Apresentamos duas pesquisas de doutorado em fase inicial, vinculadas a uma Universidade Pública do Rio de Janeiro, que busca ampliar lentes e escutas na/da/para a formação de Professoras/es atuantes na Educação Infantil pública municipal carioca, da qual somos Pertencentes há mais de quinze anos, atuando nas Zonas Sul e Oeste da cidade. Uma formação-pesquisa-vida de/com corpos docentes em suas inteirezas – potências e fragilidades. Intencionamos propor uma educação descolonizada, encarnada, encantada, por meio de processos formacionais que estesiem as/os docentes, tendo a arte, a educação estética, o sonho, a esperança e o amor como princípios inegociáveis, fundamentais e urgentes. Estes são princípios imprescindíveis também na pesquisa, pois queremos abrir espaço para partilhas e escutas plurais, intentando ouvir as vozes que bradam por escuta, construindo juntas/juntos formações que tenham a vitalidade e o (re)encantamento como cernes. Um encantamento que integra, inclui, dialoga, cria, invenciona, reconecta e constrói modos outros de existir e praticar os saberes, de forma solidária e coletiva. Os percursos das pesquisas se encontram na proposição de dois cursos de extensão – um para profissionais da docência da rede pública municipal e outro para estudantes de Pedagogia EAD, em consórcio com o Cederj –, na escavação das respostas de um formulário online compartilhado com profissionais da referida rede e na proposição de uma roda de conversa com professoras egressas de outras edições do curso de extensão que propusemos. Nos interessa cartografar as reverberações práticas que uma educação [do] sensível faz germinar.