A integração entre práticas pedagógicas inovadoras e a sensibilização ambiental é crucial para a formação básica dos estudantes. Nesse sentido, objetivou-se trabalhar a sensibilização ambiental entre os alunos do Ensino Médio de uma escola pública, por meio da análise e reflexão sobre os cenários encontrados na bacia hidrográfica do córrego Vassoural, afluente do rio Cuiabá, município de Cuiabá, Mato Grosso. Para tanto, adotou-se a realização de atividades em etapas, por meio da metodologia ativa da aprendizagem baseada em problemas (ABP) e recursos tecnológicos, com o Chromebook e acesso à internet, por meio da plataforma online Plurall e do Google Earth. Ao término das fases de exposição e debates em sala de aula, os alunos receberam identificaram os principais desafios socioambientais e criaram materiais para a divulgação, a partir de um roteiro semiestruturado (com temas, abordagens e mídia a ser empregada). Através dessas estratégias educacionais, os alunos tiveram a oportunidade de participar ativamente do processo de aprendizagem com compreensão mais significativa das questões socioambientais. Ainda, a escolha metodológica e os recursos utilizados contribuíram no engajamento dos estudantes durante o percurso didático proporcionando momentos de análise e reflexão sobre os cenários locais. A criação de perfis no Instagram para cada turma proporcionou uma oportunidade para os alunos compartilharem o conhecimento adquirido visando a promoção da sensibilização sobre a importância da proteção ambiental. Portanto, mesmo sem a experiência direta em campo, os alunos conseguiram ampliar seus conhecimentos acerca das questões socioambientais locais e compreender a importância da preservação dos recursos hídricos.