Artigo Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente

ANAIS de Evento

ISSN: 2236-5311

PERCEPÇÃO AMBIENTAL E MAPAS MENTAIS: UM OLHAR PARA AS NASCENTES DO CÓRREGO ESTIVA, SALTO DO CÉU -MATO GROSSO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental.
"2024-11-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 118000
    "edicao_id" => 380
    "trabalho_id" => 464
    "inscrito_id" => 109
    "titulo" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL E MAPAS MENTAIS: UM OLHAR PARA AS NASCENTES DO CÓRREGO ESTIVA, SALTO DO CÉU -MATO GROSSO"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma pesquisa focada na percepção ambiental de nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APPs) dos alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Deputado Francisco Villanova, localizada no perímetro urbano do município de Salto do Céu–MT. Nesse sentido, a pesquisa aborda inicialmente os principais conceitos discutidos no trabalho, dentre os quais se destacam nascente, Áreas de Preservação Permanentes (APPs), topofilia e percepção ambiental. O objetivo é entender, por meio das metodologias aplicadas durante a pesquisa e dos mapas mentais desenvolvidos pelos alunos, a percepção ambiental deles sobre as unidades naturais destacadas, visando à compreensão do meio natural que se faz presente em seu cotidiano, de forma direta ou indireta."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD1_ID109_TB464_13082024130243.pdf"
    "created_at" => "2024-12-13 10:12:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICAEL DE OLIVEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MICAEL"
    "autor_email" => "micael.santos@unemat.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente"
    "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-26"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02"
    "publicacao_id" => 113
    "publicacao_nome" => "Revista SBGFA"
    "publicacao_codigo" => "2236-5311"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 118000
    "edicao_id" => 380
    "trabalho_id" => 464
    "inscrito_id" => 109
    "titulo" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL E MAPAS MENTAIS: UM OLHAR PARA AS NASCENTES DO CÓRREGO ESTIVA, SALTO DO CÉU -MATO GROSSO"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma pesquisa focada na percepção ambiental de nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APPs) dos alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Deputado Francisco Villanova, localizada no perímetro urbano do município de Salto do Céu–MT. Nesse sentido, a pesquisa aborda inicialmente os principais conceitos discutidos no trabalho, dentre os quais se destacam nascente, Áreas de Preservação Permanentes (APPs), topofilia e percepção ambiental. O objetivo é entender, por meio das metodologias aplicadas durante a pesquisa e dos mapas mentais desenvolvidos pelos alunos, a percepção ambiental deles sobre as unidades naturais destacadas, visando à compreensão do meio natural que se faz presente em seu cotidiano, de forma direta ou indireta."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD1_ID109_TB464_13082024130243.pdf"
    "created_at" => "2024-12-13 10:12:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICAEL DE OLIVEIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MICAEL"
    "autor_email" => "micael.santos@unemat.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente"
    "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-26"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02"
    "publicacao_id" => 113
    "publicacao_nome" => "Revista SBGFA"
    "publicacao_codigo" => "2236-5311"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa focada na percepção ambiental de nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APPs) dos alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Deputado Francisco Villanova, localizada no perímetro urbano do município de Salto do Céu–MT. Nesse sentido, a pesquisa aborda inicialmente os principais conceitos discutidos no trabalho, dentre os quais se destacam nascente, Áreas de Preservação Permanentes (APPs), topofilia e percepção ambiental. O objetivo é entender, por meio das metodologias aplicadas durante a pesquisa e dos mapas mentais desenvolvidos pelos alunos, a percepção ambiental deles sobre as unidades naturais destacadas, visando à compreensão do meio natural que se faz presente em seu cotidiano, de forma direta ou indireta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.