ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: DIÁLOGOS, EXPERIÊNCIAS E OLHARES SOBRE A DOCÊNCIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116245 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 2049 "titulo" => "ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: DIÁLOGOS, EXPERIÊNCIAS E OLHARES SOBRE A DOCÊNCIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Os trabalhos apresentam reflexões e possibilidades para o desenvolvimento profissional docente da Educação Básica e do Ensino Superior. O texto “Formação Continuada e Relações Étnico-Raciais: diálogo entre o Instituto Federal do Espírito Santo e os docentes da Educação Básica” apresenta resultados de pesquisa que problematizou como o IFES pode colaborar na prática dos docentes da rede pública com suporte numa formação continuada na perspectiva da diversidade étnico-racial. “A docência universitária e um olhar sobre a percepção de estudantes de licenciatura com relação aos processos de ensino em uma universidade pública” é o segundo texto que analisa questões relativas à docência universitária, a partir do estudo da produção acadêmica e da percepção de estudantes de cursos de licenciatura, considerando como corpus de análise os resultados de avaliação sobre o desenvolvimento dos professores, respondidos por estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo. O último trabalho “O Programa Residência Pedagógica na formação de professores/as: experiências do/no núcleo de pedagogia do Ifes, campus Itapina” trata sobre a Formação de Professores/as a fim de compreender de que forma o Programa potencializa a formação de professores/as, a partir do estudo do Núcleo de Pedagogia. Para tanto, foi necessário descrever de que forma ocorreu o processo de implementação do Programa Residência Pedagógica e identificar de que forma o Programa contribui e articula na formação de professores/as. Dessa forma, os trabalhos tecem diálogos com e entre professores da Educação Básica com docentes e discentes da Educação Superior para pensarmos caminhos para o desenvolvimento docente." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2049_TB461_20092024203202.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALLINE PEREIRA AROEIRA" "autor_nome_curto" => "KALLINE" "autor_email" => "aroeiraka@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116245 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 2049 "titulo" => "ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: DIÁLOGOS, EXPERIÊNCIAS E OLHARES SOBRE A DOCÊNCIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "Os trabalhos apresentam reflexões e possibilidades para o desenvolvimento profissional docente da Educação Básica e do Ensino Superior. O texto “Formação Continuada e Relações Étnico-Raciais: diálogo entre o Instituto Federal do Espírito Santo e os docentes da Educação Básica” apresenta resultados de pesquisa que problematizou como o IFES pode colaborar na prática dos docentes da rede pública com suporte numa formação continuada na perspectiva da diversidade étnico-racial. “A docência universitária e um olhar sobre a percepção de estudantes de licenciatura com relação aos processos de ensino em uma universidade pública” é o segundo texto que analisa questões relativas à docência universitária, a partir do estudo da produção acadêmica e da percepção de estudantes de cursos de licenciatura, considerando como corpus de análise os resultados de avaliação sobre o desenvolvimento dos professores, respondidos por estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo. O último trabalho “O Programa Residência Pedagógica na formação de professores/as: experiências do/no núcleo de pedagogia do Ifes, campus Itapina” trata sobre a Formação de Professores/as a fim de compreender de que forma o Programa potencializa a formação de professores/as, a partir do estudo do Núcleo de Pedagogia. Para tanto, foi necessário descrever de que forma ocorreu o processo de implementação do Programa Residência Pedagógica e identificar de que forma o Programa contribui e articula na formação de professores/as. Dessa forma, os trabalhos tecem diálogos com e entre professores da Educação Básica com docentes e discentes da Educação Superior para pensarmos caminhos para o desenvolvimento docente." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2049_TB461_20092024203202.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALLINE PEREIRA AROEIRA" "autor_nome_curto" => "KALLINE" "autor_email" => "aroeiraka@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }