O trabalho apresentado explora a aplicação de metodologias e ferramentas ativas no ensino de Geografia para alunos do ensino médio-técnico no Instituto Federal do Pará (IFPA). A Geografia é crucial para entender as interações entre humanos e o ambiente, e o uso de abordagens práticas visa aprimorar o pensamento crítico dos alunos. Foram realizados dois eventos principais: a Semana do Meio Ambiente e o Dia Mundial da Água. Na Semana do Meio Ambiente, turmas de 1º ano dos cursos técnico em Metalurgia e Agrimensura discutiram problemas socioambientais locais através de atividades como construção de maquetes e cartazes, abordando temas como erosão e urbanização. O Dia Mundial da Água envolveu atividades interativas, como gamificação e criação de músicas sobre problemas hídricos, seguidas por um documentário e desenvolvimento de mini projetos de mitigação dos impactos ambientais. Essas atividades permitiram que os alunos aplicassem a teoria à prática, promovendo uma compreensão mais profunda da realidade amazônica e dos desafios ambientais. O uso de datas comemorativas integrou teoria e prática de forma dinâmica, fortalecendo a educação ambiental e preparando os alunos para enfrentar questões socioambientais de forma crítica e informada.