Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIFICULDADES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA): NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DOS ANOS INICIAIS NUMA ESCOLA PÚBLICA EM IMPERATRIZ-MA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esse artigo tem como objetivo mostrar algumas dificuldades que aparecem com a inclusão das crianças com autismos nos anos iniciais em uma escola pública em Imperatriz-MA. E tem como justificativa estabelecer uma relação entre o professor e o aluno, onde mesmo tem papel por transmitir os seus conhecimentos aos seus alunos, principalmente com os alunos autistas. A inclusão de crianças com autismo nos anos iniciais vem enfrentando diversas dificuldades, destacam-se a falta de preparo e a capacitação continuada dos professores e a escassez de recursos e materiais adequados durante as aulas. Além, da resistência de algumas escolas e famílias em adaptar o ambiente escolar às necessidades específicas dessas crianças. Além disso, O transtorno de espectro autista (Tea), e um transtorno neurobiológico que afeta um grau de comprometimento no comportamento social, educacional, na comunicação e na linguagem, transtorno que começa na infância e vai persistir até a vida adulta. A Escola se caracteriza como sendo onde se reunir o maior número de alunos, incluindo as crianças com transtorno do espectro de autismo (TEA), onde o principal papel dessa e de incluir esses alunos em um ensino digno a cada estudante, estabelecendo uma igualdade de ensino em toda a sala de aula. Cada professor desenvolve maneiras especificas de dar aquela mesma aula aos alunos com tea, o professor se responsabiliza também em tentar adquirir novos meios de aprendizado para elaborar uma aula diferente a cada dia e com participação desse aluno nas brincadeiras e ensino. Utilizando as principais pesquisas de Mello (2010), Alexandre (2007), juntamente dos psiquiatras Hans Asperger, Leo Kanner os pioneiros em estudar e apresentar para a sociedade as pesquisas sobre Tea. Os principais resultados são com relação à formação continuada dos professores que irão mediar os conhecimentos com os alunos com TEA na escola que serviu de estudo de caso.

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