Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

O GÊNERO ITINERÁRIO DE VIAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121006
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 258
    "inscrito_id" => 1042
    "titulo" => "O GÊNERO ITINERÁRIO DE VIAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "O ensino de línguas baseado no contato com a língua de forma contextualizada, por meio de textos reais que circulam no meio, contribui para uma conscientização dos alunos quanto às escolhas de linguagem utilizadas nos textos. Motta-Roth (2006) afirma que ensinar utilizando gêneros é uma maneira de permitir que os alunos se envolvam em uma atividade que é também uma maneira de estar no mundo, de agir com propósito e motivo. Tendo como base o gênero discursivo conhecido como itinerário de viagem, o projeto de estágio intitulado “Ao redor do mundo: um olhar sob cultura e cenário” foi desenvolvido com uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola técnica federal vinculada à Universidade Federal de Santa Maria. O projeto previu mesclar tópicos léxico-gramaticais presentes no livro didático utilizado pela turma com o estudo do gênero discursivo selecionado, por meio de atividades que exploram itinerários reais de forma crítica e consciente, destacando um olhar cultural sobre as representações do lugares destacados nos itinerários. Inicialmente, foram realizadas atividades com intuito de analisar o conhecimento prévio dos alunos perante ao gênero, além de trabalhar/explorar características pertencentes ao gênero, como objetivo, estrutura organizacional, vocabulário específico. Os alunos, então, foram guiados a produzirem seus próprios itinerários, em grupo e em língua inglesa. O resultado foi extremamente satisfatório, visto que os sete grupos desenvolveram suas produções dentro dos parâmetros do gênero e tendo um olhar atento aos aspectos culturais dos lugares escolhidos, colocando em prática a língua de forma contextualizada, e utilizando os conteúdos léxico-gramaticais trabalhados paralelamente. A realização deste projeto de estágio também contribuiu para a formação docente, sendo uma experiência inicial de atuação repleta de autonomia e liberdade criativa, vital para o desenvolvimento do perfil docente dos alunos-professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1042_TB258_09022025121019.pdf"
    "created_at" => "2025-05-02 13:26:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELA DENARDI LIMANA"
    "autor_nome_curto" => "Angela Denardi"
    "autor_email" => "denardiange@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121006
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 258
    "inscrito_id" => 1042
    "titulo" => "O GÊNERO ITINERÁRIO DE VIAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA"
    "resumo" => "O ensino de línguas baseado no contato com a língua de forma contextualizada, por meio de textos reais que circulam no meio, contribui para uma conscientização dos alunos quanto às escolhas de linguagem utilizadas nos textos. Motta-Roth (2006) afirma que ensinar utilizando gêneros é uma maneira de permitir que os alunos se envolvam em uma atividade que é também uma maneira de estar no mundo, de agir com propósito e motivo. Tendo como base o gênero discursivo conhecido como itinerário de viagem, o projeto de estágio intitulado “Ao redor do mundo: um olhar sob cultura e cenário” foi desenvolvido com uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola técnica federal vinculada à Universidade Federal de Santa Maria. O projeto previu mesclar tópicos léxico-gramaticais presentes no livro didático utilizado pela turma com o estudo do gênero discursivo selecionado, por meio de atividades que exploram itinerários reais de forma crítica e consciente, destacando um olhar cultural sobre as representações do lugares destacados nos itinerários. Inicialmente, foram realizadas atividades com intuito de analisar o conhecimento prévio dos alunos perante ao gênero, além de trabalhar/explorar características pertencentes ao gênero, como objetivo, estrutura organizacional, vocabulário específico. Os alunos, então, foram guiados a produzirem seus próprios itinerários, em grupo e em língua inglesa. O resultado foi extremamente satisfatório, visto que os sete grupos desenvolveram suas produções dentro dos parâmetros do gênero e tendo um olhar atento aos aspectos culturais dos lugares escolhidos, colocando em prática a língua de forma contextualizada, e utilizando os conteúdos léxico-gramaticais trabalhados paralelamente. A realização deste projeto de estágio também contribuiu para a formação docente, sendo uma experiência inicial de atuação repleta de autonomia e liberdade criativa, vital para o desenvolvimento do perfil docente dos alunos-professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1042_TB258_09022025121019.pdf"
    "created_at" => "2025-05-02 13:26:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELA DENARDI LIMANA"
    "autor_nome_curto" => "Angela Denardi"
    "autor_email" => "denardiange@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O ensino de línguas baseado no contato com a língua de forma contextualizada, por meio de textos reais que circulam no meio, contribui para uma conscientização dos alunos quanto às escolhas de linguagem utilizadas nos textos. Motta-Roth (2006) afirma que ensinar utilizando gêneros é uma maneira de permitir que os alunos se envolvam em uma atividade que é também uma maneira de estar no mundo, de agir com propósito e motivo. Tendo como base o gênero discursivo conhecido como itinerário de viagem, o projeto de estágio intitulado “Ao redor do mundo: um olhar sob cultura e cenário” foi desenvolvido com uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola técnica federal vinculada à Universidade Federal de Santa Maria. O projeto previu mesclar tópicos léxico-gramaticais presentes no livro didático utilizado pela turma com o estudo do gênero discursivo selecionado, por meio de atividades que exploram itinerários reais de forma crítica e consciente, destacando um olhar cultural sobre as representações do lugares destacados nos itinerários. Inicialmente, foram realizadas atividades com intuito de analisar o conhecimento prévio dos alunos perante ao gênero, além de trabalhar/explorar características pertencentes ao gênero, como objetivo, estrutura organizacional, vocabulário específico. Os alunos, então, foram guiados a produzirem seus próprios itinerários, em grupo e em língua inglesa. O resultado foi extremamente satisfatório, visto que os sete grupos desenvolveram suas produções dentro dos parâmetros do gênero e tendo um olhar atento aos aspectos culturais dos lugares escolhidos, colocando em prática a língua de forma contextualizada, e utilizando os conteúdos léxico-gramaticais trabalhados paralelamente. A realização deste projeto de estágio também contribuiu para a formação docente, sendo uma experiência inicial de atuação repleta de autonomia e liberdade criativa, vital para o desenvolvimento do perfil docente dos alunos-professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.