Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

ENCANTANDO NARRATIVAS E CORPOS DOCENTES PELAS FRESTAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116083
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 213
    "inscrito_id" => 1351
    "titulo" => "ENCANTANDO NARRATIVAS E CORPOS DOCENTES PELAS FRESTAS"
    "resumo" => "Apresentamos duas pesquisas de doutorado em fase inicial, vinculadas a uma Universidade Pública do Rio de Janeiro, que busca ampliar lentes e escutas na/da/para a formação de Professoras/es atuantes na Educação Infantil pública municipal carioca, da qual somos Pertencentes há mais de quinze anos, atuando nas Zonas Sul e Oeste da cidade. Uma formação-pesquisa-vida de/com corpos docentes em suas inteirezas – potências e fragilidades. Intencionamos propor uma educação descolonizada, encarnada, encantada, por meio de processos formacionais que estesiem as/os docentes, tendo a arte, a educação estética, o sonho, a esperança e o amor como princípios inegociáveis, fundamentais e urgentes. Estes são princípios imprescindíveis também na pesquisa, pois queremos abrir espaço para partilhas e escutas plurais, intentando ouvir as vozes que bradam por escuta, construindo juntas/juntos formações que tenham a vitalidade e o (re)encantamento como cernes. Um encantamento que integra, inclui, dialoga, cria, invenciona, reconecta e constrói modos outros de existir e praticar os saberes, de forma solidária e coletiva. Os percursos das pesquisas se encontram na proposição de dois cursos de extensão – um para profissionais da docência da rede pública municipal e outro para estudantes de Pedagogia EAD, em consórcio com o Cederj –, na escavação das respostas de um formulário online compartilhado com profissionais da referida rede e na proposição de uma roda de conversa com professoras egressas de outras edições do curso de extensão que propusemos. Nos interessa cartografar as reverberações práticas que uma educação [do] sensível faz germinar."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1351_TB213_09102024230558.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILANE OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDILANE"
    "autor_email" => "oliveiraedilane62@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116083
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 213
    "inscrito_id" => 1351
    "titulo" => "ENCANTANDO NARRATIVAS E CORPOS DOCENTES PELAS FRESTAS"
    "resumo" => "Apresentamos duas pesquisas de doutorado em fase inicial, vinculadas a uma Universidade Pública do Rio de Janeiro, que busca ampliar lentes e escutas na/da/para a formação de Professoras/es atuantes na Educação Infantil pública municipal carioca, da qual somos Pertencentes há mais de quinze anos, atuando nas Zonas Sul e Oeste da cidade. Uma formação-pesquisa-vida de/com corpos docentes em suas inteirezas – potências e fragilidades. Intencionamos propor uma educação descolonizada, encarnada, encantada, por meio de processos formacionais que estesiem as/os docentes, tendo a arte, a educação estética, o sonho, a esperança e o amor como princípios inegociáveis, fundamentais e urgentes. Estes são princípios imprescindíveis também na pesquisa, pois queremos abrir espaço para partilhas e escutas plurais, intentando ouvir as vozes que bradam por escuta, construindo juntas/juntos formações que tenham a vitalidade e o (re)encantamento como cernes. Um encantamento que integra, inclui, dialoga, cria, invenciona, reconecta e constrói modos outros de existir e praticar os saberes, de forma solidária e coletiva. Os percursos das pesquisas se encontram na proposição de dois cursos de extensão – um para profissionais da docência da rede pública municipal e outro para estudantes de Pedagogia EAD, em consórcio com o Cederj –, na escavação das respostas de um formulário online compartilhado com profissionais da referida rede e na proposição de uma roda de conversa com professoras egressas de outras edições do curso de extensão que propusemos. Nos interessa cartografar as reverberações práticas que uma educação [do] sensível faz germinar."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1351_TB213_09102024230558.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILANE OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDILANE"
    "autor_email" => "oliveiraedilane62@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Apresentamos duas pesquisas de doutorado em fase inicial, vinculadas a uma Universidade Pública do Rio de Janeiro, que busca ampliar lentes e escutas na/da/para a formação de Professoras/es atuantes na Educação Infantil pública municipal carioca, da qual somos Pertencentes há mais de quinze anos, atuando nas Zonas Sul e Oeste da cidade. Uma formação-pesquisa-vida de/com corpos docentes em suas inteirezas – potências e fragilidades. Intencionamos propor uma educação descolonizada, encarnada, encantada, por meio de processos formacionais que estesiem as/os docentes, tendo a arte, a educação estética, o sonho, a esperança e o amor como princípios inegociáveis, fundamentais e urgentes. Estes são princípios imprescindíveis também na pesquisa, pois queremos abrir espaço para partilhas e escutas plurais, intentando ouvir as vozes que bradam por escuta, construindo juntas/juntos formações que tenham a vitalidade e o (re)encantamento como cernes. Um encantamento que integra, inclui, dialoga, cria, invenciona, reconecta e constrói modos outros de existir e praticar os saberes, de forma solidária e coletiva. Os percursos das pesquisas se encontram na proposição de dois cursos de extensão – um para profissionais da docência da rede pública municipal e outro para estudantes de Pedagogia EAD, em consórcio com o Cederj –, na escavação das respostas de um formulário online compartilhado com profissionais da referida rede e na proposição de uma roda de conversa com professoras egressas de outras edições do curso de extensão que propusemos. Nos interessa cartografar as reverberações práticas que uma educação [do] sensível faz germinar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.