Artigo Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente

ANAIS de Evento

ISSN: 2236-5311

JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: APLICABILIDADE NAS ESCOLAS DOS MUNÍCIPIOS DE RIO BRANCO E RESERVA DO CABAÇAL-MATO GROSSO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental.
"2024-11-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 118044
    "edicao_id" => 380
    "trabalho_id" => 512
    "inscrito_id" => 227
    "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: APLICABILIDADE NAS ESCOLAS DOS MUNÍCIPIOS DE RIO BRANCO E RESERVA DO CABAÇAL-MATO GROSSO."
    "resumo" => "Essa pesquisa teve como objetivo trabalhar com os alunos do ensino fundamental II com as turmas do 7º ano, os conteúdos de Geografia Física por meio dos jogos didáticos nas escolas estaduais nos municípios de Rio Branco e Salto do Céu, localizadas no estado de Mato Grosso. Para o desenvolvimento, foram adotadas aula expositiva sobre a temática dos recursos do Bioma Pantanal e Cerrado e da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. E posteriormente em sala foram disponibilizados os jogos: quebra-cabeça e da memória, ambos abordando sobre a temática. Pode-se avaliar que a metodologia aplicada foi positiva e extremamente importante para o contexto regional, especialmente quando retrata a extinção de espécies da fauna e flora ameaçada do bioma Pantanal e Cerrado. Nesse sentido, aliar a teoria com a prática com a aplicabilidade de jogos didáticos foram relevantes para avaliar o conhecimento do aluno sobre o assunto. Principalmente quando aborda a questão dos recursos hídricos, que é fundamental para todos os seres vivos existente no planeta. Os jogos trabalhados nas salas de aula agregam na construção do conhecimento dos discentes, contribui na formação dos futuros agentes ambientais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD1_ID227_TB512_20082024135448.pdf"
    "created_at" => "2024-12-13 10:12:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILAINE MORAES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDILAINE"
    "autor_email" => "edilaine.oliveira@unemat.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente"
    "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-26"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02"
    "publicacao_id" => 113
    "publicacao_nome" => "Revista SBGFA"
    "publicacao_codigo" => "2236-5311"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 118044
    "edicao_id" => 380
    "trabalho_id" => 512
    "inscrito_id" => 227
    "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: APLICABILIDADE NAS ESCOLAS DOS MUNÍCIPIOS DE RIO BRANCO E RESERVA DO CABAÇAL-MATO GROSSO."
    "resumo" => "Essa pesquisa teve como objetivo trabalhar com os alunos do ensino fundamental II com as turmas do 7º ano, os conteúdos de Geografia Física por meio dos jogos didáticos nas escolas estaduais nos municípios de Rio Branco e Salto do Céu, localizadas no estado de Mato Grosso. Para o desenvolvimento, foram adotadas aula expositiva sobre a temática dos recursos do Bioma Pantanal e Cerrado e da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. E posteriormente em sala foram disponibilizados os jogos: quebra-cabeça e da memória, ambos abordando sobre a temática. Pode-se avaliar que a metodologia aplicada foi positiva e extremamente importante para o contexto regional, especialmente quando retrata a extinção de espécies da fauna e flora ameaçada do bioma Pantanal e Cerrado. Nesse sentido, aliar a teoria com a prática com a aplicabilidade de jogos didáticos foram relevantes para avaliar o conhecimento do aluno sobre o assunto. Principalmente quando aborda a questão dos recursos hídricos, que é fundamental para todos os seres vivos existente no planeta. Os jogos trabalhados nas salas de aula agregam na construção do conhecimento dos discentes, contribui na formação dos futuros agentes ambientais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD1_ID227_TB512_20082024135448.pdf"
    "created_at" => "2024-12-13 10:12:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILAINE MORAES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDILAINE"
    "autor_email" => "edilaine.oliveira@unemat.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente"
    "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-26"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02"
    "publicacao_id" => 113
    "publicacao_nome" => "Revista SBGFA"
    "publicacao_codigo" => "2236-5311"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de novembro de 2024

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo trabalhar com os alunos do ensino fundamental II com as turmas do 7º ano, os conteúdos de Geografia Física por meio dos jogos didáticos nas escolas estaduais nos municípios de Rio Branco e Salto do Céu, localizadas no estado de Mato Grosso. Para o desenvolvimento, foram adotadas aula expositiva sobre a temática dos recursos do Bioma Pantanal e Cerrado e da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. E posteriormente em sala foram disponibilizados os jogos: quebra-cabeça e da memória, ambos abordando sobre a temática. Pode-se avaliar que a metodologia aplicada foi positiva e extremamente importante para o contexto regional, especialmente quando retrata a extinção de espécies da fauna e flora ameaçada do bioma Pantanal e Cerrado. Nesse sentido, aliar a teoria com a prática com a aplicabilidade de jogos didáticos foram relevantes para avaliar o conhecimento do aluno sobre o assunto. Principalmente quando aborda a questão dos recursos hídricos, que é fundamental para todos os seres vivos existente no planeta. Os jogos trabalhados nas salas de aula agregam na construção do conhecimento dos discentes, contribui na formação dos futuros agentes ambientais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.