FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE RELIGIOSA: CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO/FURB PARA O ENSINO RELIGIOSO
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121045 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 306 "inscrito_id" => 146 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE RELIGIOSA: CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO/FURB PARA O ENSINO RELIGIOSO" "resumo" => "A licenciatura em Ciências da Religião (CR) da FURB, se ocupa da área de Ensino Religioso desde 1997. Neste ínterim acompanhou, e por muitas vezes coordenou, os movimentos nacionais que redundaram na BNCC e DCN da graduação em CR. Este trabalho objetiva compartilhar contribuições do Curso de CR da FURB para o Ensino Religioso com interface a formação docente, a partir de conceitos como Estado Laico (Cecchetti, 2016); Ensino Religioso não confessional (BNCC, 2017; Riske-Koch e Oliveira, 2019); ética da Alteridade (Wickert, 2016); interculturalidade e diálogo (Walsh 2009, 2012); formação de docente (Imbernón, 2011 e Nóvoa, 2009), práticas educativas e pedagógicas (André, 2016; Sacristán, 1999). O Curso de CR objetiva proporcionar um referencial teórico-metodológico que possibilite a leitura e a compreensão crítica dos conhecimentos e saberes na diversidade cultural, assegurando assim, sólida formação teórico, metodológica e pedagógica, promovendo a compreensão crítica e interativa do contexto, a estrutura e a diversidade dos fenômenos religiosos e o desenvolvimento da docência do Ensino Religioso. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e social nas seis turmas do curso em cinco cidades diferentes de SC em parceira com outras instituições de educação superior da ACAFE, a saber: Blumenau, Jaraguá do Sul - Católica, Lages -UNIPLAC e Laguna - UNESC, Rio do Sul - UNIDAVI. No decorrer destes vinte e oito anos do curso, seu colegiado tem oferecido Formação Docente – Inicial e Continuada para instituições e sistemas de ensino. Os desafios e contribuições de cunho epistemológico, sociocultural e legal que circunscrevem esta área do conhecimento e consequente formação de docentes em território catarinense para atuarem no Ensino Religioso – não confessional no Ensino Fundamental da Educação Básica." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID146_TB306_10022025093732.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE RISKE KOCH" "autor_nome_curto" => "SIMONE R KOCH" "autor_email" => "srkoch06@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121045 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 306 "inscrito_id" => 146 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE RELIGIOSA: CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO/FURB PARA O ENSINO RELIGIOSO" "resumo" => "A licenciatura em Ciências da Religião (CR) da FURB, se ocupa da área de Ensino Religioso desde 1997. Neste ínterim acompanhou, e por muitas vezes coordenou, os movimentos nacionais que redundaram na BNCC e DCN da graduação em CR. Este trabalho objetiva compartilhar contribuições do Curso de CR da FURB para o Ensino Religioso com interface a formação docente, a partir de conceitos como Estado Laico (Cecchetti, 2016); Ensino Religioso não confessional (BNCC, 2017; Riske-Koch e Oliveira, 2019); ética da Alteridade (Wickert, 2016); interculturalidade e diálogo (Walsh 2009, 2012); formação de docente (Imbernón, 2011 e Nóvoa, 2009), práticas educativas e pedagógicas (André, 2016; Sacristán, 1999). O Curso de CR objetiva proporcionar um referencial teórico-metodológico que possibilite a leitura e a compreensão crítica dos conhecimentos e saberes na diversidade cultural, assegurando assim, sólida formação teórico, metodológica e pedagógica, promovendo a compreensão crítica e interativa do contexto, a estrutura e a diversidade dos fenômenos religiosos e o desenvolvimento da docência do Ensino Religioso. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e social nas seis turmas do curso em cinco cidades diferentes de SC em parceira com outras instituições de educação superior da ACAFE, a saber: Blumenau, Jaraguá do Sul - Católica, Lages -UNIPLAC e Laguna - UNESC, Rio do Sul - UNIDAVI. No decorrer destes vinte e oito anos do curso, seu colegiado tem oferecido Formação Docente – Inicial e Continuada para instituições e sistemas de ensino. Os desafios e contribuições de cunho epistemológico, sociocultural e legal que circunscrevem esta área do conhecimento e consequente formação de docentes em território catarinense para atuarem no Ensino Religioso – não confessional no Ensino Fundamental da Educação Básica." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID146_TB306_10022025093732.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE RISKE KOCH" "autor_nome_curto" => "SIMONE R KOCH" "autor_email" => "srkoch06@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }