Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

O RELEVO NA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS ABORDADOS NO LIVRO DIDÁTICO DO 1ª ANO DO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

O ensino do relevo na Geografia escolar aborda as dinâmicas da natureza e como elas se relacionam com a sociedade, entretanto os conteúdos geralmente se apresentam bem sucintos e com abordagem meramente descritiva. Reconhecendo a importância dos livros didáticos para a educação, sendo um importante recurso que auxilia professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, esta pesquisa tem por objetivo analisar como a geomorfologia é abordada no livro didático do 1º ano do ensino médio em uma escola pública na cidade de Imperatriz - MA, destacando seus pontos positivos e negativos no processo de ensino e aprendizagem sobre o relevo. A análise utiliza uma abordagem qualitativa, avaliando a clareza dos conceitos apresentados no livro didático, o uso de mapas e imagens, a contextualização dos exemplos e a conexão entre o relevo e as atividades humanas, além de levar em consideração as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados mostraram que, apesar de fornecerem informações básicas, os livros didáticos ainda enfrentam dificuldades em abordar o tema de forma crítica. O conteúdo sobre relevo é frequentemente apresentado de forma sucinta e com viés descritivo, sem estimular uma reflexão mais profunda sobre suas mudanças ao longo do tempo e seu impacto na organização do espaço e na vida das pessoas. Embora tenha havido avanços nos materiais didáticos, ainda existem desafios na abordagem do relevo na Geografia escolar. É fundamental que os conteúdos sejam mais contextualizados, aproximando o conhecimento científico da vivência dos alunos. Para isso, sugere-se o uso de textos complementares que auxiliem nos conteúdos disponíveis nos livros didáticos, com a adoção de metodologias mais dinâmicas e interdisciplinares, capazes de promover uma aprendizagem crítica e significativa.

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