O BRINCAR E AS CRIANÇAS SURDAS: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-INTERVENÇÃO EM UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
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A brincadeira é atividade obrigatória em espaços/tempos onde haja crianças pequenas, visto que, segundo Vigotski (2008), essa é a atividade principal da criança em idade de Educação Infantil. O jogo de papéis, (Elkonin,2009) é visto como unidade fundamental também nesta fase. No jogo protagonizado, surgem as situações fictícias e a imaginação, e se estabelecem relações de cooperação num processo de descentramento da criança em direção ao outro. Nossos pressupostos são que as crianças surdas, que ainda não tem língua constituída, podem se valer de seus momentos de brincadeira como ocasiões de fruição de desejos não realizados, bem como espaços-tempos de comunicação. Este trabalho é o resultado de uma pesquisa teórico-prática desenvolvida no setor de Educação Infantil do Instituto Nacional de educação de surdos (RJ). Através, dessa pesquisa-intervenção, observamos crianças de 4 anos em situações de brincadeira livre e propusemos algumas mudanças na rotina e na organização do espaço. 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É sabido, a recorrência de situações pedagógicas que revelam práticas docentes mecanicista que se distancia das necessidades e interesses da criança, negando, com isso, a sua condição de sujeito histórico social e de diretos, possuidora de um repertório de conhecimentos que lhes leva a dizer e compreender o mundo de uma forma muito específica. 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Como retrata Loris Malaguzzi, a criança tem cem linguagens. Essas múltiplas linguagens são os fios que tecem um elo entre a intencionalidade pedagógica das professoras e dos professores e as efetivas aprendizagens das crianças.<br />\r\n É necessário, portanto, que as atitudes e procedimentos da ação docente estejam baseados em conhecimentos específicos sobre o desenvolvimento biológico, emocional, motor, e intelectual das crianças, levando em consideração as diferentes realidades socioculturais. 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