Artigo Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente

ANAIS de Evento

ISSN: 2236-5311

REAPROVEITAMENTO DOS CAROÇOS DE AÇAÍ COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: UMA ABORDAGEM SUSTENTÁVEL NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA EM BELÉM

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Publicado em 26 de novembro de 2024

Resumo

O açaí (Euterp Oleracea Mart.) bastante consumido na região norte sofre com uma grande problemática envolvendo seus caroços no município de Belém - PA, seus caroços ou suas sementes tendem a ficar espalhados pelos bairros da cidade dispostos a quem desejar, acarretando problemas ambientais com o descarte irregular deste resíduo sólido além de provocar a poluição visual por grande parte de Belém. O descarte inadequado estando atrelado a responsabilidade do poder publico e dos batedores de açaí, surgindo assim, a lei municipal N° 188/2021 baseada na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Desta problemática pensou-se em transformar esta matéria-prima em recurso didático para alunos ribeirinhos nas disciplinas de geografia, Estudos Amazônicos e Educação Ambiental na Escola Monsenhor Azevedo localizado no bairro da Condor. Este trabalho evidencia a necessidade do reaproveitamento e da destinação adequada do caroço do fruto do açaí e sua aplicabilidade como material de ensino sustentável.

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