Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM GUIA DIDÁTICO CONTENDO TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA GERAL: UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110171
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1849
    "inscrito_id" => 7679
    "titulo" => "UM GUIA DIDÁTICO CONTENDO TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA GERAL: UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "O estudo em questão centra-se no desenvolvimento de um guia didático direcionado aos estudantes matriculados nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Duque de Caxias. Este guia, concebido como um recurso educacional, concentra-se em reunir uma seleção de aplicativos e sites educacionais, cujo propósito é fornecer um suporte didático eficaz, simplificando o acesso dos alunos a materiais complementares pertinentes e alinhados com os conteúdos programáticos de Química Geral. A pesquisa teve como objetivo principal apresentar os recursos já existentes, demonstrando a viabilidade de integrar o ensino com o uso de ferramentas digitais. A intenção é avaliar o impacto desses recursos na aprendizagem dos alunos, destacando sua potencialidade como um recurso promissor para melhorar o desempenho dos estudantes no Ensino de Química. A seleção cuidadosa de aplicativos e sites busca garantir que os materiais oferecidos estejam alinhados com os objetivos pedagógicos das disciplinas de Química Geral, aumentando sua relevância e utilidade para os alunos. Os resultados obtidos indicam que a utilização desses recursos digitais pode contribuir significativamente para a melhoria do desempenho dos alunos no ensino de Química. A inserção dessas ferramentas no ambiente educacional demonstra ser uma estratégia promissora para ampliar o acesso a conteúdos complementares, incentivando a autonomia dos estudantes e promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e contextualizada. Em suma, este trabalho destaca a importância de integrar o uso de ferramentas digitais no ensino de Química, evidenciando os benefícios que esses recursos podem trazer para o processo educacional, especialmente no contexto da Educação Profissional de Nível Médio. O Guia Didático desenvolvido representa uma iniciativa concreta nesse sentido, oferecendo uma solução prática e eficaz para enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7679_TB1849_27102024225927.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANE DA SILVA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "DAYANE RAMOS"
    "autor_email" => "quimicadayaneramos@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110171
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1849
    "inscrito_id" => 7679
    "titulo" => "UM GUIA DIDÁTICO CONTENDO TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA GERAL: UMA PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "O estudo em questão centra-se no desenvolvimento de um guia didático direcionado aos estudantes matriculados nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Duque de Caxias. Este guia, concebido como um recurso educacional, concentra-se em reunir uma seleção de aplicativos e sites educacionais, cujo propósito é fornecer um suporte didático eficaz, simplificando o acesso dos alunos a materiais complementares pertinentes e alinhados com os conteúdos programáticos de Química Geral. A pesquisa teve como objetivo principal apresentar os recursos já existentes, demonstrando a viabilidade de integrar o ensino com o uso de ferramentas digitais. A intenção é avaliar o impacto desses recursos na aprendizagem dos alunos, destacando sua potencialidade como um recurso promissor para melhorar o desempenho dos estudantes no Ensino de Química. A seleção cuidadosa de aplicativos e sites busca garantir que os materiais oferecidos estejam alinhados com os objetivos pedagógicos das disciplinas de Química Geral, aumentando sua relevância e utilidade para os alunos. Os resultados obtidos indicam que a utilização desses recursos digitais pode contribuir significativamente para a melhoria do desempenho dos alunos no ensino de Química. A inserção dessas ferramentas no ambiente educacional demonstra ser uma estratégia promissora para ampliar o acesso a conteúdos complementares, incentivando a autonomia dos estudantes e promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e contextualizada. Em suma, este trabalho destaca a importância de integrar o uso de ferramentas digitais no ensino de Química, evidenciando os benefícios que esses recursos podem trazer para o processo educacional, especialmente no contexto da Educação Profissional de Nível Médio. O Guia Didático desenvolvido representa uma iniciativa concreta nesse sentido, oferecendo uma solução prática e eficaz para enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7679_TB1849_27102024225927.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANE DA SILVA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "DAYANE RAMOS"
    "autor_email" => "quimicadayaneramos@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O estudo em questão centra-se no desenvolvimento de um guia didático direcionado aos estudantes matriculados nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Duque de Caxias. Este guia, concebido como um recurso educacional, concentra-se em reunir uma seleção de aplicativos e sites educacionais, cujo propósito é fornecer um suporte didático eficaz, simplificando o acesso dos alunos a materiais complementares pertinentes e alinhados com os conteúdos programáticos de Química Geral. A pesquisa teve como objetivo principal apresentar os recursos já existentes, demonstrando a viabilidade de integrar o ensino com o uso de ferramentas digitais. A intenção é avaliar o impacto desses recursos na aprendizagem dos alunos, destacando sua potencialidade como um recurso promissor para melhorar o desempenho dos estudantes no Ensino de Química. A seleção cuidadosa de aplicativos e sites busca garantir que os materiais oferecidos estejam alinhados com os objetivos pedagógicos das disciplinas de Química Geral, aumentando sua relevância e utilidade para os alunos. Os resultados obtidos indicam que a utilização desses recursos digitais pode contribuir significativamente para a melhoria do desempenho dos alunos no ensino de Química. A inserção dessas ferramentas no ambiente educacional demonstra ser uma estratégia promissora para ampliar o acesso a conteúdos complementares, incentivando a autonomia dos estudantes e promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e contextualizada. Em suma, este trabalho destaca a importância de integrar o uso de ferramentas digitais no ensino de Química, evidenciando os benefícios que esses recursos podem trazer para o processo educacional, especialmente no contexto da Educação Profissional de Nível Médio. O Guia Didático desenvolvido representa uma iniciativa concreta nesse sentido, oferecendo uma solução prática e eficaz para enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.