EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 728 "inscrito_id" => 2996 "titulo" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS" "resumo" => "Este artigo discute sobre a temática afro-brasileira na escola, a partir da proposta da lei 10.639/2003, nele procuramos abordar como no contexto da escola alunos/as elaboram representações sociais e culturais sobre negros/as e suas práticas culturais e como estes percebem no cotidiano escolar e de suas vidas fora dos contextos da escola estes segmentos sociais étnico-culturais, bem como elaboram nas relações escolares as representações em torno da cultura do povo negro. Nosso objetivo é problematizar sobre a cultura afro-brasileira na escola, tendo como referência a lei e os estudos acerca do tema em discussão e as possibilidades educativas que esta cultura apresenta no contexto do cotidiano escolar. Este trabalho é oriundo de um projeto de pesquisa do PROPESQ /UEPB, que está em andamento, desenvolvido na cidade de Campina Grande-PB, em que fizemos inicialmente uma pesquisa na escola com alunos/as de uma escola pública do ensino fundamental e médio, e tomamos como sujeitos das pesquisas alunos e alunas do ensino fundamental II, objetivando verificar a partir destes como representam a cultura afro-brasileira e os seus valores na escola. A metodologia utilizada nesta pesquisa está baseada numa pesquisa bibliográfica e em questionários aplicados com os sujeitos escolares acima referenciados, no intuito de compreender como eles percebem a cultura, representada pela matriz afro-brasileira. Discutir, sobre a cultura afro-brasileira e suas representações escolares é importante no sentido, de poder compreender como os estudantes elaboram suas visões sobre as práticas culturais de negros/as e partir do ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "29 - EDUCAÇÃO E ETNICIDADE AFROBRASILEIRA E AFRICANA" "palavra_chave" => "Cultura afro-brasileira, Representação, Práticas culturais, Escola" "idioma" => "Português" "arquivo" => "c3e5e3e6fc2f2cffd8dca466bd0e1b42_2996.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEIDIANA BEM ELIAS" "autor_nome_curto" => "CLEIDY BEN" "autor_email" => "cleidiany_liberty@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 728 "inscrito_id" => 2996 "titulo" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS" "resumo" => "Este artigo discute sobre a temática afro-brasileira na escola, a partir da proposta da lei 10.639/2003, nele procuramos abordar como no contexto da escola alunos/as elaboram representações sociais e culturais sobre negros/as e suas práticas culturais e como estes percebem no cotidiano escolar e de suas vidas fora dos contextos da escola estes segmentos sociais étnico-culturais, bem como elaboram nas relações escolares as representações em torno da cultura do povo negro. Nosso objetivo é problematizar sobre a cultura afro-brasileira na escola, tendo como referência a lei e os estudos acerca do tema em discussão e as possibilidades educativas que esta cultura apresenta no contexto do cotidiano escolar. Este trabalho é oriundo de um projeto de pesquisa do PROPESQ /UEPB, que está em andamento, desenvolvido na cidade de Campina Grande-PB, em que fizemos inicialmente uma pesquisa na escola com alunos/as de uma escola pública do ensino fundamental e médio, e tomamos como sujeitos das pesquisas alunos e alunas do ensino fundamental II, objetivando verificar a partir destes como representam a cultura afro-brasileira e os seus valores na escola. A metodologia utilizada nesta pesquisa está baseada numa pesquisa bibliográfica e em questionários aplicados com os sujeitos escolares acima referenciados, no intuito de compreender como eles percebem a cultura, representada pela matriz afro-brasileira. Discutir, sobre a cultura afro-brasileira e suas representações escolares é importante no sentido, de poder compreender como os estudantes elaboram suas visões sobre as práticas culturais de negros/as e partir do ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "29 - EDUCAÇÃO E ETNICIDADE AFROBRASILEIRA E AFRICANA" "palavra_chave" => "Cultura afro-brasileira, Representação, Práticas culturais, Escola" "idioma" => "Português" "arquivo" => "c3e5e3e6fc2f2cffd8dca466bd0e1b42_2996.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEIDIANA BEM ELIAS" "autor_nome_curto" => "CLEIDY BEN" "autor_email" => "cleidiany_liberty@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }