Artigo CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-010-3

EDUCAÇÃO POPULAR: O ENSINO COMO PRÁXIS TRANSFORMADORA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 118960
    "edicao_id" => 363
    "trabalho_id" => 4805
    "inscrito_id" => 14974
    "titulo" => "EDUCAÇÃO POPULAR: O ENSINO COMO PRÁXIS TRANSFORMADORA"
    "resumo" => "A Educação Popular, fundamentada na proposta de Paulo Freire, surge como uma prática educativa crítica e libertadora, contrastando com a educação bancária que perpetua a alienação das classes populares. Freire destaca a importância de uma educação democrática, comprometida no desvelamento da realidade social por meio da construção do conhecimento científico, promovendo a participação popular na superação das injustiças. Maciel identifica três perspectivas da Educação Popular: alfabetização de jovens e adultos, transformação social fora do ambiente escolar e educação política da classe trabalhadora. Esta concepção de educação comprometida com as camadas populares busca formar sujeitos críticos capazes de intervir em sua realidade, em contraposição ao modelo neoliberal focado na formação de capital humano. Assim, a Educação Popular não apenas questiona o modelo educacional dominante, mas também oferece uma alternativa libertadora que capacita os sujeitos a serem agentes de mudança em suas próprias realidades, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e humanizada."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14974_TB4805_27102024193933.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 09:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DOUGLAS DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "DOUGLAS"
    "autor_email" => "douglas.costa@unb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT5"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679102c5aaae0_22012025113757.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:57:35"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 118960
    "edicao_id" => 363
    "trabalho_id" => 4805
    "inscrito_id" => 14974
    "titulo" => "EDUCAÇÃO POPULAR: O ENSINO COMO PRÁXIS TRANSFORMADORA"
    "resumo" => "A Educação Popular, fundamentada na proposta de Paulo Freire, surge como uma prática educativa crítica e libertadora, contrastando com a educação bancária que perpetua a alienação das classes populares. Freire destaca a importância de uma educação democrática, comprometida no desvelamento da realidade social por meio da construção do conhecimento científico, promovendo a participação popular na superação das injustiças. Maciel identifica três perspectivas da Educação Popular: alfabetização de jovens e adultos, transformação social fora do ambiente escolar e educação política da classe trabalhadora. Esta concepção de educação comprometida com as camadas populares busca formar sujeitos críticos capazes de intervir em sua realidade, em contraposição ao modelo neoliberal focado na formação de capital humano. Assim, a Educação Popular não apenas questiona o modelo educacional dominante, mas também oferece uma alternativa libertadora que capacita os sujeitos a serem agentes de mudança em suas próprias realidades, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e humanizada."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14974_TB4805_27102024193933.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 09:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DOUGLAS DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "DOUGLAS"
    "autor_email" => "douglas.costa@unb.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT5"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679102c5aaae0_22012025113757.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:57:35"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 363
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT5"
        "logo" => null
        "capa" => "679102c5aaae0_22012025113757.png"
        "timbrado" => "679102c5ae2b1_22012025113757.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 16:57:35"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:07"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 363
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT5"
        "logo" => null
        "capa" => "679102c5aaae0_22012025113757.png"
        "timbrado" => "679102c5ae2b1_22012025113757.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 16:57:35"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:07"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 232
                "edicao_id" => 363
                "codigo" => "978-65-5222-010-3"
                "capa" => "679102c5b0457_22012025113757.png"
                "titulo" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  <br />\r\n
                  O Movimento Por uma Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Brasil emergiu nos finais da d&eacute;cada de 1990, com maior participa&ccedil;&atilde;o direta e visibilidade dos movimentos sociais na primeira d&eacute;cada do s&eacute;culo XXI, quando o debate sobre o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o do campo passou a fazer parte das pautas de discuss&atilde;o em diversos espa&ccedil;os, suscitando o debate nas universidades p&uacute;blicas, nas institui&ccedil;&otilde;es governamentais e n&atilde;o governamentais, nos organismos internacionais, nos diversos setores sociais e nas esferas de tomada de decis&atilde;o pol&iacute;tica local e nacional. Neste per&iacute;odo, os movimentos sociais protagonizaram a constru&ccedil;&atilde;o da pol&iacute;tica de educa&ccedil;&atilde;o do campo, ao colocar na agenda pol&iacute;tica a luta pela reforma agr&aacute;ria, direitos humanos, dignidade, educa&ccedil;&atilde;o e cidadania.<br />\r\n
                  No setor p&uacute;blico, a ades&atilde;o de professores, gestores e investigadores contribuiu para a aproxima&ccedil;&atilde;o entre as universidades brasileiras, os movimentos sociais e as institui&ccedil;&otilde;es municipais, estaduais e federais, a exemplo do Minist&eacute;rio da Educa&ccedil;&atilde;o e Cultura (MEC), Minist&eacute;rio do Desenvolvimento e Reforma Agr&aacute;ria (MDA); Secretarias de Educa&ccedil;&atilde;o dos Estados e Munic&iacute;pios; Instituto de Coloniza&ccedil;&atilde;o e Reforma Agr&aacute;ria (INCRA); Programa Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o na Reforma Agr&aacute;ria (PRONERA) e o Movimento Sem Terra (MST) na formula&ccedil;&atilde;o de projetos e programas de forma&ccedil;&atilde;o de professores para atuar em &aacute;reas de reforma agr&aacute;ria. As a&ccedil;&otilde;es interinstitucionais no &acirc;mbito das pol&iacute;ticas educativas no Brasill possibiliaram a elabora&ccedil;&atilde;o de projetos e propostas de educa&ccedil;&atilde;o e forma&ccedil;&atilde;o de educadores do campo, ao mesmo tempo em que promoveu o di&aacute;logo intercultural, as tens&otilde;es e contradi&ccedil;&otilde;es &nbsp;nos &nbsp;processos de forma&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Diversos sujeitos e atores contribu&iacute;ram para a constru&ccedil;&atilde;o do Movimentos por uma educa&ccedil;&atilde;o do campo e por uma Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo. Neste cen&aacute;rio o CONEDU contribui para a articula&ccedil;&atilde;o de uma rede brasileira de sujeitos, isntitui&ccedil;&otilde;es e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, divulgar a &nbsp;produ&ccedil;&atilde;o cientifica e refletir acerca da participa&ccedil;&atilde;o dos sujeitos sociais nos processos de constru&ccedil;&atilde;o da Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Territ&oacute;rio brasileiro, sob diversos olhares, perspectivas e reflex&otilde;es te&oacute;ricas. Esperamos que as pequisas aqui apresentadas contribuam para uma vis&atilde;o do cen&aacute;rio, contextos, sujeitos e processso na constru&ccedil;&atilde;o da Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Brasil.&nbsp;<br />\r\n
                  Esperamos que este ebook possa contribuir contribuir para compreender os contextos, os sujeitos e os processos de forma&ccedil;&atilde;o e compreender como os educadores constroem suas identidades, profissionalidade, saberes docentes e como ocorre a rela&ccedil;&atilde;o com os saberes na forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada, com base no pressuposto de que o fazer e o saber pedag&oacute;gico &eacute; mediado pelo di&aacute;logo entre as diferen&ccedil;as, e devem levar em conta os contextos, a cultura e vis&atilde;o de mundo que envolve professores, alunos, institui&ccedil;&otilde;es formadoras e a comunidade local numa rela&ccedil;&atilde;o existencial, pol&iacute;tica, pedag&oacute;gica e ideol&oacute;gica atrav&eacute;s da pr&aacute;xis pedag&oacute;gica<br />\r\n
                  Desejamos a todos uma boa leitura.&nbsp;&nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA&nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  SILVANA CHAGAS HOLANDA<br />\r\n
                  UBIRANY LOPES FERREIRA<br />\r\n
                  JOSANIEL VIEIRA DA SILVA<br />\r\n
                  LEONARDO CARBONIERI CAMPOY<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n
                  WALD&Ecirc;NIA LE&Atilde;O DE CARVALHO<br />\r\n
                  THAIS FERNANDES DE AMORIM<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA<br />\r\n
                  MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA<br />\r\n
                  DELIANE MACEDO FARIAS DE SOUSA<br />\r\n
                  MARIA DE F&Aacute;TIMA OLIVEIRA BATISTA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "679377c56a9a1_24012025082141.pdf"
                "arquivo" => "28012025165806-CONEDU---MOVIMENTOS-SOCIAIS--SUJEITOS-E-PROCESSOS-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 16:57:35"
                "updated_at" => "2025-01-29 14:00:07"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 232
                "edicao_id" => 363
                "codigo" => "978-65-5222-010-3"
                "capa" => "679102c5b0457_22012025113757.png"
                "titulo" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  <br />\r\n
                  O Movimento Por uma Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Brasil emergiu nos finais da d&eacute;cada de 1990, com maior participa&ccedil;&atilde;o direta e visibilidade dos movimentos sociais na primeira d&eacute;cada do s&eacute;culo XXI, quando o debate sobre o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o do campo passou a fazer parte das pautas de discuss&atilde;o em diversos espa&ccedil;os, suscitando o debate nas universidades p&uacute;blicas, nas institui&ccedil;&otilde;es governamentais e n&atilde;o governamentais, nos organismos internacionais, nos diversos setores sociais e nas esferas de tomada de decis&atilde;o pol&iacute;tica local e nacional. Neste per&iacute;odo, os movimentos sociais protagonizaram a constru&ccedil;&atilde;o da pol&iacute;tica de educa&ccedil;&atilde;o do campo, ao colocar na agenda pol&iacute;tica a luta pela reforma agr&aacute;ria, direitos humanos, dignidade, educa&ccedil;&atilde;o e cidadania.<br />\r\n
                  No setor p&uacute;blico, a ades&atilde;o de professores, gestores e investigadores contribuiu para a aproxima&ccedil;&atilde;o entre as universidades brasileiras, os movimentos sociais e as institui&ccedil;&otilde;es municipais, estaduais e federais, a exemplo do Minist&eacute;rio da Educa&ccedil;&atilde;o e Cultura (MEC), Minist&eacute;rio do Desenvolvimento e Reforma Agr&aacute;ria (MDA); Secretarias de Educa&ccedil;&atilde;o dos Estados e Munic&iacute;pios; Instituto de Coloniza&ccedil;&atilde;o e Reforma Agr&aacute;ria (INCRA); Programa Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o na Reforma Agr&aacute;ria (PRONERA) e o Movimento Sem Terra (MST) na formula&ccedil;&atilde;o de projetos e programas de forma&ccedil;&atilde;o de professores para atuar em &aacute;reas de reforma agr&aacute;ria. As a&ccedil;&otilde;es interinstitucionais no &acirc;mbito das pol&iacute;ticas educativas no Brasill possibiliaram a elabora&ccedil;&atilde;o de projetos e propostas de educa&ccedil;&atilde;o e forma&ccedil;&atilde;o de educadores do campo, ao mesmo tempo em que promoveu o di&aacute;logo intercultural, as tens&otilde;es e contradi&ccedil;&otilde;es &nbsp;nos &nbsp;processos de forma&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  Diversos sujeitos e atores contribu&iacute;ram para a constru&ccedil;&atilde;o do Movimentos por uma educa&ccedil;&atilde;o do campo e por uma Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo. Neste cen&aacute;rio o CONEDU contribui para a articula&ccedil;&atilde;o de uma rede brasileira de sujeitos, isntitui&ccedil;&otilde;es e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, divulgar a &nbsp;produ&ccedil;&atilde;o cientifica e refletir acerca da participa&ccedil;&atilde;o dos sujeitos sociais nos processos de constru&ccedil;&atilde;o da Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Territ&oacute;rio brasileiro, sob diversos olhares, perspectivas e reflex&otilde;es te&oacute;ricas. Esperamos que as pequisas aqui apresentadas contribuam para uma vis&atilde;o do cen&aacute;rio, contextos, sujeitos e processso na constru&ccedil;&atilde;o da Pol&iacute;tica de Educa&ccedil;&atilde;o do Campo no Brasil.&nbsp;<br />\r\n
                  Esperamos que este ebook possa contribuir contribuir para compreender os contextos, os sujeitos e os processos de forma&ccedil;&atilde;o e compreender como os educadores constroem suas identidades, profissionalidade, saberes docentes e como ocorre a rela&ccedil;&atilde;o com os saberes na forma&ccedil;&atilde;o inicial e continuada, com base no pressuposto de que o fazer e o saber pedag&oacute;gico &eacute; mediado pelo di&aacute;logo entre as diferen&ccedil;as, e devem levar em conta os contextos, a cultura e vis&atilde;o de mundo que envolve professores, alunos, institui&ccedil;&otilde;es formadoras e a comunidade local numa rela&ccedil;&atilde;o existencial, pol&iacute;tica, pedag&oacute;gica e ideol&oacute;gica atrav&eacute;s da pr&aacute;xis pedag&oacute;gica<br />\r\n
                  Desejamos a todos uma boa leitura.&nbsp;&nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA&nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  SILVANA CHAGAS HOLANDA<br />\r\n
                  UBIRANY LOPES FERREIRA<br />\r\n
                  JOSANIEL VIEIRA DA SILVA<br />\r\n
                  LEONARDO CARBONIERI CAMPOY<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n
                  WALD&Ecirc;NIA LE&Atilde;O DE CARVALHO<br />\r\n
                  THAIS FERNANDES DE AMORIM<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA<br />\r\n
                  MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA<br />\r\n
                  DELIANE MACEDO FARIAS DE SOUSA<br />\r\n
                  MARIA DE F&Aacute;TIMA OLIVEIRA BATISTA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "679377c56a9a1_24012025082141.pdf"
                "arquivo" => "28012025165806-CONEDU---MOVIMENTOS-SOCIAIS--SUJEITOS-E-PROCESSOS-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 16:57:35"
                "updated_at" => "2025-01-29 14:00:07"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

A Educação Popular, fundamentada na proposta de Paulo Freire, surge como uma prática educativa crítica e libertadora, contrastando com a educação bancária que perpetua a alienação das classes populares. Freire destaca a importância de uma educação democrática, comprometida no desvelamento da realidade social por meio da construção do conhecimento científico, promovendo a participação popular na superação das injustiças. Maciel identifica três perspectivas da Educação Popular: alfabetização de jovens e adultos, transformação social fora do ambiente escolar e educação política da classe trabalhadora. Esta concepção de educação comprometida com as camadas populares busca formar sujeitos críticos capazes de intervir em sua realidade, em contraposição ao modelo neoliberal focado na formação de capital humano. Assim, a Educação Popular não apenas questiona o modelo educacional dominante, mas também oferece uma alternativa libertadora que capacita os sujeitos a serem agentes de mudança em suas próprias realidades, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e humanizada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.