O entendimento do clima tem sido fundamental desde a Pré-história e principalmente a partir da Antiguidade, sendo inquestionável sua importância, pois tem várias aplicações em navegação, comércio, habitação, agricultura e outras áreas. Destarte, os trabalhos de campo têm um papel crucial na educação dos graduandos, trata-se de uma ferramenta fundamental no processo de ensino-aprendizagem, que possibilita a assimilação do conhecimento teórico associado a realizada e características do espaço geográfico. Ademais, possibilita aos discentes desenvolver a percepção do olhar geográfico, ter a oportunidade de perceber os fatores e elementos climáticos em ação, atrelados aos conhecimentos cartográficos e ambientais, propiciando o desenvolvimento de habilidades interdisciplinares ao conduzirem estudos e pesquisas. Deste modo, o objetivo deste artigo é apresentar alguns aspectos da aula de campo da disciplina de Climatologia do Brasil do Curso de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/ UFRN campus Ceres – Caicó. Do qual teve como proposta de aula de a observação dos fatores climáticos e cálculo de temperatura efetiva dos pontos de coletas do Seridó ao Cariri, além de aferir medições e manusear os instrumentos de meteorológicos, e produzir resultados a partir das interpretações, assim como, coleta de dados de latitude, longitude e altitude com o auxílio do GPS e do Aplicativo AVENZA.