A DIDÁTICA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALTERNATIVAS PARA REFLEXÕES, CONCEPÇÕES E PESQUISAS
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116201 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 395 "inscrito_id" => 1812 "titulo" => "A DIDÁTICA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALTERNATIVAS PARA REFLEXÕES, CONCEPÇÕES E PESQUISAS" "resumo" => "O painel apresenta três pesquisas de cunho qualitativo que discutem a relação entre a formação inicial e continuada com a didática crítica fundamental e multidimensional. As pesquisas promovem o diálogo teórico entre o campo da formação de professores e da didática, adotando como referenciais os estudos de Brzezinski, Candau, Gatti, Pimenta, Marcondes, Mesquita, Leite. O primeiro trabalho nomeado “Reflexão e pesquisa ação na didática crítica: Paulo Freire e Lawrence Stenhouse”, discute as relações entre as ideias de Freire e Stenhouse no que se refere a uma didática crítica e a formação de professores como pesquisadores. Evidenciou-se na pesquisa a indissociabilidade entre pesquisa e ensino na formação inicial ou continuada. O segundo trabalho, “Formação de professores e didática: entre modelos e concepções”, busca identificar modelos de formação inicial de professores em diálogo com as concepções e as dimensões da didática. Constata-se que as concepções de docência e escola atravessam os modelos de formação de professores e norteiam as diferentes concepções de didática. O terceiro, “Pesquisaformação: as participantes no centro da formação continuada”, é uma pesquisaformação em que se discute a ressignificação de formação continuada e de didática, a partir da narrativa autobiográfica. Evidencia-se que pesquisar com narrativas é um processo de formação potente por colocar em evidência a dimensão humana de cada participante, contrapondo-se a um contexto educativo marcado pela lógica mercadológica e competitiva. O painel apresenta discussões de cunho teórico e traz alternativas didáticas importantes que visam contribuir com um lugar de destaque da didática na formação de professores." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD1_ID1812_TB395_09072024124300.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA" "autor_nome_curto" => "Silvana Mesquit" "autor_email" => "silvanamesquita@puc-rio.br" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUCRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116201 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 395 "inscrito_id" => 1812 "titulo" => "A DIDÁTICA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ALTERNATIVAS PARA REFLEXÕES, CONCEPÇÕES E PESQUISAS" "resumo" => "O painel apresenta três pesquisas de cunho qualitativo que discutem a relação entre a formação inicial e continuada com a didática crítica fundamental e multidimensional. As pesquisas promovem o diálogo teórico entre o campo da formação de professores e da didática, adotando como referenciais os estudos de Brzezinski, Candau, Gatti, Pimenta, Marcondes, Mesquita, Leite. O primeiro trabalho nomeado “Reflexão e pesquisa ação na didática crítica: Paulo Freire e Lawrence Stenhouse”, discute as relações entre as ideias de Freire e Stenhouse no que se refere a uma didática crítica e a formação de professores como pesquisadores. Evidenciou-se na pesquisa a indissociabilidade entre pesquisa e ensino na formação inicial ou continuada. O segundo trabalho, “Formação de professores e didática: entre modelos e concepções”, busca identificar modelos de formação inicial de professores em diálogo com as concepções e as dimensões da didática. Constata-se que as concepções de docência e escola atravessam os modelos de formação de professores e norteiam as diferentes concepções de didática. O terceiro, “Pesquisaformação: as participantes no centro da formação continuada”, é uma pesquisaformação em que se discute a ressignificação de formação continuada e de didática, a partir da narrativa autobiográfica. Evidencia-se que pesquisar com narrativas é um processo de formação potente por colocar em evidência a dimensão humana de cada participante, contrapondo-se a um contexto educativo marcado pela lógica mercadológica e competitiva. O painel apresenta discussões de cunho teórico e traz alternativas didáticas importantes que visam contribuir com um lugar de destaque da didática na formação de professores." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD1_ID1812_TB395_09072024124300.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA" "autor_nome_curto" => "Silvana Mesquit" "autor_email" => "silvanamesquita@puc-rio.br" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUCRIO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }