ANÁLISE DO DESEMPENHO NA ESCRITA DE CRIANÇAS DO 2º ANO NO CONTEXTO DO COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA – CNCA: DESAFIOS E AVANÇOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 124878 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 243 "inscrito_id" => 1729 "titulo" => "ANÁLISE DO DESEMPENHO NA ESCRITA DE CRIANÇAS DO 2º ANO NO CONTEXTO DO COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA – CNCA: DESAFIOS E AVANÇOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Este estudo apresenta uma pesquisa voltada para o ciclo de alfabetização, com foco na análise dos resultados da Avaliação Contínua de Aprendizagem - Ciclo II. O objetivo central é avaliar o desempenho das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental em Tibau do Sul/RN, no ano de 2024, com especial ênfase nos resultados do teste de escrita, alinhados às diretrizes do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada na metodologia de pesquisa-ação e nas concepções de autores como Brasil (2023), Luckesi (2005) e Hoffmann (2018), entre outros. Para alcançar os objetivos propostos, foram realizadas observações em sala de aula, entrevistas com professores, coleta de dados na plataforma CNCA/CAEd e uma revisão teórica aprofundada sobre o contexto em estudo. Os resultados revelaram uma média de 4,7 no teste de escrita, evidenciando variações significativas nos níveis de desempenho entre os alunos. A análise dos dados destaca a urgência de implementar estratégias pedagógicas direcionadas, especialmente para as categorias de desempenho mais baixo, com o intuito de superar as dificuldades identificadas. Esses achados reforçam a necessidade de intervenções pedagógicas contínuas e eficazes, com vistas a garantir o direito à alfabetização na idade apropriada, conforme preconizado pelo CNCA. O estudo também ressalta a relevância da avaliação formativa como instrumento essencial para o aprimoramento do processo educacional e para o fortalecimento da alfabetização de crianças em seu tempo adequado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1729_TB243_16102025223527.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ECIONE FELIX DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ECIONE FÉLIX" "autor_email" => "ecionefelix@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 124878 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 243 "inscrito_id" => 1729 "titulo" => "ANÁLISE DO DESEMPENHO NA ESCRITA DE CRIANÇAS DO 2º ANO NO CONTEXTO DO COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA – CNCA: DESAFIOS E AVANÇOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Este estudo apresenta uma pesquisa voltada para o ciclo de alfabetização, com foco na análise dos resultados da Avaliação Contínua de Aprendizagem - Ciclo II. O objetivo central é avaliar o desempenho das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental em Tibau do Sul/RN, no ano de 2024, com especial ênfase nos resultados do teste de escrita, alinhados às diretrizes do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada na metodologia de pesquisa-ação e nas concepções de autores como Brasil (2023), Luckesi (2005) e Hoffmann (2018), entre outros. Para alcançar os objetivos propostos, foram realizadas observações em sala de aula, entrevistas com professores, coleta de dados na plataforma CNCA/CAEd e uma revisão teórica aprofundada sobre o contexto em estudo. Os resultados revelaram uma média de 4,7 no teste de escrita, evidenciando variações significativas nos níveis de desempenho entre os alunos. A análise dos dados destaca a urgência de implementar estratégias pedagógicas direcionadas, especialmente para as categorias de desempenho mais baixo, com o intuito de superar as dificuldades identificadas. Esses achados reforçam a necessidade de intervenções pedagógicas contínuas e eficazes, com vistas a garantir o direito à alfabetização na idade apropriada, conforme preconizado pelo CNCA. O estudo também ressalta a relevância da avaliação formativa como instrumento essencial para o aprimoramento do processo educacional e para o fortalecimento da alfabetização de crianças em seu tempo adequado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1729_TB243_16102025223527.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ECIONE FELIX DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ECIONE FÉLIX" "autor_email" => "ecionefelix@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }