As preocupações sobre a questão ambiental põem em evidência o dever da aplicação de educação ambiental dentro dos espaços de ensino básico onde metodologias e práticas de ensino devem ser pensadas como forma de abordagem do tema central: a preservação do meio ambiente. Dentro do Instituto Federal do Pará - Campus Belém, alunos do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas utilizaram maquetes sobre o descarte irregular de resíduos sólidos nos rios para explicar a questão do alagamento na capital paraense. O trabalho foi fundamentado na teoria da Epistemologia Genética de Piaget, a qual o indivíduo passa por uma série de processos cognitivos por assimilação, acomodação e equilibração e na teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal de Vigotsky, onde se propõe a ideia de o aluno aprender com a ajuda de elemento visuais e físicos, e também aprender a trabalhar com o coletivo. A atividade foi executada com êxito na Semana do meio Ambiente do IFPA e o retorno positivo dos discentes fez-se perceber que a utilização de materiais didáticos são fortes auxiliadores na prática docente, principalmente no que se diz respeito a formas físicas de abordagem à educação e preservação ambiental. Além disso, o trabalho propôs mostrar ao aluno a importância do senso de responsabilidade em relação aos cuidados com o meio ambiente, incentivando este a desenvolver seu pensamento crítico.