O PNAIC E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ESCOLAS DO MEIO RURAL EM CASTANHAL-PA
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 118972 "edicao_id" => 363 "trabalho_id" => 6756 "inscrito_id" => 16069 "titulo" => "O PNAIC E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ESCOLAS DO MEIO RURAL EM CASTANHAL-PA" "resumo" => "Esta pesquisa trata-se de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tem como objetivo compreender a importância do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a educação no campo no Município de Castanhal-PA nas escolas municipais: Roberto Remigi, Paulo Freire e Santa Terezinha. A fim de analisar se a política de formação continuada de professores dialoga com a realidade do campo e avaliar se a formação do PNAIC é metodologicamente adequada ao meio rural. Partindo dos nomeados estudos elegeu-se a abordagem qualitativa, bem como o método Estudo de Caso, possuindo os tipos de pesquisa documental e bibliográfica. A técnica de coleta de dados foi entrevista com roteiro de doze questões semiestruturadas. Os sujeitos informantes da pesquisa foram seis professores atuantes de 2º e 3º ano e de 1º ao 3º ano de classes multisseriadas das séries iniciais. Conclui-se, com base no estudo realizado nas escolas pesquisadas, que o PNAIC possui importância para a educação no campo. Tanto para formação dos educadores quanto para alfabetização dos alunos, pois traz ensinamentos pelos quais os professores podem melhorar seus conhecimentos com intuito de alfabetizar seus alunos na idade certa. Analisou-se de acordo com os relatos dos sujeitos informantes da pesquisa, que a política de formação de professores do PNAIC dialoga com a realidade do campo, porque é voltada para professores de classes multisseriadas com estudos teóricos e práticos diferenciados e apropriados para a realidade vivida no campo. Todavia, verificou-se que dentre as teorias e práticas da formação dos docentes das classes de 1º, 2º e 3º ano das séries iniciais, nem todas as discussões e atividades desenvolvidas condizem com a realidade do campo, pois é a mesma formação voltada para professores da zona rural e zona urbana." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID16069_TB6756_27102024164913.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDENIZE MELO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALDENIZE" "autor_email" => "aldenizepedag@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT5" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679102c5aaae0_22012025113757.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:57:35" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 118972 "edicao_id" => 363 "trabalho_id" => 6756 "inscrito_id" => 16069 "titulo" => "O PNAIC E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ESCOLAS DO MEIO RURAL EM CASTANHAL-PA" "resumo" => "Esta pesquisa trata-se de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tem como objetivo compreender a importância do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a educação no campo no Município de Castanhal-PA nas escolas municipais: Roberto Remigi, Paulo Freire e Santa Terezinha. A fim de analisar se a política de formação continuada de professores dialoga com a realidade do campo e avaliar se a formação do PNAIC é metodologicamente adequada ao meio rural. Partindo dos nomeados estudos elegeu-se a abordagem qualitativa, bem como o método Estudo de Caso, possuindo os tipos de pesquisa documental e bibliográfica. A técnica de coleta de dados foi entrevista com roteiro de doze questões semiestruturadas. Os sujeitos informantes da pesquisa foram seis professores atuantes de 2º e 3º ano e de 1º ao 3º ano de classes multisseriadas das séries iniciais. Conclui-se, com base no estudo realizado nas escolas pesquisadas, que o PNAIC possui importância para a educação no campo. Tanto para formação dos educadores quanto para alfabetização dos alunos, pois traz ensinamentos pelos quais os professores podem melhorar seus conhecimentos com intuito de alfabetizar seus alunos na idade certa. Analisou-se de acordo com os relatos dos sujeitos informantes da pesquisa, que a política de formação de professores do PNAIC dialoga com a realidade do campo, porque é voltada para professores de classes multisseriadas com estudos teóricos e práticos diferenciados e apropriados para a realidade vivida no campo. Todavia, verificou-se que dentre as teorias e práticas da formação dos docentes das classes de 1º, 2º e 3º ano das séries iniciais, nem todas as discussões e atividades desenvolvidas condizem com a realidade do campo, pois é a mesma formação voltada para professores da zona rural e zona urbana." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID16069_TB6756_27102024164913.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDENIZE MELO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALDENIZE" "autor_email" => "aldenizepedag@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT5" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679102c5aaae0_22012025113757.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:57:35" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 363 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol3" "nome" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT5" "logo" => null "capa" => "679102c5aaae0_22012025113757.png" "timbrado" => "679102c5ae2b1_22012025113757.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:57:35" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:07" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 363 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol3" "nome" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT5" "logo" => null "capa" => "679102c5aaae0_22012025113757.png" "timbrado" => "679102c5ae2b1_22012025113757.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:57:35" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:07" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 232 "edicao_id" => 363 "codigo" => "978-65-5222-010-3" "capa" => "679102c5b0457_22012025113757.png" "titulo" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n O Movimento Por uma Educação do Campo no Brasil emergiu nos finais da década de 1990, com maior participação direta e visibilidade dos movimentos sociais na primeira década do século XXI, quando o debate sobre o direito à educação do campo passou a fazer parte das pautas de discussão em diversos espaços, suscitando o debate nas universidades públicas, nas instituições governamentais e não governamentais, nos organismos internacionais, nos diversos setores sociais e nas esferas de tomada de decisão política local e nacional. Neste período, os movimentos sociais protagonizaram a construção da política de educação do campo, ao colocar na agenda política a luta pela reforma agrária, direitos humanos, dignidade, educação e cidadania.<br />\r\n No setor público, a adesão de professores, gestores e investigadores contribuiu para a aproximação entre as universidades brasileiras, os movimentos sociais e as instituições municipais, estaduais e federais, a exemplo do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Ministério do Desenvolvimento e Reforma Agrária (MDA); Secretarias de Educação dos Estados e Municípios; Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e o Movimento Sem Terra (MST) na formulação de projetos e programas de formação de professores para atuar em áreas de reforma agrária. As ações interinstitucionais no âmbito das políticas educativas no Brasill possibiliaram a elaboração de projetos e propostas de educação e formação de educadores do campo, ao mesmo tempo em que promoveu o diálogo intercultural, as tensões e contradições nos processos de formação.<br />\r\n Diversos sujeitos e atores contribuíram para a construção do Movimentos por uma educação do campo e por uma Política de Educação do Campo. Neste cenário o CONEDU contribui para a articulação de uma rede brasileira de sujeitos, isntituições e políticas públicas, divulgar a produção cientifica e refletir acerca da participação dos sujeitos sociais nos processos de construção da Política de Educação do Campo no Território brasileiro, sob diversos olhares, perspectivas e reflexões teóricas. Esperamos que as pequisas aqui apresentadas contribuam para uma visão do cenário, contextos, sujeitos e processso na construção da Política de Educação do Campo no Brasil. <br />\r\n Esperamos que este ebook possa contribuir contribuir para compreender os contextos, os sujeitos e os processos de formação e compreender como os educadores constroem suas identidades, profissionalidade, saberes docentes e como ocorre a relação com os saberes na formação inicial e continuada, com base no pressuposto de que o fazer e o saber pedagógico é mediado pelo diálogo entre as diferenças, e devem levar em conta os contextos, a cultura e visão de mundo que envolve professores, alunos, instituições formadoras e a comunidade local numa relação existencial, política, pedagógica e ideológica através da práxis pedagógica<br />\r\n Desejamos a todos uma boa leitura. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA """ "conselho_editorial" => """ SILVANA CHAGAS HOLANDA<br />\r\n UBIRANY LOPES FERREIRA<br />\r\n JOSANIEL VIEIRA DA SILVA<br />\r\n LEONARDO CARBONIERI CAMPOY<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n WALDÊNIA LEÃO DE CARVALHO<br />\r\n THAIS FERNANDES DE AMORIM<br />\r\n CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA<br />\r\n MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA<br />\r\n DELIANE MACEDO FARIAS DE SOUSA<br />\r\n MARIA DE FÁTIMA OLIVEIRA BATISTA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "679377c56a9a1_24012025082141.pdf" "arquivo" => "28012025165806-CONEDU---MOVIMENTOS-SOCIAIS--SUJEITOS-E-PROCESSOS-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:57:35" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:07" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 232 "edicao_id" => 363 "codigo" => "978-65-5222-010-3" "capa" => "679102c5b0457_22012025113757.png" "titulo" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n O Movimento Por uma Educação do Campo no Brasil emergiu nos finais da década de 1990, com maior participação direta e visibilidade dos movimentos sociais na primeira década do século XXI, quando o debate sobre o direito à educação do campo passou a fazer parte das pautas de discussão em diversos espaços, suscitando o debate nas universidades públicas, nas instituições governamentais e não governamentais, nos organismos internacionais, nos diversos setores sociais e nas esferas de tomada de decisão política local e nacional. Neste período, os movimentos sociais protagonizaram a construção da política de educação do campo, ao colocar na agenda política a luta pela reforma agrária, direitos humanos, dignidade, educação e cidadania.<br />\r\n No setor público, a adesão de professores, gestores e investigadores contribuiu para a aproximação entre as universidades brasileiras, os movimentos sociais e as instituições municipais, estaduais e federais, a exemplo do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Ministério do Desenvolvimento e Reforma Agrária (MDA); Secretarias de Educação dos Estados e Municípios; Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e o Movimento Sem Terra (MST) na formulação de projetos e programas de formação de professores para atuar em áreas de reforma agrária. As ações interinstitucionais no âmbito das políticas educativas no Brasill possibiliaram a elaboração de projetos e propostas de educação e formação de educadores do campo, ao mesmo tempo em que promoveu o diálogo intercultural, as tensões e contradições nos processos de formação.<br />\r\n Diversos sujeitos e atores contribuíram para a construção do Movimentos por uma educação do campo e por uma Política de Educação do Campo. Neste cenário o CONEDU contribui para a articulação de uma rede brasileira de sujeitos, isntituições e políticas públicas, divulgar a produção cientifica e refletir acerca da participação dos sujeitos sociais nos processos de construção da Política de Educação do Campo no Território brasileiro, sob diversos olhares, perspectivas e reflexões teóricas. Esperamos que as pequisas aqui apresentadas contribuam para uma visão do cenário, contextos, sujeitos e processso na construção da Política de Educação do Campo no Brasil. <br />\r\n Esperamos que este ebook possa contribuir contribuir para compreender os contextos, os sujeitos e os processos de formação e compreender como os educadores constroem suas identidades, profissionalidade, saberes docentes e como ocorre a relação com os saberes na formação inicial e continuada, com base no pressuposto de que o fazer e o saber pedagógico é mediado pelo diálogo entre as diferenças, e devem levar em conta os contextos, a cultura e visão de mundo que envolve professores, alunos, instituições formadoras e a comunidade local numa relação existencial, política, pedagógica e ideológica através da práxis pedagógica<br />\r\n Desejamos a todos uma boa leitura. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA """ "conselho_editorial" => """ SILVANA CHAGAS HOLANDA<br />\r\n UBIRANY LOPES FERREIRA<br />\r\n JOSANIEL VIEIRA DA SILVA<br />\r\n LEONARDO CARBONIERI CAMPOY<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n WALDÊNIA LEÃO DE CARVALHO<br />\r\n THAIS FERNANDES DE AMORIM<br />\r\n CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA<br />\r\n MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA<br />\r\n DELIANE MACEDO FARIAS DE SOUSA<br />\r\n MARIA DE FÁTIMA OLIVEIRA BATISTA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "679377c56a9a1_24012025082141.pdf" "arquivo" => "28012025165806-CONEDU---MOVIMENTOS-SOCIAIS--SUJEITOS-E-PROCESSOS-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:57:35" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:07" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }