MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIA: DESAFIOS E LEGADOS DE MULHERES NEGRAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124932 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 372 "inscrito_id" => 3394 "titulo" => "MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIA: DESAFIOS E LEGADOS DE MULHERES NEGRAS" "resumo" => "O trabalho abordou o tema "Mulheres Negras na Ciência: Desafios e Legados", destacando a relevância de promover a representatividade e a valorização das contribuições dessas mulheres. Apesar de enfrentarem o racismo e o sexismo históricos, suas realizações foram fundamentais para o avanço do conhecimento em diversas áreas. Ainda assim, a presença de mulheres negras na ciência permanece limitada devido a barreiras estruturais, como a falta de políticas públicas inclusivas e o racismo institucional. O projeto foi realizado na Escola Dr. Pedro Lobato, com alunos do 8º ano, por meio de uma roda de conversa, apresentação audiovisual e exibição de documentário, seguidos pela produção de textos reflexivos pelos estudantes. A metodologia ativa facilitou a compreensão e o engajamento, permitindo que os alunos reconheçam a importância histórica e contemporânea das mulheres negras na ciência. Os resultados demonstraram que a abordagem foi eficaz, com os alunos demonstrando compreensão e interesse pelo tema. As atividades destacaram nomes de cientistas negros, brasileiros e internacionais, cujas contribuições foram marcantes, mas muitas vezes invisibilizadas. Além disso, a reflexão fornecida por esses trabalhos fortaleceu o entendimento sobre os desafios vívidos por essas mulheres e a necessidade de equidade de gênero e raça. O projeto reafirma a importância de incluir temas ligados à diversidade e à justiça social no ambiente escolar. Tais iniciativas não apenas enriquecem o currículo, mas também promovem uma educação mais inclusiva e transformadora, capaz de inspirar novas gerações a superar preconceitos e buscar caminhos de igualdade no campo científico e na sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3394_TB372_16102025172306.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON ALBERTO MENEZES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "jeffersonmenezes2002@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124932 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 372 "inscrito_id" => 3394 "titulo" => "MULHERES NEGRAS NA CIÊNCIA: DESAFIOS E LEGADOS DE MULHERES NEGRAS" "resumo" => "O trabalho abordou o tema "Mulheres Negras na Ciência: Desafios e Legados", destacando a relevância de promover a representatividade e a valorização das contribuições dessas mulheres. Apesar de enfrentarem o racismo e o sexismo históricos, suas realizações foram fundamentais para o avanço do conhecimento em diversas áreas. Ainda assim, a presença de mulheres negras na ciência permanece limitada devido a barreiras estruturais, como a falta de políticas públicas inclusivas e o racismo institucional. O projeto foi realizado na Escola Dr. Pedro Lobato, com alunos do 8º ano, por meio de uma roda de conversa, apresentação audiovisual e exibição de documentário, seguidos pela produção de textos reflexivos pelos estudantes. A metodologia ativa facilitou a compreensão e o engajamento, permitindo que os alunos reconheçam a importância histórica e contemporânea das mulheres negras na ciência. Os resultados demonstraram que a abordagem foi eficaz, com os alunos demonstrando compreensão e interesse pelo tema. As atividades destacaram nomes de cientistas negros, brasileiros e internacionais, cujas contribuições foram marcantes, mas muitas vezes invisibilizadas. Além disso, a reflexão fornecida por esses trabalhos fortaleceu o entendimento sobre os desafios vívidos por essas mulheres e a necessidade de equidade de gênero e raça. O projeto reafirma a importância de incluir temas ligados à diversidade e à justiça social no ambiente escolar. Tais iniciativas não apenas enriquecem o currículo, mas também promovem uma educação mais inclusiva e transformadora, capaz de inspirar novas gerações a superar preconceitos e buscar caminhos de igualdade no campo científico e na sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3394_TB372_16102025172306.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON ALBERTO MENEZES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "jeffersonmenezes2002@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }