ELIAS, Cleidiana Bem et al.. Educação e relações etnicorraciais. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/120>. Acesso em: 22/12/2024 15:01
Este artigo discute sobre a temática afro-brasileira na escola, a partir da proposta da lei 10.639/2003, nele procuramos abordar como no contexto da escola alunos/as elaboram representações sociais e culturais sobre negros/as e suas práticas culturais e como estes percebem no cotidiano escolar e de suas vidas fora dos contextos da escola estes segmentos sociais étnico-culturais, bem como elaboram nas relações escolares as representações em torno da cultura do povo negro. Nosso objetivo é problematizar sobre a cultura afro-brasileira na escola, tendo como referência a lei e os estudos acerca do tema em discussão e as possibilidades educativas que esta cultura apresenta no contexto do cotidiano escolar. Este trabalho é oriundo de um projeto de pesquisa do PROPESQ /UEPB, que está em andamento, desenvolvido na cidade de Campina Grande-PB, em que fizemos inicialmente uma pesquisa na escola com alunos/as de uma escola pública do ensino fundamental e médio, e tomamos como sujeitos das pesquisas alunos e alunas do ensino fundamental II, objetivando verificar a partir destes como representam a cultura afro-brasileira e os seus valores na escola. A metodologia utilizada nesta pesquisa está baseada numa pesquisa bibliográfica e em questionários aplicados com os sujeitos escolares acima referenciados, no intuito de compreender como eles percebem a cultura, representada pela matriz afro-brasileira. Discutir, sobre a cultura afro-brasileira e suas representações escolares é importante no sentido, de poder compreender como os estudantes elaboram suas visões sobre as práticas culturais de negros/as e partir do ambiente escolar.