O presente trabalho trata-se de um relato de experiência que baseia-se nas vivências de um bolsista no Projeto Interdisciplinar de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Pará. Com foco em discussões socioambientais, o presente texto é importante para socializarmos neste texto reflexões e entendimentos sobre a realização de uma prática pedagógica no ensino de Geografia, que enfatizava o uso de charges para debater assuntos referente a problemas socioambientais no contexto escolar. Esse contexto ressalta a importância de integrar o contexto dos alunos nas aulas de Geografia, permitindo que eles vejam relevância no que está sendo ensinado, além de simplesmente memorizar conteúdos. A adoção de métodos de ensino inovadores desperta o interesse dos alunos nas aulas, fugindo da monotonia das simples explicações do professor apoiadas pelo livro didático. Nesse sentido, o uso da linguagem chargista emergiu como uma ferramenta motivacional na sala de aula. Ela incentivou os alunos a participarem ativamente, compartilhando suas curiosidades sobre os temas discutidos e expressando suas interpretações de forma criativa. A introdução das charges foi crucial para despertar o interesse dos alunos, facilitando debates e reflexões significativas sobre as questões ambientais e sociais discutidas. Essa abordagem dinâmica foi além da simples exposição de conteúdo do livro didático, e mostrou-se uma ótima ferramenta para as aulas de Geografia. Além do mais, os resultados enfatizam a importância de integrar o contexto dos alunos nas aulas, permitindo que eles percebam a aplicação prática dos temas estudados em suas próprias vidas.