A geografia examina o espaço físico-natural, englobando vegetação, clima, hidrografia, pedologia, geomorfologia e geologia, e sua interação com as ações humanas. Este estudo focou na aplicação prática de conceitos de geografia física em uma escola na periferia de Belém do Pará, especialmente no distrito de Icoaraci, que passou por significativas transformações devido à urbanização e ao ciclo da borracha. O trabalho de campo foi adotado como metodologia principal para permitir aos alunos uma compreensão mais direta da dinâmica socioambiental local, promovendo uma aprendizagem prática e integrada com a realidade cotidiana dos estudantes. Durante o trabalho de campo, os alunos exploraram diversos aspectos geográficos e históricos, observando a influência das ações humanas na paisagem e nos recursos naturais. A prática incluiu visitas a locais históricos e discussões sobre problemas ambientais atuais, como poluição e alagamentos. Essa abordagem ajudou os alunos a conectar a teoria com a prática e a desenvolver um entendimento mais crítico das interações entre sociedade e natureza. A experiência de campo foi enriquecedora, oferecendo uma visão prática da geografia e incentivando a reflexão sobre como as transformações históricas e as ações humanas afetam o meio ambiente local.