DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: POLÍTICAS, CONTEXTOS E FORMAÇÃO
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116239 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 450 "inscrito_id" => 1111 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: POLÍTICAS, CONTEXTOS E FORMAÇÃO" "resumo" => "Este painel integra três artigos separados, mas que dialogam entre si. O primeiro analisa as condições de trabalho dos professores de Filosofia em uma escola pública de Ensino Médio em Ilhéus-BA e os desdobramentos para o desenvolvimento profissional docente. O segundo busca analisar o desenvolvimento profissional dos docentes da Educação Básica que atuam no município de Elísio Medrado-BA, considerando as fases da carreira proposta por Ferreira (2023) que apresenta o Modelo Brasileiro de Carreira Docente. O terceiro objetivou explorar as interseções entre a análise de políticas públicas e o desenvolvimento profissional docente (DPD), avaliando como esses campos se materializam em estudos recentes. Metodologicamente, os artigos adotaram uma abordagem qualitativa. Os dois primeiros são do tipo descritivo e exploratório, enquanto o terceiro é uma revisão bibliográfica teórico-conceitual de estudos paradigmáticos do DPD e da análise de políticas públicas. Este último é complementado por uma revisão panorâmica de pesquisas recentes. Os resultados dos artigos destacam a necessidade de melhorias nas condições de trabalho (carga horária, plano de carreira, apoio pedagógico, infraestrutura das escolas, tempo para estudo e cuidados com a saúde etc.) e na formação dos professores (inicial e continuada), sugerindo a importância de debates e reflexões sobre esses temas para influenciar a construção de conhecimentos científicos e a melhoria na oferta de uma educação de qualidade. Essas discussões visam fortalecer o ensino, enfatizando a necessidade de implementação de políticas públicas educacionais multiescalares, direcionadas para o professor e sua profissão, assegurando um ambiente de trabalho favorável e o desenvolvimento profissional adequado." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1111_TB450_18082024191209.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIAN MOREIRA CRUZ" "autor_nome_curto" => "LILIAN" "autor_email" => "lmcruz@uesc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116239 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 450 "inscrito_id" => 1111 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: POLÍTICAS, CONTEXTOS E FORMAÇÃO" "resumo" => "Este painel integra três artigos separados, mas que dialogam entre si. O primeiro analisa as condições de trabalho dos professores de Filosofia em uma escola pública de Ensino Médio em Ilhéus-BA e os desdobramentos para o desenvolvimento profissional docente. O segundo busca analisar o desenvolvimento profissional dos docentes da Educação Básica que atuam no município de Elísio Medrado-BA, considerando as fases da carreira proposta por Ferreira (2023) que apresenta o Modelo Brasileiro de Carreira Docente. O terceiro objetivou explorar as interseções entre a análise de políticas públicas e o desenvolvimento profissional docente (DPD), avaliando como esses campos se materializam em estudos recentes. Metodologicamente, os artigos adotaram uma abordagem qualitativa. Os dois primeiros são do tipo descritivo e exploratório, enquanto o terceiro é uma revisão bibliográfica teórico-conceitual de estudos paradigmáticos do DPD e da análise de políticas públicas. Este último é complementado por uma revisão panorâmica de pesquisas recentes. Os resultados dos artigos destacam a necessidade de melhorias nas condições de trabalho (carga horária, plano de carreira, apoio pedagógico, infraestrutura das escolas, tempo para estudo e cuidados com a saúde etc.) e na formação dos professores (inicial e continuada), sugerindo a importância de debates e reflexões sobre esses temas para influenciar a construção de conhecimentos científicos e a melhoria na oferta de uma educação de qualidade. Essas discussões visam fortalecer o ensino, enfatizando a necessidade de implementação de políticas públicas educacionais multiescalares, direcionadas para o professor e sua profissão, assegurando um ambiente de trabalho favorável e o desenvolvimento profissional adequado." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1111_TB450_18082024191209.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIAN MOREIRA CRUZ" "autor_nome_curto" => "LILIAN" "autor_email" => "lmcruz@uesc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }