Artigo Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente

ANAIS de Evento

ISSN: 2236-5311

VALOR EDUCATIVO DA GEODIVERSIDADE DA PEDRA DO CASTELO, MUNICÍPIO DE CASTELO DO PIAUÍ (PI, BRASIL): POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA

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Publicado em 26 de novembro de 2024

Resumo

Os componentes da geodiversidade estão associados a valores fundamentais, como: cultural, estético, econômico, científico, educativo, turístico, ecológico, entre outros. Diante disso, o referido trabalho teve como objetivo destacar o valor didático da Pedra do Castelo, localizada no município de Castelo do Piauí (Estado do Piauí, Brasil), enfatizando suas potencialidades para o ensino de Geografia Física. Para isso, a metodologia foi dividida em: a) pesquisa bibliográfica; b) trabalhos de gabinete; c) inspeções em campo e d) observações diretas e registros fotográficos. O potencial didático da Pedra do Castelo revela características que permitem ensinar variados processos morfodinâmicos a estudantes de diversos níveis de ensino. Temáticas que perpassam o conteúdo geomorfológico, litológico/sedimentológico e estratigráfico ligado aos conhecimentos geológicos que giram em torno de fatores e processos pretéritos. A Pedra do Castelo, além de apresentar valor didático, destaca-se por sua beleza cênica e uso turístico e cultural/religioso. Suas potencialidades educativas se adequadamente utilizadas em atividades de campo, permitem estimular aprendizagens significativas no âmbito de uma educação científica, mobilizando conhecimento inerente, por exemplo, à Geografia Física. Conclui-se que o referido geomonumento pode ser utilizado como recurso educativo, em termos de conteúdos programáticos, como expressão ao nível da paisagem, o que ainda contribui para a conservação da geodiversidade. Vale ressaltar a necessidade de parcerias junto à comunidade local e instituições de ensino (escolas e universidades), a fim de criarem programas de visitação a área, devidamente programados, guiados e com vistas à valorização, divulgação e conservação do mesmo.

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