PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNESPAR: MAPEAMENTO QUANTITATIVO DE PRODUÇÕES
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121041 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 302 "inscrito_id" => 213 "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNESPAR: MAPEAMENTO QUANTITATIVO DE PRODUÇÕES" "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Paraná (PRP – Unespar) participou do Edital 24/2022 – CAPES com 315 residentes, 63 preceptores, 21 docentes orientadores (DO) em subprojetos em Artes cênicas/Teatro; Biologia/Ciência; Dança; Educação Física; História; Língua Inglesa; Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogia. As atividades ocorreram em 10 municípios no Estado do Paraná. Este estudo teve como objetivo mapear quantitativamente as produções acadêmicas dos participantes do PRP - Unespar durante os 18 meses do edital. A metodologia envolveu a análise do relatório final da coordenação institucional, registros de participação e a consulta aos currículos Lattes dos DO. Os dados foram organizados em planilhas e categorizados (tipo de publicação, autores, título e ano). Os resultados indicaram 631 produções: 358 relatos de experiência, 219 publicações em anais de eventos, 42 capítulos de livros, 4 artigos científicos e 8 outras produções. A predominância de relatos sugere o incentivo do programa à reflexão sobre a prática docente o que condiz com o objetivo do programa. A publicação em anais de eventos, um espaço ágil de divulgação, permite o compartilhamento de experiências em diferentes contextos, o que nem sempre garante a perenidade e a disseminação do conteúdo produzido a longo prazo. Diante desse cenário, torna-se essencial uma análise qualitativa que vá além do volume das produções, bem como a necessidade de maior suporte aos participantes para que avancem da reflexão prática para a produção de conhecimento teórico-metodológico fundamentado, para a compreensão sobre a contribuição do programa para a formação docente. O fim do programa, representa um risco de retrocesso com impacto duradouro na formação de professores, especialmente nos últimos anos da graduação, quando é saliente a necessidade de reflexões sobre mudanças na prática docente condizentes com os desafios atuais na educação e, especialmente da profissão professor." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID213_TB302_10022025082425.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAMELLA KAROLINE DA SILVA ROCHA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "PAMELLA" "autor_email" => "pamellakr@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121041 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 302 "inscrito_id" => 213 "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNESPAR: MAPEAMENTO QUANTITATIVO DE PRODUÇÕES" "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Paraná (PRP – Unespar) participou do Edital 24/2022 – CAPES com 315 residentes, 63 preceptores, 21 docentes orientadores (DO) em subprojetos em Artes cênicas/Teatro; Biologia/Ciência; Dança; Educação Física; História; Língua Inglesa; Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogia. As atividades ocorreram em 10 municípios no Estado do Paraná. Este estudo teve como objetivo mapear quantitativamente as produções acadêmicas dos participantes do PRP - Unespar durante os 18 meses do edital. A metodologia envolveu a análise do relatório final da coordenação institucional, registros de participação e a consulta aos currículos Lattes dos DO. Os dados foram organizados em planilhas e categorizados (tipo de publicação, autores, título e ano). Os resultados indicaram 631 produções: 358 relatos de experiência, 219 publicações em anais de eventos, 42 capítulos de livros, 4 artigos científicos e 8 outras produções. A predominância de relatos sugere o incentivo do programa à reflexão sobre a prática docente o que condiz com o objetivo do programa. A publicação em anais de eventos, um espaço ágil de divulgação, permite o compartilhamento de experiências em diferentes contextos, o que nem sempre garante a perenidade e a disseminação do conteúdo produzido a longo prazo. Diante desse cenário, torna-se essencial uma análise qualitativa que vá além do volume das produções, bem como a necessidade de maior suporte aos participantes para que avancem da reflexão prática para a produção de conhecimento teórico-metodológico fundamentado, para a compreensão sobre a contribuição do programa para a formação docente. O fim do programa, representa um risco de retrocesso com impacto duradouro na formação de professores, especialmente nos últimos anos da graduação, quando é saliente a necessidade de reflexões sobre mudanças na prática docente condizentes com os desafios atuais na educação e, especialmente da profissão professor." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID213_TB302_10022025082425.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAMELLA KAROLINE DA SILVA ROCHA SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "PAMELLA" "autor_email" => "pamellakr@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }