EXPLORANDO O LETRAMENTO LITERÁRIO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM A LEITURA DO POEMA “LEILÃO DO JARDIM” NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125027 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 561 "inscrito_id" => 3554 "titulo" => "EXPLORANDO O LETRAMENTO LITERÁRIO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM A LEITURA DO POEMA “LEILÃO DO JARDIM” NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I." "resumo" => "O presente trabalho traz um relato de experiência com alunos do 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental I, da Escola Manoel Gomes de Melo, situada na zona rural, que faz parte da rede municipal da cidade Cumaru-PE. A vivência apresentada neste relato de experiência teve como objetivo promover uma abordagem interativa e reflexiva do poema "Leilão do Jardim", incentivando as crianças a se tornarem agentes ativos em sua formação literária. Como metodologia, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com a utilização do método descritivo-exploratório, alinhando-se às ideias de Bakhtin (1995), Cosson (2014), Chartier (1998), Zilberman (2012) e outros que discutem e defendem sobre o letramento literário. Durante as atividades, observou-se que as crianças, mesmo em tenra idade, possuíam um repertório imaginativo significativo. Os alunos foram incentivados a narrar suas interpretações, essa prática não apenas contribuiu para o enriquecimento do vocabulário, mas também aprimorou suas habilidades de argumentação e raciocínio crítico, ao expor-se a diferentes perspectivas, levando-os a formular opiniões e evidências para sustentá-las. A experiência do "Leilão do Jardim" não apenas contribuiu para o processo de letramento da turma, mas também sugeriu caminhos para práticas pedagógicas que promovam a leitura e a apreciação literária nas escolas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3554_TB561_30102025054018.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA LUZIA DA SILVA SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "alelauraelucas@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125027 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 561 "inscrito_id" => 3554 "titulo" => "EXPLORANDO O LETRAMENTO LITERÁRIO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM A LEITURA DO POEMA “LEILÃO DO JARDIM” NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I." "resumo" => "O presente trabalho traz um relato de experiência com alunos do 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental I, da Escola Manoel Gomes de Melo, situada na zona rural, que faz parte da rede municipal da cidade Cumaru-PE. A vivência apresentada neste relato de experiência teve como objetivo promover uma abordagem interativa e reflexiva do poema "Leilão do Jardim", incentivando as crianças a se tornarem agentes ativos em sua formação literária. Como metodologia, utilizou-se uma abordagem qualitativa, com a utilização do método descritivo-exploratório, alinhando-se às ideias de Bakhtin (1995), Cosson (2014), Chartier (1998), Zilberman (2012) e outros que discutem e defendem sobre o letramento literário. Durante as atividades, observou-se que as crianças, mesmo em tenra idade, possuíam um repertório imaginativo significativo. Os alunos foram incentivados a narrar suas interpretações, essa prática não apenas contribuiu para o enriquecimento do vocabulário, mas também aprimorou suas habilidades de argumentação e raciocínio crítico, ao expor-se a diferentes perspectivas, levando-os a formular opiniões e evidências para sustentá-las. A experiência do "Leilão do Jardim" não apenas contribuiu para o processo de letramento da turma, mas também sugeriu caminhos para práticas pedagógicas que promovam a leitura e a apreciação literária nas escolas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3554_TB561_30102025054018.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA LUZIA DA SILVA SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "alelauraelucas@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }