TECNOLOGIA DIGITAL: O USO DO CELULAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128659 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9012 "inscrito_id" => 19086 "titulo" => "TECNOLOGIA DIGITAL: O USO DO CELULAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A presença das tecnologias digitais no cotidiano tem provocado profundas transformações nos modos de ensinar e aprender. Entre esses recursos, o telefone celular destaca-se por sua versatilidade e acessibilidade, sendo amplamente utilizado por diferentes faixas etárias. No contexto educacional, o uso pedagógico do celular tem sido cada vez mais debatido, sobretudo em relação ao seu potencial de apoiar metodologias ativas, promover a autonomia do estudante e ampliar o acesso ao conhecimento. O objetivo desse trabalho é investigar práticas docentes no uso de tecnologias digitais, como celular, para formação proficiente; através de questionário com perguntas objetivas. Tem como objeto de estudo práticas pedagógicas. Esse trabalho se justifica diante do avanço das tecnologias digitais e da presença constante dos celulares na vida dos estudantes, torna-se necessário repensar sua utilização no ambiente escolar. De acordo com Furtado, Rodrigues e Souza (2019) o celular quando usado de forma intencional, pode ajudar no processo de ensino-aprendizagem. O problema envolve o questionamento sobre a tecnologia digital não ser desenvolvida como ferramenta pedagógica no Ensino Médio. Tem como público alvo, alunos do 1° ano do Ensino Médio do Isepam, no município de Campos dos Goytacazes/RJ. A metodologia está caracterizada como bibliográfica por se utilizar fontes teóricas: qualitativa por se apropriar da subjetividade dos autores, quantitativa por gerar dados numéricos, após aplicação de questionário com perguntas objetivas e exploratória por aproximar o fenômeno “Tecnologia Digital no Ensino Médio” da comunidade científica. Os resultados mostraram que, embora não tenha sido possível confirmar a ausência de formação continuada por parte dos professores, há uma clara carência de acesso às tecnologias digitais por parte dos alunos, mesmo com a escola dispondo de recursos como computadores, televisão e projetor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19086_TB9012_21102025222149.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA DA CRUZ ROCHA NUNES" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticia85rocha@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ALDO MUYLAERT (ISEPAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128659 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9012 "inscrito_id" => 19086 "titulo" => "TECNOLOGIA DIGITAL: O USO DO CELULAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A presença das tecnologias digitais no cotidiano tem provocado profundas transformações nos modos de ensinar e aprender. Entre esses recursos, o telefone celular destaca-se por sua versatilidade e acessibilidade, sendo amplamente utilizado por diferentes faixas etárias. No contexto educacional, o uso pedagógico do celular tem sido cada vez mais debatido, sobretudo em relação ao seu potencial de apoiar metodologias ativas, promover a autonomia do estudante e ampliar o acesso ao conhecimento. O objetivo desse trabalho é investigar práticas docentes no uso de tecnologias digitais, como celular, para formação proficiente; através de questionário com perguntas objetivas. Tem como objeto de estudo práticas pedagógicas. Esse trabalho se justifica diante do avanço das tecnologias digitais e da presença constante dos celulares na vida dos estudantes, torna-se necessário repensar sua utilização no ambiente escolar. De acordo com Furtado, Rodrigues e Souza (2019) o celular quando usado de forma intencional, pode ajudar no processo de ensino-aprendizagem. O problema envolve o questionamento sobre a tecnologia digital não ser desenvolvida como ferramenta pedagógica no Ensino Médio. Tem como público alvo, alunos do 1° ano do Ensino Médio do Isepam, no município de Campos dos Goytacazes/RJ. A metodologia está caracterizada como bibliográfica por se utilizar fontes teóricas: qualitativa por se apropriar da subjetividade dos autores, quantitativa por gerar dados numéricos, após aplicação de questionário com perguntas objetivas e exploratória por aproximar o fenômeno “Tecnologia Digital no Ensino Médio” da comunidade científica. Os resultados mostraram que, embora não tenha sido possível confirmar a ausência de formação continuada por parte dos professores, há uma clara carência de acesso às tecnologias digitais por parte dos alunos, mesmo com a escola dispondo de recursos como computadores, televisão e projetor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID19086_TB9012_21102025222149.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA DA CRUZ ROCHA NUNES" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticia85rocha@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ALDO MUYLAERT (ISEPAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }