Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

OFICINA DE TINTA SUSTENTÁVEIS DE SOLOS COMO ENSINO INFORMAL DE PEDOLOGIA E GEOMORFOLOGIA

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Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

O presente trabalho relata a experiência desenvolvida nas oficinas de fabricação de tintas sustentáveis de solos. Conduzidas por discentes e docentes do curso de Licenciatura em Geografia, no IFMG campus Ouro Preto, a oficina foi ofertada para alunos do ensino fundamental II da rede municipal de Mariana - Minas Gerais. Os solos utilizados foram coletados na região de Ouro Preto - Minas Gerais, que está inserido no contexto geológico do Quadrilátero Ferrífero, a mais importante província mineral do sudeste do Brasil. O objetivo principal foi promover a aplicação de conhecimentos geográficos, especificamente em geomorfologia e pedologia, abordar práticas de sensibilização ambiental na utilização do solo como recurso didático na produção de tintas naturais, além da integração entre estudantes do Ensino Básico e do Ensino Superior. A fundamentação teórica e as práticas metodológicas basearam-se em estudos que destacam a relevância ambiental, cultural e histórica do solo, bem como práticas pedagógicas de incentivo a educação ambiental, sustentabilidade, com destaque a importância do tipo de solo na configuração da geomorfologia das paisagens de Ouro Preto. As oficinas foram divididas em três módulos: Introdução aos conceitos e características dos solos utilizados; caracterização dos materiais pedagógicos e a prática de confecção das tintas. Ao decorrer das oficinas os alunos interagiram com diferentes tipos de solos, compreendendo suas propriedades físicas e químicas, como textura, granulometria e composição mineral e, aplicaram esses conhecimentos na produção das tintas. Além disso, foi possível trabalhar sobre o local de origem dos solos no contexto geomorfológico, bem como, seu comportamento em diferentes condições ambientais. Como resultado da experiência, relatada por questionários da avaliação dos professores responsáveis pelos alunos, a oficina foi bem organizada, com bons materiais, com tema adequado e relevante para o público alvo, recomendando a oficina a outras turmas. Na perspectiva dos alunos recebidos a oficina mostrou-se eficiente e bem proveitosa, uma vez que eles se manifestaram interessados, participando efetivamente das discussões, relacionando o conteúdo com a geomorfologia vivida e observada no cotidiano por eles. Por conseguinte, essa prática se mostra eficaz no que tange o ensino informal dos conteúdos da educação básica, diversificando a forma de ensino aprendizagem, tornando assim esse processo mais envolvente aos alunos.

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