Este trabalho explora a aplicação da etnogeomorfologia no ensino da Geografia, propondo uma abordagem que integra o conhecimento empírico dos alunos com o saber científico sobre o relevo. O referencial teórico-metodológico baseia-se na Etnociência e na Geomorfologia, destacando a importância de incluir os saberes populares no aprendizado acadêmico para tornar o ensino mais significativo e contextualizado. A pesquisa revela que a etnogeomorfologia pode enriquecer o ensino ao reconhecer e valorizar as experiências prévias dos alunos sobre a superfície terrestre, facilitando a compreensão dos processos geomorfológicos e promovendo um aprendizado mais participativo. Os resultados sugerem que a utilização de recursos didáticos como maquetes tridimensionais, mapas e dinâmicas interativas pode aumentar o engajamento dos alunos e melhorar a relação entre o conhecimento científico e as vivências diárias dos estudantes. A pesquisa conclui que a integração desses métodos pode transformar a educação geográfica, tornando-a mais relevante e adaptada às realidades locais, mas também aponta a necessidade de mais estudos e capacitação para uma implementação eficaz dessa abordagem no ambiente escolar.