Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE RELIGIOSA: CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO/FURB PARA O ENSINO RELIGIOSO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121045
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 306
    "inscrito_id" => 146
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE RELIGIOSA: CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO/FURB PARA O ENSINO RELIGIOSO"
    "resumo" => "A licenciatura em Ciências da Religião (CR) da FURB, se ocupa da área de Ensino Religioso desde 1997. Neste ínterim acompanhou, e por muitas vezes coordenou, os movimentos nacionais que redundaram na BNCC e DCN da graduação em CR. Este trabalho objetiva compartilhar contribuições do Curso de CR da FURB para o Ensino Religioso com interface a formação docente, a partir de conceitos como Estado Laico (Cecchetti, 2016); Ensino Religioso não confessional (BNCC, 2017; Riske-Koch e Oliveira, 2019); ética da Alteridade (Wickert, 2016); interculturalidade e diálogo (Walsh 2009, 2012); formação de docente (Imbernón, 2011 e Nóvoa, 2009), práticas educativas e pedagógicas (André, 2016; Sacristán, 1999). O Curso de CR objetiva proporcionar um referencial teórico-metodológico que possibilite a leitura e a compreensão crítica dos conhecimentos e saberes na diversidade cultural, assegurando assim, sólida formação teórico, metodológica e pedagógica, promovendo a compreensão crítica e interativa do contexto, a estrutura e a diversidade dos fenômenos religiosos e o desenvolvimento da docência do Ensino Religioso. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e social nas seis turmas do curso em cinco cidades diferentes de SC em parceira com outras instituições de educação superior da ACAFE, a saber: Blumenau, Jaraguá do Sul - Católica, Lages -UNIPLAC e Laguna - UNESC, Rio do Sul - UNIDAVI. No decorrer destes vinte e oito anos do curso, seu colegiado tem oferecido Formação Docente – Inicial e Continuada para instituições e sistemas de ensino. Os desafios e contribuições de cunho epistemológico, sociocultural e legal que circunscrevem esta área do conhecimento e consequente formação de docentes em território catarinense para atuarem no Ensino Religioso – não confessional no Ensino Fundamental da Educação Básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID146_TB306_10022025093732.pdf"
    "created_at" => "2025-05-02 13:26:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE RISKE KOCH"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE R KOCH"
    "autor_email" => "srkoch06@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121045
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 306
    "inscrito_id" => 146
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE E DIVERSIDADE RELIGIOSA: CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO/FURB PARA O ENSINO RELIGIOSO"
    "resumo" => "A licenciatura em Ciências da Religião (CR) da FURB, se ocupa da área de Ensino Religioso desde 1997. Neste ínterim acompanhou, e por muitas vezes coordenou, os movimentos nacionais que redundaram na BNCC e DCN da graduação em CR. Este trabalho objetiva compartilhar contribuições do Curso de CR da FURB para o Ensino Religioso com interface a formação docente, a partir de conceitos como Estado Laico (Cecchetti, 2016); Ensino Religioso não confessional (BNCC, 2017; Riske-Koch e Oliveira, 2019); ética da Alteridade (Wickert, 2016); interculturalidade e diálogo (Walsh 2009, 2012); formação de docente (Imbernón, 2011 e Nóvoa, 2009), práticas educativas e pedagógicas (André, 2016; Sacristán, 1999). O Curso de CR objetiva proporcionar um referencial teórico-metodológico que possibilite a leitura e a compreensão crítica dos conhecimentos e saberes na diversidade cultural, assegurando assim, sólida formação teórico, metodológica e pedagógica, promovendo a compreensão crítica e interativa do contexto, a estrutura e a diversidade dos fenômenos religiosos e o desenvolvimento da docência do Ensino Religioso. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e social nas seis turmas do curso em cinco cidades diferentes de SC em parceira com outras instituições de educação superior da ACAFE, a saber: Blumenau, Jaraguá do Sul - Católica, Lages -UNIPLAC e Laguna - UNESC, Rio do Sul - UNIDAVI. No decorrer destes vinte e oito anos do curso, seu colegiado tem oferecido Formação Docente – Inicial e Continuada para instituições e sistemas de ensino. Os desafios e contribuições de cunho epistemológico, sociocultural e legal que circunscrevem esta área do conhecimento e consequente formação de docentes em território catarinense para atuarem no Ensino Religioso – não confessional no Ensino Fundamental da Educação Básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID146_TB306_10022025093732.pdf"
    "created_at" => "2025-05-02 13:26:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SIMONE RISKE KOCH"
    "autor_nome_curto" => "SIMONE R KOCH"
    "autor_email" => "srkoch06@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

A licenciatura em Ciências da Religião (CR) da FURB, se ocupa da área de Ensino Religioso desde 1997. Neste ínterim acompanhou, e por muitas vezes coordenou, os movimentos nacionais que redundaram na BNCC e DCN da graduação em CR. Este trabalho objetiva compartilhar contribuições do Curso de CR da FURB para o Ensino Religioso com interface a formação docente, a partir de conceitos como Estado Laico (Cecchetti, 2016); Ensino Religioso não confessional (BNCC, 2017; Riske-Koch e Oliveira, 2019); ética da Alteridade (Wickert, 2016); interculturalidade e diálogo (Walsh 2009, 2012); formação de docente (Imbernón, 2011 e Nóvoa, 2009), práticas educativas e pedagógicas (André, 2016; Sacristán, 1999). O Curso de CR objetiva proporcionar um referencial teórico-metodológico que possibilite a leitura e a compreensão crítica dos conhecimentos e saberes na diversidade cultural, assegurando assim, sólida formação teórico, metodológica e pedagógica, promovendo a compreensão crítica e interativa do contexto, a estrutura e a diversidade dos fenômenos religiosos e o desenvolvimento da docência do Ensino Religioso. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e social nas seis turmas do curso em cinco cidades diferentes de SC em parceira com outras instituições de educação superior da ACAFE, a saber: Blumenau, Jaraguá do Sul - Católica, Lages -UNIPLAC e Laguna - UNESC, Rio do Sul - UNIDAVI. No decorrer destes vinte e oito anos do curso, seu colegiado tem oferecido Formação Docente – Inicial e Continuada para instituições e sistemas de ensino. Os desafios e contribuições de cunho epistemológico, sociocultural e legal que circunscrevem esta área do conhecimento e consequente formação de docentes em território catarinense para atuarem no Ensino Religioso – não confessional no Ensino Fundamental da Educação Básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.