O GÊNERO ITINERÁRIO DE VIAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121006 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 258 "inscrito_id" => 1042 "titulo" => "O GÊNERO ITINERÁRIO DE VIAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "O ensino de línguas baseado no contato com a língua de forma contextualizada, por meio de textos reais que circulam no meio, contribui para uma conscientização dos alunos quanto às escolhas de linguagem utilizadas nos textos. Motta-Roth (2006) afirma que ensinar utilizando gêneros é uma maneira de permitir que os alunos se envolvam em uma atividade que é também uma maneira de estar no mundo, de agir com propósito e motivo. Tendo como base o gênero discursivo conhecido como itinerário de viagem, o projeto de estágio intitulado “Ao redor do mundo: um olhar sob cultura e cenário” foi desenvolvido com uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola técnica federal vinculada à Universidade Federal de Santa Maria. O projeto previu mesclar tópicos léxico-gramaticais presentes no livro didático utilizado pela turma com o estudo do gênero discursivo selecionado, por meio de atividades que exploram itinerários reais de forma crítica e consciente, destacando um olhar cultural sobre as representações do lugares destacados nos itinerários. Inicialmente, foram realizadas atividades com intuito de analisar o conhecimento prévio dos alunos perante ao gênero, além de trabalhar/explorar características pertencentes ao gênero, como objetivo, estrutura organizacional, vocabulário específico. Os alunos, então, foram guiados a produzirem seus próprios itinerários, em grupo e em língua inglesa. O resultado foi extremamente satisfatório, visto que os sete grupos desenvolveram suas produções dentro dos parâmetros do gênero e tendo um olhar atento aos aspectos culturais dos lugares escolhidos, colocando em prática a língua de forma contextualizada, e utilizando os conteúdos léxico-gramaticais trabalhados paralelamente. A realização deste projeto de estágio também contribuiu para a formação docente, sendo uma experiência inicial de atuação repleta de autonomia e liberdade criativa, vital para o desenvolvimento do perfil docente dos alunos-professores." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1042_TB258_09022025121019.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELA DENARDI LIMANA" "autor_nome_curto" => "Angela Denardi" "autor_email" => "denardiange@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121006 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 258 "inscrito_id" => 1042 "titulo" => "O GÊNERO ITINERÁRIO DE VIAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "O ensino de línguas baseado no contato com a língua de forma contextualizada, por meio de textos reais que circulam no meio, contribui para uma conscientização dos alunos quanto às escolhas de linguagem utilizadas nos textos. Motta-Roth (2006) afirma que ensinar utilizando gêneros é uma maneira de permitir que os alunos se envolvam em uma atividade que é também uma maneira de estar no mundo, de agir com propósito e motivo. Tendo como base o gênero discursivo conhecido como itinerário de viagem, o projeto de estágio intitulado “Ao redor do mundo: um olhar sob cultura e cenário” foi desenvolvido com uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola técnica federal vinculada à Universidade Federal de Santa Maria. O projeto previu mesclar tópicos léxico-gramaticais presentes no livro didático utilizado pela turma com o estudo do gênero discursivo selecionado, por meio de atividades que exploram itinerários reais de forma crítica e consciente, destacando um olhar cultural sobre as representações do lugares destacados nos itinerários. Inicialmente, foram realizadas atividades com intuito de analisar o conhecimento prévio dos alunos perante ao gênero, além de trabalhar/explorar características pertencentes ao gênero, como objetivo, estrutura organizacional, vocabulário específico. Os alunos, então, foram guiados a produzirem seus próprios itinerários, em grupo e em língua inglesa. O resultado foi extremamente satisfatório, visto que os sete grupos desenvolveram suas produções dentro dos parâmetros do gênero e tendo um olhar atento aos aspectos culturais dos lugares escolhidos, colocando em prática a língua de forma contextualizada, e utilizando os conteúdos léxico-gramaticais trabalhados paralelamente. A realização deste projeto de estágio também contribuiu para a formação docente, sendo uma experiência inicial de atuação repleta de autonomia e liberdade criativa, vital para o desenvolvimento do perfil docente dos alunos-professores." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1042_TB258_09022025121019.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELA DENARDI LIMANA" "autor_nome_curto" => "Angela Denardi" "autor_email" => "denardiange@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }