EDUCAÇÃO POPULAR: O ENSINO COMO PRÁXIS TRANSFORMADORA
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 118960 "edicao_id" => 363 "trabalho_id" => 4805 "inscrito_id" => 14974 "titulo" => "EDUCAÇÃO POPULAR: O ENSINO COMO PRÁXIS TRANSFORMADORA" "resumo" => "A Educação Popular, fundamentada na proposta de Paulo Freire, surge como uma prática educativa crítica e libertadora, contrastando com a educação bancária que perpetua a alienação das classes populares. Freire destaca a importância de uma educação democrática, comprometida no desvelamento da realidade social por meio da construção do conhecimento científico, promovendo a participação popular na superação das injustiças. Maciel identifica três perspectivas da Educação Popular: alfabetização de jovens e adultos, transformação social fora do ambiente escolar e educação política da classe trabalhadora. Esta concepção de educação comprometida com as camadas populares busca formar sujeitos críticos capazes de intervir em sua realidade, em contraposição ao modelo neoliberal focado na formação de capital humano. Assim, a Educação Popular não apenas questiona o modelo educacional dominante, mas também oferece uma alternativa libertadora que capacita os sujeitos a serem agentes de mudança em suas próprias realidades, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e humanizada." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14974_TB4805_27102024193933.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS" "autor_email" => "douglas.costa@unb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT5" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679102c5aaae0_22012025113757.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:57:35" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 118960 "edicao_id" => 363 "trabalho_id" => 4805 "inscrito_id" => 14974 "titulo" => "EDUCAÇÃO POPULAR: O ENSINO COMO PRÁXIS TRANSFORMADORA" "resumo" => "A Educação Popular, fundamentada na proposta de Paulo Freire, surge como uma prática educativa crítica e libertadora, contrastando com a educação bancária que perpetua a alienação das classes populares. Freire destaca a importância de uma educação democrática, comprometida no desvelamento da realidade social por meio da construção do conhecimento científico, promovendo a participação popular na superação das injustiças. Maciel identifica três perspectivas da Educação Popular: alfabetização de jovens e adultos, transformação social fora do ambiente escolar e educação política da classe trabalhadora. Esta concepção de educação comprometida com as camadas populares busca formar sujeitos críticos capazes de intervir em sua realidade, em contraposição ao modelo neoliberal focado na formação de capital humano. Assim, a Educação Popular não apenas questiona o modelo educacional dominante, mas também oferece uma alternativa libertadora que capacita os sujeitos a serem agentes de mudança em suas próprias realidades, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e humanizada." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14974_TB4805_27102024193933.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS" "autor_email" => "douglas.costa@unb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT5" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679102c5aaae0_22012025113757.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:57:35" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 363 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol3" "nome" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT5" "logo" => null "capa" => "679102c5aaae0_22012025113757.png" "timbrado" => "679102c5ae2b1_22012025113757.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:57:35" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:07" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 363 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol3" "nome" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT5" "logo" => null "capa" => "679102c5aaae0_22012025113757.png" "timbrado" => "679102c5ae2b1_22012025113757.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:57:35" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:07" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 232 "edicao_id" => 363 "codigo" => "978-65-5222-010-3" "capa" => "679102c5b0457_22012025113757.png" "titulo" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n O Movimento Por uma Educação do Campo no Brasil emergiu nos finais da década de 1990, com maior participação direta e visibilidade dos movimentos sociais na primeira década do século XXI, quando o debate sobre o direito à educação do campo passou a fazer parte das pautas de discussão em diversos espaços, suscitando o debate nas universidades públicas, nas instituições governamentais e não governamentais, nos organismos internacionais, nos diversos setores sociais e nas esferas de tomada de decisão política local e nacional. Neste período, os movimentos sociais protagonizaram a construção da política de educação do campo, ao colocar na agenda política a luta pela reforma agrária, direitos humanos, dignidade, educação e cidadania.<br />\r\n No setor público, a adesão de professores, gestores e investigadores contribuiu para a aproximação entre as universidades brasileiras, os movimentos sociais e as instituições municipais, estaduais e federais, a exemplo do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Ministério do Desenvolvimento e Reforma Agrária (MDA); Secretarias de Educação dos Estados e Municípios; Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e o Movimento Sem Terra (MST) na formulação de projetos e programas de formação de professores para atuar em áreas de reforma agrária. As ações interinstitucionais no âmbito das políticas educativas no Brasill possibiliaram a elaboração de projetos e propostas de educação e formação de educadores do campo, ao mesmo tempo em que promoveu o diálogo intercultural, as tensões e contradições nos processos de formação.