Este painel tem como objetivo principal discutir educação, gênero, conservadorismos. O primeiro texto Conservadorismos, laicidade e educação e as questões de gêneros e sexualidades é resultado de investigações desenvolvidas por dois grupos de pesquisa que procuram entender a retórica argumentativa do pensamento conservador, principalmente o caráter relativamente fixo de seus pressupostos. Para o desenvolvimento de nossas observações e para as realizações das entrevistas na escola, adotamos a noção de paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989). O segundo texto intitulado Neoconservadorismo e pânico moral - algumas insurgências docentes no Extremo Sul do Brasil tem como objetivo refletir, a partir do multiculturalismo decolonial, alguns eixos desencadeados pelo “pânico moral” em docentes da Educação Básica da mesorregião do sudeste do Rio Grande do Sul. Em suas narrativas, as/os docentes apresentaram a escola como um universo de múltiplas culturas pautadas pelas diferenças que não poderiam ser hierarquizadas, o que nos evidencia a valorização e o reconhecimento da multiplicidade que compõe as escolas. O ultimo texto Intervenções educativo-reflexivas com homens autores de violência doméstica no estado do Rio Grande do Sul é parte de um projeto de doutorado realizado na Universidade Federal de Pelotas/UFPEL. Discutindo violência doméstica contra as mulheres e intervenções educativoreflexivas com homens autores de violência - HAV. Estes temas, por sua vez, estão delimitados ao modo como tais intervenções vêm sendo conduzidas no Estado do Rio Grande do Sul – RS. Tendo como base teórica os estudos feministas e a educação popular buscamos discutir questões sobre Educação e violência doméstica.