O manguezal é um dos ambientes costeiros mais atingidos pelo processo de degradação provindo, principalmente, do processo de ocupação desordenado na transição entre o terrestre/aquático. Possui uma enorme biodiversidade de vida faunística e florista, por diferentes funções benéfica, pois vão desde lócus de descanso, como de alimentação e reprodução para diversas espécies de animais, além do grande valor econômico de subsistência de suas áreas, uma vez que é grande produtor de pescado, embora os impactos ambientais negativos estejam cada vez mais suprimindo a produção natural. Outro ponto importante é que os manguezais são zonas de proteção e amortecedoras da linha de costa e cada vez as ocupações nessas áreas têm sofrido com cheias periódicas. Logo, pelo conjunto de relevância desse ambiente, em especial, na Baixada Fluminense, o município de Magé, região metropolitana do RJ, e componentes de formação da Baia de Guanabara, que o trabalho em questão propõe a partir do desenvolvimento de roteiro de campo pautado no ensino sobre ambientes costeiros como manguezais para sensibilizar e conscientizar os discentes do ensino básico a partir da discussão na ótica da sociedade e natureza, a partir da teoria e prática na construção do conhecimento. Para tal foram realizados trabalhos de campo junto com licenciandos, que permitiu a construção da proposta a partir de avaliações e reconstruções das abordagens e pontos de paradas, conteúdos abordados, por fim teve-se o roteiro de campo final que se demonstrou uma relevante metodologia no ensino e aprendizagem sobre áreas costeiras de manguezal.