Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

FORTALECENDO IDENTIDADES: A PRÁTICA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Esta pesquisa colaborativa teve como objetivo compreender as implicações de um processo formativo entre professores alfabetizadores experientes e iniciantes ao desenvolvimento de suas identidades docentes. Os participantes são professores iniciantes e experientes que atuam na alfabetização em uma Rede Municipal de Ensino no norte catarinense. A sustentação teórica referente a formação de professores pautou-se em Nóvoa (2019; 2022; 2023), Marcelo e Viallat (2017; 2018), Imbernón (2000; 2010) e Ibiapina (2008) referente a pesquisa colaborativa. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas narrativas, e constituiu-se uma comunidade formativa, com encontros registrados em diários de aprendizagem. As entrevistas permitiram que os professores iniciantes apresentassem desafios da docência, enquanto os experientes compartilharam lições de suas experiências. A análise dos dados foi qualitativa interpretativa, utilizando as constelações de Benjamin (1993; 2006; 2012). Os principais desafios dos professores iniciantes incluíram: compreensão dos conceitos de alfabetização e letramento; metodologias específicas; trabalho colaborativo; e a relação com famílias. Os professores experientes destacaram lições como: a leitura como eixo do planejamento, reflexão da prática e formação continuada em rede/autoformação. A análise dos dados revelou quatro dimensões: conceitual, processual, organizacional e identitária. As principais implicações da comunidade formativa para a identidade dos professores alfabetizadores foram: construção de novos significados sobre alfabetização e letramento; desenvolvimento da identidade profissional; empoderamento dos professores experientes; e fortalecimento da constituição identitária dos alfabetizadores. A pesquisa busca incentivar políticas de formação que acolham professores iniciantes por meio do suporte dos professores experientes como tutores ou mentores, especialmente na América Latina, onde tais iniciativas ainda são insuficientes.

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