O presente trabalho faz parte do Programa de Incentivo à Docência na Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Prodocência UERJ) e discute o Papel da Geografia no estudo da Percepção de Risco à Desastres Naturais, visando elaborar estratégias de ensino e aprendizagem a partir dos conhecimentos geográficos. De modo específico, pretende-se mostrar a necessidade de se incentivar a educação em desastres. No material desenvolvido serão abordados temas fundamentais para a construção da percepção de riscos a desastres naturais pelos alunos, apresentando situações que podem ocorrer na comunidade onde esses alunos estão inseridos, como a periodicidade de eventos pluviométricos, os riscos de deslizamentos e as condutas que a população local deve tomar em situações de risco. Desse modo, elaborou-se uma cartilha sobre percepção de riscos a desastres, tratando sobre conteúdos e medidas preventivas necessárias ao estar inserido em um contexto de desastres naturais. A percepção de risco pode envolver de acordo com Alves e Oliveira (2017), as experiências das pessoas com desastres, o conhecimento geográfico dos eventos, características sociais, assim como a localização e a proximidade das fontes de perigo. Nesse contexto, a cartilha elaborada através do Programa de Incentivo a Docência na Graduação cujo título é “Percepção de Risco e Educação em Desastres”, elaborados por Araújo (2023) e Neves (2023) e organizadas por Brandão (2023) foi realizada através de pequenos textos e ilustrações sobre determinados fenômenos, além de orientações sobre as medidas que devem ser tomadas em determinadas situações específicas de risco.