A promoção do letramento literário exige planejamento intencional e a colaboração entre escola e família para formar cidadãos leitores críticos e reflexivos. Este estudo investiga a implementação do letramento literário em uma escola pública municipal no Paraná, que atende alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa empregou observação participativa e entrevistas semiestruturadas com quatro professoras e a pedagoga. As discussões teóricas contemplam a relevância da literatura infantil na formação de pequenos cidadãos-leitores, o conceito de letramento literário e o processo de escolarização da leitura literária. Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento da importância da leitura literária, as professoras enfrentam desafios como o desinteresse dos alunos e a limitação de tempo devido ao ensino parcial. Estratégias como projetos de leitura literária e a seleção de livros relevantes são adotadas para incentivar a leitura. O estudo sugere a necessidade de novas pesquisas para ampliar a compreensão sobre as práticas de letramento literário e seus impactos em diferentes contextos educativos, oferecendo insights valiosos para intervenções pedagógicas visando uma educação literária mais inclusiva e eficaz.