção do conhecimento. Ao integrar esses referenciais, o jogo se apresenta como um instrumento que vai além da transmissão de conteúdos, proporcionando troca de saberes, construção coletiva e valorização do território. A criação do jogo desenvolvido, buscou não apenas aproximar os estudantes dos conteúdos curriculares, mas também promover o protagonismo estudantil, o trabalho em grupo e o reconhecimento do território como espaço educativo. Os resultados apontam para a contribuição do material na criação de um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, crítico e significativo, fortalecendo o sentimento de pertencimento dos/as estudantes à sua comunidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9203_TB2827_30102025234213.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEAN FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GEAN"
    "autor_email" => "gean.fernandes440@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126144
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2827
    "inscrito_id" => 9203
    "titulo" => "MATERIAL DIDÁTICO-PEDAGÓGICO “JOGO DE TABULEIRO INTERDISCIPLINAR: A BATALHA DO ESPINHEIRO I”"
    "resumo" => "Este trabalho foi desenvolvido nos componentes curriculares de Ensino de História e Ensino de Matemática no curso de Pedagogia da UFRN, e apresenta "A Batalha do Espinheiro I": jogo de tabuleiro interdisciplinar criado como material didático-pedagógico para o ensino dessas disciplinas, numa turma de Anos Iniciais da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, em contexto campesino. A proposta se baseia na importância dos materiais didático-pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem, como destacam Macedo (2017) e Couto (2007), enfatizando a valorização da memória social e da identidade local no ensino de História. Além disso, o jogo se apoia na metodologia de utilizar dinâmicas fortalecendo contextos reais, e na resolução de problemas para o ensino de Matemática, conforme defendido por Polya (1980) e Ávila (2010). O material aborda a história do Assentamento Espinheiro I, no município de Bento Fernandes (RN), utilizando seus pontos de memória para fortalecer o vínculo dos/as alunos/as com sua história, estabelecendo relação com a terra, o território e o lugar, enquanto símbolos de identidade e cultura, destaca Arroyo (2007). Ao conectar conceitos históricos a desafios matemáticos, o jogo promove a interdisciplinaridade como interação entre áreas do conhecimento para a construção de saberes significativos, discutido por Fazenda (2011), estimulando o pensamento crítico e a construção do conhecimento. Ao integrar esses referenciais, o jogo se apresenta como um instrumento que vai além da transmissão de conteúdos, proporcionando troca de saberes, construção coletiva e valorização do território. A criação do jogo desenvolvido, buscou não apenas aproximar os estudantes dos conteúdos curriculares, mas também promover o protagonismo estudantil, o trabalho em grupo e o reconhecimento do território como espaço educativo. Os resultados apontam para a contribuição do material na criação de um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, crítico e significativo, fortalecendo o sentimento de pertencimento dos/as estudantes à sua comunidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9203_TB2827_30102025234213.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEAN FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GEAN"
    "autor_email" => "gean.fernandes440@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido nos componentes curriculares de Ensino de História e Ensino de Matemática no curso de Pedagogia da UFRN, e apresenta "A Batalha do Espinheiro I": jogo de tabuleiro interdisciplinar criado como material didático-pedagógico para o ensino dessas disciplinas, numa turma de Anos Iniciais da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, em contexto campesino. A proposta se baseia na importância dos materiais didático-pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem, como destacam Macedo (2017) e Couto (2007), enfatizando a valorização da memória social e da identidade local no ensino de História. Além disso, o jogo se apoia na metodologia de utilizar dinâmicas fortalecendo contextos reais, e na resolução de problemas para o ensino de Matemática, conforme defendido por Polya (1980) e Ávila (2010). O material aborda a história do Assentamento Espinheiro I, no município de Bento Fernandes (RN), utilizando seus pontos de memória para fortalecer o vínculo dos/as alunos/as com sua história, estabelecendo relação com a terra, o território e o lugar, enquanto símbolos de identidade e cultura, destaca Arroyo (2007). Ao conectar conceitos históricos a desafios matemáticos, o jogo promove a interdisciplinaridade como interação entre áreas do conhecimento para a construção de saberes significativos, discutido por Fazenda (2011), estimulando o pensamento crítico e a construção do conhecimento. Ao integrar esses referenciais, o jogo se apresenta como um instrumento que vai além da transmissão de conteúdos, proporcionando troca de saberes, construção coletiva e valorização do território. A criação do jogo desenvolvido, buscou não apenas aproximar os estudantes dos conteúdos curriculares, mas também promover o protagonismo estudantil, o trabalho em grupo e o reconhecimento do território como espaço educativo. Os resultados apontam para a contribuição do material na criação de um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, crítico e significativo, fortalecendo o sentimento de pertencimento dos/as estudantes à sua comunidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.