Artigo Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente

ANAIS de Evento

ISSN: 2236-5311

A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS GOOGLE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA DINÂMICA DOS RIO VOADORES AMAZÔNICOS PARA AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

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Publicado em 26 de novembro de 2024

Resumo

Os rios voadores são imensas massas de ar carregadas de água em forma de vapor, originadas no oceano Atlântico Equatorial, que são transportadas pelo vento. Ao adentrarem no território brasileiro, as nuvens avançam trocando umidade com a Floresta Amazônica. Chegando na Cordilheira dos Andes, as chuvas formam os primeiros trechos do Rio Amazonas e o restante da umidade rega o restante do Brasil. Para o conhecimento desta dinâmica, os alunos do 8° ano do Ensino Fundamental do Colégio Ranieri (São Paulo), utilizaram as ferramentas mais avançadas do Google Earth para a observação do conjunto Oceano Atlântico-Floresta Amazônica-nuvens-Cordilheira dos Andes e para traçarem o caminho do fenômeno. Após a elaboração das imagens, cada aluno criou uma série de slides no Google Apresentações que continham legendas, pesquisadas previamente, de cada etapa do fenômeno climático abordado. A dinâmico demonstrou-se extremamente eficaz, pois resultou no intenso engajamento dos estudantes, com 90% de entrega da atividade na plataforma Geekie One. Além disso, a avaliação mensal, que continha uma questão sobre o tema, alcançou 74% de acerto.

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