Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNESPAR: MAPEAMENTO QUANTITATIVO DE PRODUÇÕES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121041
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 302
    "inscrito_id" => 213
    "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNESPAR: MAPEAMENTO QUANTITATIVO DE PRODUÇÕES"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Paraná (PRP – Unespar) participou do Edital 24/2022 – CAPES com 315 residentes, 63 preceptores, 21 docentes orientadores (DO) em subprojetos em Artes cênicas/Teatro; Biologia/Ciência; Dança; Educação Física; História; Língua Inglesa; Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogia. As atividades ocorreram em 10 municípios no Estado do Paraná. Este estudo teve como objetivo mapear quantitativamente as produções acadêmicas dos participantes do PRP - Unespar durante os 18 meses do edital. A metodologia envolveu a análise do relatório final da coordenação institucional, registros de participação e a consulta aos currículos Lattes dos DO. Os dados foram organizados em planilhas e categorizados (tipo de publicação, autores, título e ano). Os resultados indicaram 631 produções: 358 relatos de experiência, 219 publicações em anais de eventos, 42 capítulos de livros, 4 artigos científicos e 8 outras produções. A predominância de relatos sugere o incentivo do programa à reflexão sobre a prática docente o que condiz com o objetivo do programa. A publicação em anais de eventos, um espaço ágil de divulgação, permite o compartilhamento de experiências em diferentes contextos, o que nem sempre garante a perenidade e a disseminação do conteúdo produzido a longo prazo. Diante desse cenário, torna-se essencial uma análise qualitativa que vá além do volume das produções, bem como a necessidade de maior suporte aos participantes para que avancem da reflexão prática para a produção de conhecimento teórico-metodológico fundamentado, para a compreensão sobre a contribuição do programa para a formação docente. O fim do programa, representa um risco de retrocesso com impacto duradouro na formação de professores, especialmente nos últimos anos da graduação, quando é saliente a necessidade de reflexões sobre mudanças na prática docente condizentes com os desafios atuais na educação e, especialmente da profissão professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID213_TB302_10022025082425.pdf"
    "created_at" => "2025-05-02 13:26:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAMELLA KAROLINE DA SILVA ROCHA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PAMELLA"
    "autor_email" => "pamellakr@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121041
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 302
    "inscrito_id" => 213
    "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNESPAR: MAPEAMENTO QUANTITATIVO DE PRODUÇÕES"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Paraná (PRP – Unespar) participou do Edital 24/2022 – CAPES com 315 residentes, 63 preceptores, 21 docentes orientadores (DO) em subprojetos em Artes cênicas/Teatro; Biologia/Ciência; Dança; Educação Física; História; Língua Inglesa; Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogia. As atividades ocorreram em 10 municípios no Estado do Paraná. Este estudo teve como objetivo mapear quantitativamente as produções acadêmicas dos participantes do PRP - Unespar durante os 18 meses do edital. A metodologia envolveu a análise do relatório final da coordenação institucional, registros de participação e a consulta aos currículos Lattes dos DO. Os dados foram organizados em planilhas e categorizados (tipo de publicação, autores, título e ano). Os resultados indicaram 631 produções: 358 relatos de experiência, 219 publicações em anais de eventos, 42 capítulos de livros, 4 artigos científicos e 8 outras produções. A predominância de relatos sugere o incentivo do programa à reflexão sobre a prática docente o que condiz com o objetivo do programa. A publicação em anais de eventos, um espaço ágil de divulgação, permite o compartilhamento de experiências em diferentes contextos, o que nem sempre garante a perenidade e a disseminação do conteúdo produzido a longo prazo. Diante desse cenário, torna-se essencial uma análise qualitativa que vá além do volume das produções, bem como a necessidade de maior suporte aos participantes para que avancem da reflexão prática para a produção de conhecimento teórico-metodológico fundamentado, para a compreensão sobre a contribuição do programa para a formação docente. O fim do programa, representa um risco de retrocesso com impacto duradouro na formação de professores, especialmente nos últimos anos da graduação, quando é saliente a necessidade de reflexões sobre mudanças na prática docente condizentes com os desafios atuais na educação e, especialmente da profissão professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID213_TB302_10022025082425.pdf"
    "created_at" => "2025-05-02 13:26:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAMELLA KAROLINE DA SILVA ROCHA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PAMELLA"
    "autor_email" => "pamellakr@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Paraná (PRP – Unespar) participou do Edital 24/2022 – CAPES com 315 residentes, 63 preceptores, 21 docentes orientadores (DO) em subprojetos em Artes cênicas/Teatro; Biologia/Ciência; Dança; Educação Física; História; Língua Inglesa; Língua Portuguesa, Matemática e Pedagogia. As atividades ocorreram em 10 municípios no Estado do Paraná. Este estudo teve como objetivo mapear quantitativamente as produções acadêmicas dos participantes do PRP - Unespar durante os 18 meses do edital. A metodologia envolveu a análise do relatório final da coordenação institucional, registros de participação e a consulta aos currículos Lattes dos DO. Os dados foram organizados em planilhas e categorizados (tipo de publicação, autores, título e ano). Os resultados indicaram 631 produções: 358 relatos de experiência, 219 publicações em anais de eventos, 42 capítulos de livros, 4 artigos científicos e 8 outras produções. A predominância de relatos sugere o incentivo do programa à reflexão sobre a prática docente o que condiz com o objetivo do programa. A publicação em anais de eventos, um espaço ágil de divulgação, permite o compartilhamento de experiências em diferentes contextos, o que nem sempre garante a perenidade e a disseminação do conteúdo produzido a longo prazo. Diante desse cenário, torna-se essencial uma análise qualitativa que vá além do volume das produções, bem como a necessidade de maior suporte aos participantes para que avancem da reflexão prática para a produção de conhecimento teórico-metodológico fundamentado, para a compreensão sobre a contribuição do programa para a formação docente. O fim do programa, representa um risco de retrocesso com impacto duradouro na formação de professores, especialmente nos últimos anos da graduação, quando é saliente a necessidade de reflexões sobre mudanças na prática docente condizentes com os desafios atuais na educação e, especialmente da profissão professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.