O ensino de solos no Ensino Básico brasileiro possui diferentes desafios, conforme apontado por diversos autores: pouco destaque nos currículos oficiais, escassez de materiais didáticos específicos e formação docente são alguns deles. Entretanto, a aprendizagem sobre solos é essencial já que este elemento da geodiversidade é a base da alimentação de seres vivos e também o substrato onde são feitas construções no campo e em meio urbano. Sendo assim, é destacado o ensino de solos a partir de metodologias ativas de aprendizagem: metodologias que colocam o aluno como protagonista no seu processo de aprendizagem. Há várias metodologias ativas e cada uma delas desenvolve diferentes habilidades nos estudantes – cognitivas e socioemocionais (ou seja, habilidades tanto relacionadas aos conteúdos curriculares como habilidades relacionadas à responsabilidade, autonomia, pensamento crítico, dentre outras). Visando ampliar as aprendizagens em solos na Escola Municipal Marc Ferrez (Rio de Janeiro/RJ) foi fundado o Laboratório de Geodiversidade. Este é um locus na instituição de discussão sobre elementos da geodiversidade, suas co-relações e para o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas para o ensino de solos. Metodologias ativas como sala de aula invertida e rotação por estações estão endo desenvolvidas a partir do laboratório, em parceria com o LAGESOLOS - UFRJ e tem impactado nas aprendizagens dos alunos do Ensino Básico da instituição.