O solo é um elemento natural finito que exerce diversas funções ecossistêmicas para a manutenção da vida na Terra. No entanto, tende a ser um elemento pouco valorizado, e a falta desta consciência resulta na sua degradação. Uma das práticas necessárias para conservação dos solos é a sua classificação, pois permite um melhor conhecimento sobre as suas potencialidades e limitações. Contudo, a abordagem sobre as classes de solo do Brasil na educação básica, é algo muitas vezes inexistente ou incipiente. Esse trabalho teve por objetivo desenvolver um jogo quebra-cabeça para favorecer o processo de ensino-aprendizagem sobre as classes de solo do Brasil. Utilizando de um embasamento teórico sobre pedologia, educação em solos, ensino de geografia, jogos didáticos e a BNCC, foi desenvolvido o jogo quebra-cabeça intitulado “Solos do Brasil”. Foi elaborado numa versão digital, que pode ser jogado on-line, e numa física em madeira, as duas versões apresentam a mesma imagem com o mapa das classes de solo do Brasil com legenda. Foram desenvolvidas as regras de aplicação que visam favorecer uma atividade colaborativa entre os estudantes e a assimilação dos conhecimentos. Os jogos foram aplicados em escolas da educação básica, e foi possível validar a sua eficácia, pois foi perceptível o entusiasmo dos estudantes na montagem e na explicação das características dos solos brasileiros. Espera-se que, os estudantes e docentes envolvidos, compreendam a importância de conhecer sobre as classes de solo do Brasil, e sejam vetores da disseminação da importância dos solos e da sua conservação.