<br />\r\n Diversos sujeitos e atores contribuíram para a construção do Movimentos por uma educação do campo e por uma Política de Educação do Campo. Neste cenário o CONEDU contribui para a articulação de uma rede brasileira de sujeitos, isntituições e políticas públicas, divulgar a produção cientifica e refletir acerca da participação dos sujeitos sociais nos processos de construção da Política de Educação do Campo no Território brasileiro, sob diversos olhares, perspectivas e reflexões teóricas. Esperamos que as pequisas aqui apresentadas contribuam para uma visão do cenário, contextos, sujeitos e processso na construção da Política de Educação do Campo no Brasil. <br />\r\n Esperamos que este ebook possa contribuir contribuir para compreender os contextos, os sujeitos e os processos de formação e compreender como os educadores constroem suas identidades, profissionalidade, saberes docentes e como ocorre a relação com os saberes na formação inicial e continuada, com base no pressuposto de que o fazer e o saber pedagógico é mediado pelo diálogo entre as diferenças, e devem levar em conta os contextos, a cultura e visão de mundo que envolve professores, alunos, instituições formadoras e a comunidade local numa relação existencial, política, pedagógica e ideológica através da práxis pedagógica<br />\r\n Desejamos a todos uma boa leitura. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA """ "conselho_editorial" => """ SILVANA CHAGAS HOLANDA<br />\r\n UBIRANY LOPES FERREIRA<br />\r\n JOSANIEL VIEIRA DA SILVA<br />\r\n LEONARDO CARBONIERI CAMPOY<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n WALDÊNIA LEÃO DE CARVALHO<br />\r\n THAIS FERNANDES DE AMORIM<br />\r\n CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA<br />\r\n MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA<br />\r\n DELIANE MACEDO FARIAS DE SOUSA<br />\r\n MARIA DE FÁTIMA OLIVEIRA BATISTA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "679377c56a9a1_24012025082141.pdf" "arquivo" => "28012025165806-CONEDU---MOVIMENTOS-SOCIAIS--SUJEITOS-E-PROCESSOS-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:57:35" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:07" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 232 "edicao_id" => 363 "codigo" => "978-65-5222-010-3" "capa" => "679102c5b0457_22012025113757.png" "titulo" => "CONEDU - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos (Vol.3)" "prefacio" => """ <br />\r\n O Movimento Por uma Educação do Campo no Brasil emergiu nos finais da década de 1990, com maior participação direta e visibilidade dos movimentos sociais na primeira década do século XXI, quando o debate sobre o direito à educação do campo passou a fazer parte das pautas de discussão em diversos espaços, suscitando o debate nas universidades públicas, nas instituições governamentais e não governamentais, nos organismos internacionais, nos diversos setores sociais e nas esferas de tomada de decisão política local e nacional. Neste período, os movimentos sociais protagonizaram a construção da política de educação do campo, ao colocar na agenda política a luta pela reforma agrária, direitos humanos, dignidade, educação e cidadania.<br />\r\n No setor público, a adesão de professores, gestores e investigadores contribuiu para a aproximação entre as universidades brasileiras, os movimentos sociais e as instituições municipais, estaduais e federais, a exemplo do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Ministério do Desenvolvimento e Reforma Agrária (MDA); Secretarias de Educação dos Estados e Municípios; Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e o Movimento Sem Terra (MST) na formulação de projetos e programas de formação de professores para atuar em áreas de reforma agrária. As ações interinstitucionais no âmbito das políticas educativas no Brasill possibiliaram a elaboração de projetos e propostas de educação e formação de educadores do campo, ao mesmo tempo em que promoveu o diálogo intercultural, as tensões e contradições nos processos de formação.<br />\r\n Diversos sujeitos e atores contribuíram para a construção do Movimentos por uma educação do campo e por uma Política de Educação do Campo. Neste cenário o CONEDU contribui para a articulação de uma rede brasileira de sujeitos, isntituições e políticas públicas, divulgar a produção cientifica e refletir acerca da participação dos sujeitos sociais nos processos de construção da Política de Educação do Campo no Território brasileiro, sob diversos olhares, perspectivas e reflexões teóricas. Esperamos que as pequisas aqui apresentadas contribuam para uma visão do cenário, contextos, sujeitos e processso na construção da Política de Educação do Campo no Brasil. <br />\r\n Esperamos que este ebook possa contribuir contribuir para compreender os contextos, os sujeitos e os processos de formação e compreender como os educadores constroem suas identidades, profissionalidade, saberes docentes e como ocorre a relação com os saberes na formação inicial e continuada, com base no pressuposto de que o fazer e o saber pedagógico é mediado pelo diálogo entre as diferenças, e devem levar em conta os contextos, a cultura e visão de mundo que envolve professores, alunos, instituições formadoras e a comunidade local numa relação existencial, política, pedagógica e ideológica através da práxis pedagógica<br />\r\n Desejamos a todos uma boa leitura. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA """ "conselho_editorial" => """ SILVANA CHAGAS HOLANDA<br />\r\n UBIRANY LOPES FERREIRA<br />\r\n JOSANIEL VIEIRA DA SILVA<br />\r\n LEONARDO CARBONIERI CAMPOY<br />\r\n MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA<br />\r\n WALDÊNIA LEÃO DE CARVALHO<br />\r\n THAIS FERNANDES DE AMORIM<br />\r\n CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA<br />\r\n MICHELL PLATTINI NASCIMENTO GOMES<br />\r\n ANA MARIA SOTERO PEREIRA<br />\r\n DELIANE MACEDO FARIAS DE SOUSA<br />\r\n MARIA DE FÁTIMA OLIVEIRA BATISTA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "679377c56a9a1_24012025082141.pdf" "arquivo" => "28012025165806-CONEDU---MOVIMENTOS-SOCIAIS--SUJEITOS-E-PROCESSOS-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:57:35" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:07" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }