A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO (A) COORDENADOR (A) REFERENTE A PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DOCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127204 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5386 "inscrito_id" => 11557 "titulo" => "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO (A) COORDENADOR (A) REFERENTE A PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DOCENTE" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo compreender a prática pedagógica do(a) coordenador(a) pedagógico (a) referente à promoção da autonomia docente. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa, que favorece a compreensão das ações e intenções dos sujeitos envolvidos. Foram adotadas como técnicas metodológicas a observação participante e o questionário, visando consolidar os relatos e ampliar a interação com os participantes da pesquisa. O referencial teórico que sustenta esta investigação baseia-se em autores como Freire (1997), Contreras (2002), Salvador (2012), Silva e Santos (2019), os quais contribuem para a discussão sobre autonomia e prática pedagógica. A pesquisa evidenciou que, em muitos contextos escolares, a função do (a) coordenador (a) e a autonomia docente não são tratadas como elementos centrais, principalmente no que tange ao planejamento de aulas e à escolha de metodologias. Observou-se que coordenadoras apresentam uma compreensão superficial sobre o conceito de autonomia docente e que, por vezes, há ausência de comunicação efetiva com o corpo docente. Em contrapartida, as professoras demonstraram iniciativa em adaptar seus métodos pedagógicos de acordo com as necessidades dos alunos, mesmo sem orientações diretas da coordenação, indicando a construção de um ambiente educativo mais democrático. Essas práticas ressaltam a importância de se repensar as relações entre coordenação e docência, valorizando a autonomia como fator essencial no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11557_TB5386_28102025150703.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE SARA DOS SANTOS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "Aline Barbosa" "autor_email" => "alinebarbosa20170@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127204 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5386 "inscrito_id" => 11557 "titulo" => "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO (A) COORDENADOR (A) REFERENTE A PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DOCENTE" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo compreender a prática pedagógica do(a) coordenador(a) pedagógico (a) referente à promoção da autonomia docente. Para isso, utilizou-se uma abordagem qualitativa, que favorece a compreensão das ações e intenções dos sujeitos envolvidos. Foram adotadas como técnicas metodológicas a observação participante e o questionário, visando consolidar os relatos e ampliar a interação com os participantes da pesquisa. O referencial teórico que sustenta esta investigação baseia-se em autores como Freire (1997), Contreras (2002), Salvador (2012), Silva e Santos (2019), os quais contribuem para a discussão sobre autonomia e prática pedagógica. A pesquisa evidenciou que, em muitos contextos escolares, a função do (a) coordenador (a) e a autonomia docente não são tratadas como elementos centrais, principalmente no que tange ao planejamento de aulas e à escolha de metodologias. Observou-se que coordenadoras apresentam uma compreensão superficial sobre o conceito de autonomia docente e que, por vezes, há ausência de comunicação efetiva com o corpo docente. Em contrapartida, as professoras demonstraram iniciativa em adaptar seus métodos pedagógicos de acordo com as necessidades dos alunos, mesmo sem orientações diretas da coordenação, indicando a construção de um ambiente educativo mais democrático. Essas práticas ressaltam a importância de se repensar as relações entre coordenação e docência, valorizando a autonomia como fator essencial no processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11557_TB5386_28102025150703.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE SARA DOS SANTOS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "Aline Barbosa" "autor_email" => "alinebarbosa20170@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }