Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO AS MEDIDAS QUE NOS CERCAM: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA ABORDAGEM REGGIO EMILIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127889
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6856
    "inscrito_id" => 2003
    "titulo" => "EXPLORANDO AS MEDIDAS QUE NOS CERCAM: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA ABORDAGEM REGGIO EMILIA"
    "resumo" => "Este trabalho, entrelaçado aos princípios da Abordagem Reggio Emilia, objetiva descrever o percurso investigativo de crianças de 3 e 4 anos na descoberta dos "tamanhos” e também refletir sobre a construção de projetos na Educação Infantil enfatizando os questionamentos das crianças como guia nos percursos pedagógicos. Definimos como ponto de partida o relato de um projeto intitulado “Explorando as medidas que nos cercam” protagonizado por uma turma de grupo 3 de um CEI da rede privada de Recife (PE) que veio permitir associações sobre a construção de projetos numa perspectiva teórico-prática. Para isso, documentamos, através de fotos e registros escritos, fragmentos do vivenciar do segundo semestre de 2024, no qual as crianças queriam descobrir sobre o tamanho das baleias.“Como medir?”; “Como descobrir os tamanhos?”. Partindo destas curiosidades, as crianças compartilharam suas hipóteses sobre as possibilidades de medição, guiando o grupo numa imersão sobre as medidas que nos cercam cotidianamente. As reflexões ao longo do artigo, configuram convites para perceber as janelas de oportunidades no tecer de um projeto, de escuta ativa, que dá vez e voz às crianças, às afirmando enquanto sujeitos protagonistas com potencial intrínseco de aprendizagens autônomas se lhe forem oportunizado o experienciar. Para tanto, primeiramente apresentamos narrativas e os desdobramentos que perpassaram a investigação, salientando a importância do acolhimento dos questionamentos e do fazer das boas perguntas, estas, que podem oportunizar às crianças o aguçar de seu repertório de mundo. Por seguinte, nos dedicamos a compartilhar fragmentos do que foi vivenciado pelas crianças revelando suas descobertas autônomas. Com isto, por fim, ressaltamos as contribuições da Abordagem Reggio Emilia para se pensar o cotidiano pedagógico que por sua vez revelam possibilidades de desenvolvimento integral das crianças ao se privilegiar a escuta, o respeito, a autonomia da criança, o potencial criativo da mesma, e a atitude atenciosa do educador,"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2003_TB6856_30102025211759.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSIKA MARIA VANDERLEI"
    "autor_nome_curto" => "JESSIKA"
    "autor_email" => "jessikavanderleipro@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127889
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6856
    "inscrito_id" => 2003
    "titulo" => "EXPLORANDO AS MEDIDAS QUE NOS CERCAM: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA ABORDAGEM REGGIO EMILIA"
    "resumo" => "Este trabalho, entrelaçado aos princípios da Abordagem Reggio Emilia, objetiva descrever o percurso investigativo de crianças de 3 e 4 anos na descoberta dos "tamanhos” e também refletir sobre a construção de projetos na Educação Infantil enfatizando os questionamentos das crianças como guia nos percursos pedagógicos. Definimos como ponto de partida o relato de um projeto intitulado “Explorando as medidas que nos cercam” protagonizado por uma turma de grupo 3 de um CEI da rede privada de Recife (PE) que veio permitir associações sobre a construção de projetos numa perspectiva teórico-prática. Para isso, documentamos, através de fotos e registros escritos, fragmentos do vivenciar do segundo semestre de 2024, no qual as crianças queriam descobrir sobre o tamanho das baleias.“Como medir?”; “Como descobrir os tamanhos?”. Partindo destas curiosidades, as crianças compartilharam suas hipóteses sobre as possibilidades de medição, guiando o grupo numa imersão sobre as medidas que nos cercam cotidianamente. As reflexões ao longo do artigo, configuram convites para perceber as janelas de oportunidades no tecer de um projeto, de escuta ativa, que dá vez e voz às crianças, às afirmando enquanto sujeitos protagonistas com potencial intrínseco de aprendizagens autônomas se lhe forem oportunizado o experienciar. Para tanto, primeiramente apresentamos narrativas e os desdobramentos que perpassaram a investigação, salientando a importância do acolhimento dos questionamentos e do fazer das boas perguntas, estas, que podem oportunizar às crianças o aguçar de seu repertório de mundo. Por seguinte, nos dedicamos a compartilhar fragmentos do que foi vivenciado pelas crianças revelando suas descobertas autônomas. Com isto, por fim, ressaltamos as contribuições da Abordagem Reggio Emilia para se pensar o cotidiano pedagógico que por sua vez revelam possibilidades de desenvolvimento integral das crianças ao se privilegiar a escuta, o respeito, a autonomia da criança, o potencial criativo da mesma, e a atitude atenciosa do educador,"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2003_TB6856_30102025211759.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSIKA MARIA VANDERLEI"
    "autor_nome_curto" => "JESSIKA"
    "autor_email" => "jessikavanderleipro@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho, entrelaçado aos princípios da Abordagem Reggio Emilia, objetiva descrever o percurso investigativo de crianças de 3 e 4 anos na descoberta dos "tamanhos” e também refletir sobre a construção de projetos na Educação Infantil enfatizando os questionamentos das crianças como guia nos percursos pedagógicos. Definimos como ponto de partida o relato de um projeto intitulado “Explorando as medidas que nos cercam” protagonizado por uma turma de grupo 3 de um CEI da rede privada de Recife (PE) que veio permitir associações sobre a construção de projetos numa perspectiva teórico-prática. Para isso, documentamos, através de fotos e registros escritos, fragmentos do vivenciar do segundo semestre de 2024, no qual as crianças queriam descobrir sobre o tamanho das baleias.“Como medir?”; “Como descobrir os tamanhos?”. Partindo destas curiosidades, as crianças compartilharam suas hipóteses sobre as possibilidades de medição, guiando o grupo numa imersão sobre as medidas que nos cercam cotidianamente. As reflexões ao longo do artigo, configuram convites para perceber as janelas de oportunidades no tecer de um projeto, de escuta ativa, que dá vez e voz às crianças, às afirmando enquanto sujeitos protagonistas com potencial intrínseco de aprendizagens autônomas se lhe forem oportunizado o experienciar. Para tanto, primeiramente apresentamos narrativas e os desdobramentos que perpassaram a investigação, salientando a importância do acolhimento dos questionamentos e do fazer das boas perguntas, estas, que podem oportunizar às crianças o aguçar de seu repertório de mundo. Por seguinte, nos dedicamos a compartilhar fragmentos do que foi vivenciado pelas crianças revelando suas descobertas autônomas. Com isto, por fim, ressaltamos as contribuições da Abordagem Reggio Emilia para se pensar o cotidiano pedagógico que por sua vez revelam possibilidades de desenvolvimento integral das crianças ao se privilegiar a escuta, o respeito, a autonomia da criança, o potencial criativo da mesma, e a atitude atenciosa do educador,

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.