Essa pesquisa teve como objetivo trabalhar com os alunos do ensino fundamental II com as turmas do 7º ano, os conteúdos de Geografia Física por meio dos jogos didáticos nas escolas estaduais nos municípios de Rio Branco e Salto do Céu, localizadas no estado de Mato Grosso. Para o desenvolvimento, foram adotadas aula expositiva sobre a temática dos recursos do Bioma Pantanal e Cerrado e da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. E posteriormente em sala foram disponibilizados os jogos: quebra-cabeça e da memória, ambos abordando sobre a temática. Pode-se avaliar que a metodologia aplicada foi positiva e extremamente importante para o contexto regional, especialmente quando retrata a extinção de espécies da fauna e flora ameaçada do bioma Pantanal e Cerrado. Nesse sentido, aliar a teoria com a prática com a aplicabilidade de jogos didáticos foram relevantes para avaliar o conhecimento do aluno sobre o assunto. Principalmente quando aborda a questão dos recursos hídricos, que é fundamental para todos os seres vivos existente no planeta. Os jogos trabalhados nas salas de aula agregam na construção do conhecimento dos discentes, contribui na formação dos futuros agentes ambientais.