Os desastres ambientais no Brasil, resultantes de fenômenos naturais e atividades humanas, afetam gravemente populações vulneráveis. Esses desastres são resultados de uma ameaça/perigo que impactou uma sociedade, causando perdas e danos que superam a capacidade das populações de lidar com a situação. O risco a desastres é definido pela equação ameaça vezes vulnerabilidade, sendo a vulnerabilidade influenciada por fatores sociais, econômicos e educativos. Portanto, é essencial que a gestão de risco invista tanto em mapeamento quanto em educação para reduzir a vulnerabilidade. A Geografia desempenha um papel crucial na gestão de risco, oferecendo ferramentas para abordar a percepção de risco. A educação geográfica permite que o aluno compreenda e leia o mundo, correlacione componentes físico-naturais com sociais, auxiliando na prevenção de riscos. Este trabalho discute os resultados da elaboração de um jogo didático como metodologia ativa para alunos do Ensino Fundamental (anos finais), visando contribuir na percepção de risco a desastres. O jogo, desenvolvido com levantamento de mídias e ferramentas como Microsoft Clipchamp, Aplicativo Rec e Canva, é projetado para estimular a participação ativa dos alunos e aplicação dos conhecimentos geográficos. Organizado em formato audiovisual, o jogo permite que os alunos usem princípios do raciocínio geográfico para analisar mudanças na paisagem, impactos socioambientais e desastres. Embora ainda não aplicado em sala de aula, o jogo mostra potencial para trabalhar a percepção de risco a desastres, contribuindo na proteção de vidas e na construção de uma sociedade mais resiliente.