Este estudo tem por objetivo desenvolver uma proposta de roteiro de campo voltado para os temas abordados nas disciplinas de Campo em Geografia Física, abrangendo cinco estados da região nordeste do Brasil, com foco nas bacias sedimentares encontradas ao longo da rota. Metodologicamente, o processo de campo foi estruturado em quatro fases de investigação: a fase pré-censo, dedicada ao planejamento da atividade, levantamento de recursos financeiros e identificação de áreas de interesse científico, resultando na elaboração do roteiro preliminar; a fase de interação, destinada a sensibilizar os estudantes quanto à importância da saída a campo e estabelecer suas responsabilidades ao longo das atividades; e a fase pós campo, voltada à análise dos dados coletados durante a execução e à elaboração da estrutura deste resumo. Portanto, a conclusão desta pesquisa abordou a apresentação do plano científico, concentrando-se nas informações relacionadas à estruturação das atividades, com ênfase na relevância das bacias sedimentares. Além disso, ressaltou-se o material compartilhado pelos docentes durante a experiência prática, em consonância com os conceitos teóricos discutidos em ambiente acadêmico.