O estudo investigou as representações sociais da água em estudos nacionais recentes, utilizando a teoria de Moscovici. As representações sociais são construções compartilhadas que atribuem significados à água no contexto social, refletindo percepções variadas influenciadas pela interação entre indivíduos e ambiente. A pesquisa revisou 33 estudos, dos quais sete foram selecionados após critérios de inclusão/exclusão, evidenciando uma produção científica regular desde 2019.Os resultados destacaram que a água é frequentemente percebida como um recurso utilitário essencial para atividades cotidianas, como higiene e consumo, especialmente entre crianças e adolescentes. Além disso, as representações incluem preocupações ambientais e saúde pública, indicando uma conexão entre conservação ambiental e bem-estar individual. A integração de conhecimentos científicos com experiências cotidianas foi crucial para entender como as representações sociais da água são formadas e mantidas. A análise comparativa revelou o uso predominante de questionários de associação/evocação livre, refletindo uma abordagem que captura tanto o conhecimento científico quanto o senso comum sobre a água. Recomenda-se que futuras pesquisas ampliem o entendimento das representações sociais da água para informar políticas educacionais e estratégias de conservação mais eficazes. Essa abordagem pode contribuir significativamente para promover uma conscientização ambiental mais profunda e sustentável, adaptando os métodos educacionais para melhorar a compreensão da importância e uso responsável da água na sociedade contemporânea.