Artigo CONEDU - Educação infantil (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-016-5

EMOÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES PELA PERSPECTIVA DA NEUROCIÊNCIAS

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          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
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                  &ldquo;[...] as coisas relativas &agrave;s crian&ccedil;as e para as crian&ccedil;as somente s&atilde;o aprendidas atrav&eacute;s das pr&oacute;prias crian&ccedil;as&rdquo; (Malaguzzi,1999, p. 61) .<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Carregado de encantamentos, descobertas e significatividade, este livro se apresenta como um lugar de muitos estudos, experi&ecirc;ncias, pesquisas e reflex&otilde;es que atravessam as diversas dimens&otilde;es constitutivas da crian&ccedil;a, das inf&acirc;ncias e da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, ancoradas na Sociologia e Pedagogia da inf&acirc;ncia, considerando o universo natural, social e cultural dos meninos e meninas que encantam, intrigam e desafiam as pr&aacute;ticas docentes desenvolvidas no cotidiano da escola.&nbsp;<br />\r\n
                  Ao longo do tempo, muitas discuss&otilde;es t&ecirc;m sido realizadas acerca da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, tendo em vista um novo olhar para a crian&ccedil;a pequena, bem como o tratamento a ela destinado. &Eacute; sabido, a recorr&ecirc;ncia de situa&ccedil;&otilde;es pedag&oacute;gicas que revelam pr&aacute;ticas docentes mecanicista que se distancia das necessidades e interesses da crian&ccedil;a, negando, com isso, a sua condi&ccedil;&atilde;o de sujeito hist&oacute;rico social e de diretos, possuidora de um repert&oacute;rio de conhecimentos que lhes leva a dizer e compreender o mundo de uma forma muito espec&iacute;fica. &nbsp;Conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educa&ccedil;&atilde;o Infantil &ndash; DCNEI (Brasil, 2010), a crian&ccedil;a &eacute; concebida como:&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Sujeito hist&oacute;rico e de direitos que, nas intera&ccedil;&otilde;es, rela&ccedil;&otilde;es e pr&aacute;ticas cotidianas que vivencia, constr&oacute;i sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constr&oacute;i sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (Brasil, 2010, p. 12) .<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Essa concep&ccedil;&atilde;o, marcada pelo respeito &agrave;s particularidades e especificidades da crian&ccedil;a, reflete nos movimentos manifestos no contexto da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, sobretudo como a crian&ccedil;a &eacute; compreendida e como se revelam as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas nesse n&iacute;vel de educa&ccedil;&atilde;o. Diante disso, &eacute; importante as culturas infantis e reconhecer a crian&ccedil;a como protagonista no seu processo de constru&ccedil;&atilde;o de conhecimento, cujas express&otilde;es manifesta-se pelas m&uacute;ltiplas linguagens que a constitui. Como retrata Loris Malaguzzi, a crian&ccedil;a tem cem linguagens. Essas m&uacute;ltiplas linguagens s&atilde;o os fios que tecem um elo entre a intencionalidade pedag&oacute;gica das professoras e dos professores e as efetivas aprendizagens das crian&ccedil;as.<br />\r\n
                  &Eacute; necess&aacute;rio, portanto, que as atitudes e procedimentos da a&ccedil;&atilde;o docente estejam baseados em conhecimentos espec&iacute;ficos sobre o desenvolvimento biol&oacute;gico, emocional, motor, e intelectual das crian&ccedil;as, levando em considera&ccedil;&atilde;o as diferentes realidades socioculturais. Nesse sentido, constata-se que ainda h&aacute; muitas quest&otilde;es a serem discutidas, estudadas e avaliadas para que se possa apreender o universo da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, o que implica num maior conhecimento sobre as crian&ccedil;as e as inf&acirc;ncias.&nbsp;<br />\r\n
                  &Eacute; sob essa perspectiva que nos interessa discutir as culturas infantis e o lugar da crian&ccedil;a na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, considerando sua especificidade, seu ritmo, suas experi&ecirc;ncias e viv&ecirc;ncias, respeitadas em suas caracter&iacute;sticas evolutivas, interesses e necessidades.<br />\r\n
                  A contemporaneidade dos temas aqui abordados se revela, sobremaneira, em discuss&otilde;es sobre a identidade da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil e dos sujeitos que a comp&otilde;e, o que compreende sua hist&oacute;ria; as experi&ecirc;ncias das crian&ccedil;as no contexto escolar a partir das suas narrativas; as emo&ccedil;&otilde;es das crian&ccedil;as e suas implica&ccedil;&otilde;es no contexto escolar; as culturas infantis; o protagonismo da crian&ccedil;a e o fazer docente na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil; o trabalho com Sequ&ecirc;ncias Did&aacute;ticas e a forma&ccedil;&atilde;o leitora da crian&ccedil;a; as brincadeiras e as intera&ccedil;&otilde;es como eixos estruturantes na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil; &nbsp;o papel do coordenador pedag&oacute;gico na forma&ccedil;&atilde;o das crian&ccedil;as; as rodas de conversa como um espa&ccedil;o democr&aacute;tico de fala; a imers&atilde;o de crian&ccedil;as com baixa vis&atilde;o em textos liter&aacute;rios; a transi&ccedil;&atilde;o da crian&ccedil;a para o Ensino Fundamental, bem como a &nbsp;introdu&ccedil;&atilde;o precoce das tecnologias digitais na vida das crian&ccedil;a.&nbsp;<br />\r\n
                  Nesse sentido, as autoras presentes nos estudos aqui evidenciados, assumem a defesa de um olhar atento para a crian&ccedil;a pequena, no intuito de compreender suas especificidades, seus modos de vida, incluindo sua sa&uacute;de f&iacute;sica, emocional, motora, cultural, social e cognitiva, assim como uma forma&ccedil;&atilde;o docente cientificamente conduzida, tecnicamente competente e socialmente comprometida. As an&aacute;lises/estudos n&atilde;o pretendem ser exaustivas nem conclusivas; ao contr&aacute;rio, desafiam autores e leitores a iniciarem ou continuarem a investiga&ccedil;&atilde;o sobre a crian&ccedil;a e o seu lugar na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil. N&atilde;o tenho d&uacute;vidas sobre a potencialidade da leitura deste livro para investigar novos envolvimentos e novas pr&aacute;ticas na educa&ccedil;&atilde;o de crian&ccedil;as.<br />\r\n
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SORAYA MARIA BARROS DE ALMEIDA BRAND&Atilde;O<br />\r\n
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                  MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO<br />\r\n
                  GISELLE OLIVEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  MAR SILVA<br />\r\n
                  DI&Ecirc;GO DE LIMA SANTOS SILVA<br />\r\n
                  VALDECY MARGARIDA DA SILVA<br />\r\n
                  GL&Oacute;RIA MELO<br />\r\n
                  LENILDA CORDEIRO DE MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  OLAVO BARRETO DE SOUZA<br />\r\n
                  MARIA THAIS DE O. BATISTA<br />\r\n
                  K&Aacute;TIA MALENA SAMPAIO CAMP&Ecirc;LO<br />\r\n
                  SORAYA MARIA BARROS DE ALMEIDA BRANDAO<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
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                  &ldquo;[...] as coisas relativas &agrave;s crian&ccedil;as e para as crian&ccedil;as somente s&atilde;o aprendidas atrav&eacute;s das pr&oacute;prias crian&ccedil;as&rdquo; (Malaguzzi,1999, p. 61) .<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Carregado de encantamentos, descobertas e significatividade, este livro se apresenta como um lugar de muitos estudos, experi&ecirc;ncias, pesquisas e reflex&otilde;es que atravessam as diversas dimens&otilde;es constitutivas da crian&ccedil;a, das inf&acirc;ncias e da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, ancoradas na Sociologia e Pedagogia da inf&acirc;ncia, considerando o universo natural, social e cultural dos meninos e meninas que encantam, intrigam e desafiam as pr&aacute;ticas docentes desenvolvidas no cotidiano da escola.&nbsp;<br />\r\n
