O TRABALHO DE CAMPO NA GEOGRAFIA O objetivo deste trabalho é identificar as discussões contemporâneas sobre o trabalho de campo na Geografia no século XXI, especificamente no período de 2000 a 2024. A partir de uma abordagem exploratória e qualitativa, fundamentada nas orientações metodológicas de Marconi e Lakatos (2003) e Prodanov e Freitas (2013), a pesquisa utiliza a revisão bibliográfica para analisar artigos selecionados de revistas de Qualis A1 que contenham em seu título e palavras-chave o termo “trabalho de campo”. Considerando que o presente estudo tem como objetivo contribuir com as discussões sobre a temática do trabalho de campo em geografia, cada artigo foi analisado a partir de seus objetivos e principais conclusões, com o objetivo de incluir apenas aqueles que contribuíssem com a presente proposta. Desse modo, 11 títulos avançaram para a etapa final, na qual foi realizada a análise completa, visando compreender as metodologias e abordagens utilizadas no trabalho de campo, e destacando sua relevância para a educação geográfica. A análise categórica dos dados revelou quatro categorias principais: abordagens teórico-metodológicas, impacto no ensino, desafios e integração multidisciplinar. Assim, conclui-se que o trabalho de campo em geografia é de extrema importância para a pesquisa e formação acadêmica, integrando teoria e prática, pois, além de fortalecer o ensino, permite o desenvolvimento de habilidades críticas. Todavia, recomendam-se mais estudos para abordar desafios e incorporar novas metodologias e tecnologias ao trabalho de campo.