SEMEANDO SABERES: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E SUAS INFÂNCIAS, NO CONTEXTO DO BRINCAR, CUIDAR E EDUCAR
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Trata-se de uma imersão de vivências pedagógicas que refletem sobre as dificuldades de aprendizagens observadas no cotidiano da educação infantil em crianças com TEA e as práticas pedagógicas dos docentes que planejam e promovem as experiências para turmas regulares em um Centro Municipal de Educação Infantil da Cidade de Salvador, considerando os princípios da educação infantil no que tange o brincar, cuidar e educar, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças, evidenciando as mesmas oportunidades de aprendizagem, estímulos, num ambiente atrativo, potente e inclusivo. O fazer pedagógico perpassa pela reflexão dos docentes quanto à elaboração de um planejamento pensado e organizado de forma colaborativa e inclusiva capaz de alcançar todas as crianças de maneira ímpar, considerando suas especificidades e potencialidades. A metodologia foi de natureza qualitativa, documental e narrativa, bem como apoiados por documentações pedagógicas, Referencial Curricular Municipal para Educação Infantil (RCMEI), Políticas Públicas de Inclusão, observações e diálogo entre a equipe pedagógica. Os relatos dessas vivências evidenciam a relevância de um planejamento curricular que considere os múltiplos modos de ser e estar na infância, favorecendo o brincar como eixo estruturante da práxis pedagógica, além da construção de vínculos afetivos, tanto no espaço educacional como no espaço familiar, e a importância de uma equipe multidisciplinar, denominada aqui como Rede de Apoio." 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