                  Ao longo do tempo, muitas discuss&otilde;es t&ecirc;m sido realizadas acerca da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, tendo em vista um novo olhar para a crian&ccedil;a pequena, bem como o tratamento a ela destinado. &Eacute; sabido, a recorr&ecirc;ncia de situa&ccedil;&otilde;es pedag&oacute;gicas que revelam pr&aacute;ticas docentes mecanicista que se distancia das necessidades e interesses da crian&ccedil;a, negando, com isso, a sua condi&ccedil;&atilde;o de sujeito hist&oacute;rico social e de diretos, possuidora de um repert&oacute;rio de conhecimentos que lhes leva a dizer e compreender o mundo de uma forma muito espec&iacute;fica. &nbsp;Conforme preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educa&ccedil;&atilde;o Infantil &ndash; DCNEI (Brasil, 2010), a crian&ccedil;a &eacute; concebida como:&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Sujeito hist&oacute;rico e de direitos que, nas intera&ccedil;&otilde;es, rela&ccedil;&otilde;es e pr&aacute;ticas cotidianas que vivencia, constr&oacute;i sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constr&oacute;i sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura (Brasil, 2010, p. 12) .<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Essa concep&ccedil;&atilde;o, marcada pelo respeito &agrave;s particularidades e especificidades da crian&ccedil;a, reflete nos movimentos manifestos no contexto da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, sobretudo como a crian&ccedil;a &eacute; compreendida e como se revelam as pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas nesse n&iacute;vel de educa&ccedil;&atilde;o. Diante disso, &eacute; importante as culturas infantis e reconhecer a crian&ccedil;a como protagonista no seu processo de constru&ccedil;&atilde;o de conhecimento, cujas express&otilde;es manifesta-se pelas m&uacute;ltiplas linguagens que a constitui. Como retrata Loris Malaguzzi, a crian&ccedil;a tem cem linguagens. Essas m&uacute;ltiplas linguagens s&atilde;o os fios que tecem um elo entre a intencionalidade pedag&oacute;gica das professoras e dos professores e as efetivas aprendizagens das crian&ccedil;as.<br />\r\n
                  &Eacute; necess&aacute;rio, portanto, que as atitudes e procedimentos da a&ccedil;&atilde;o docente estejam baseados em conhecimentos espec&iacute;ficos sobre o desenvolvimento biol&oacute;gico, emocional, motor, e intelectual das crian&ccedil;as, levando em considera&ccedil;&atilde;o as diferentes realidades socioculturais. Nesse sentido, constata-se que ainda h&aacute; muitas quest&otilde;es a serem discutidas, estudadas e avaliadas para que se possa apreender o universo da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, o que implica num maior conhecimento sobre as crian&ccedil;as e as inf&acirc;ncias.&nbsp;<br />\r\n
                  &Eacute; sob essa perspectiva que nos interessa discutir as culturas infantis e o lugar da crian&ccedil;a na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil, considerando sua especificidade, seu ritmo, suas experi&ecirc;ncias e viv&ecirc;ncias, respeitadas em suas caracter&iacute;sticas evolutivas, interesses e necessidades.<br />\r\n
                  A contemporaneidade dos temas aqui abordados se revela, sobremaneira, em discuss&otilde;es sobre a identidade da Educa&ccedil;&atilde;o Infantil e dos sujeitos que a comp&otilde;e, o que compreende sua hist&oacute;ria; as experi&ecirc;ncias das crian&ccedil;as no contexto escolar a partir das suas narrativas; as emo&ccedil;&otilde;es das crian&ccedil;as e suas implica&ccedil;&otilde;es no contexto escolar; as culturas infantis; o protagonismo da crian&ccedil;a e o fazer docente na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil; o trabalho com Sequ&ecirc;ncias Did&aacute;ticas e a forma&ccedil;&atilde;o leitora da crian&ccedil;a; as brincadeiras e as intera&ccedil;&otilde;es como eixos estruturantes na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil; &nbsp;o papel do coordenador pedag&oacute;gico na forma&ccedil;&atilde;o das crian&ccedil;as; as rodas de conversa como um espa&ccedil;o democr&aacute;tico de fala; a imers&atilde;o de crian&ccedil;as com baixa vis&atilde;o em textos liter&aacute;rios; a transi&ccedil;&atilde;o da crian&ccedil;a para o Ensino Fundamental, bem como a &nbsp;introdu&ccedil;&atilde;o precoce das tecnologias digitais na vida das crian&ccedil;a.&nbsp;<br />\r\n
                  Nesse sentido, as autoras presentes nos estudos aqui evidenciados, assumem a defesa de um olhar atento para a crian&ccedil;a pequena, no intuito de compreender suas especificidades, seus modos de vida, incluindo sua sa&uacute;de f&iacute;sica, emocional, motora, cultural, social e cognitiva, assim como uma forma&ccedil;&atilde;o docente cientificamente conduzida, tecnicamente competente e socialmente comprometida. As an&aacute;lises/estudos n&atilde;o pretendem ser exaustivas nem conclusivas; ao contr&aacute;rio, desafiam autores e leitores a iniciarem ou continuarem a investiga&ccedil;&atilde;o sobre a crian&ccedil;a e o seu lugar na Educa&ccedil;&atilde;o Infantil. N&atilde;o tenho d&uacute;vidas sobre a potencialidade da leitura deste livro para investigar novos envolvimentos e novas pr&aacute;ticas na educa&ccedil;&atilde;o de crian&ccedil;as.<br />\r\n
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                  MARIA DO SOCORRO MOURA MONTENEGRO<br />\r\n
                  GISELLE OLIVEIRA DO NASCIMENTO<br />\r\n
                  MAR SILVA<br />\r\n
                  DI&Ecirc;GO DE LIMA SANTOS SILVA<br />\r\n
                  VALDECY MARGARIDA DA SILVA<br />\r\n
                  GL&Oacute;RIA MELO<br />\r\n
                  LENILDA CORDEIRO DE MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
                  OLAVO BARRETO DE SOUZA<br />\r\n
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                  K&Aacute;TIA MALENA SAMPAIO CAMP&Ecirc;LO<br />\r\n
                  SORAYA MARIA BARROS DE ALMEIDA BRANDAO<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
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Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as emoções sob a lente das neurociências e explorar suas implicações no contexto da educação infantil. A pesquisa realizada caracteriza-se como bibliográfica e documental de abordagem metodológica qualitativa, baseando-se em documentos norteadores da educação infantil no Brasil e referenciais teóricos dos campos das neurociência e educação. Considerando o processo de neurodesenvolvimento infantil e a natural dificuldade de regulação emocional das crianças, este estudo aborda aspectos históricos da construção da educação infantil brasileira, refletindo sobre aspectos teóricos metodológicos desta fase da educação básica, bem como aborda a relação entre conhecimentos neurocientíficos para o contexto escolar. Além disso, o texto elucida como se dá, neuro biologicamente, as emoções para os seres humanos e sua importância para a espécie. Por fim, o artigo reflete sobre como as emoções afetam o contexto escolar e seu papel no desenvolvimento infantil, possibilitando ao educador conhecimento acerca dos processos neuronais das emoções, permitindo a promoção de um ambiente de aprendizado emocionalmente saudável para as crianças, no qual elas serão capazes de desenvolverem-se integralmente, adquirindo habilidades de gestão emocional. Dessa forma, os resultados apresentados podem favorecer a formação dos educadores de crianças em idade pré escolar quanto ao seu desenvolvimento emocional.

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