Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS MALEFÍCIOS DO USO EXCESSIVO DA TECNOLOGIA NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 2 A 4 ANOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114763
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8412
    "inscrito_id" => 11558
    "titulo" => "OS MALEFÍCIOS DO USO EXCESSIVO DA TECNOLOGIA NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 2 A 4 ANOS"
    "resumo" => "O presente trabalho investiga os malefícios do uso excessivo da tecnologia na aprendizagem de crianças de 2 a 4 anos. Foi desenvolvido com o objetivo de compreender os impactos negativos do uso indiscriminado de dispositivos digitais nessa faixa etária, tendo em vista que a exposição precoce e prolongada à tecnologia pode prejudicar o desenvolvimento integral das crianças. Para tanto, foi necessário analisar como o uso excessivo de telas afeta o desenvolvimento da linguagem, investigar as consequências para a saúde física das crianças e examinar os impactos na capacidade de atenção e nas habilidades socioemocionais. Realizou-se, assim, uma pesquisa exploratória, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Diante disso, verificou-se que o tempo excessivo em frente às telas pode limitar as oportunidades de interação verbal, crucial para a aquisição da linguagem e habilidades comunicativas. Além disso, observou-se que o uso prolongado de dispositivos digitais está associado ao sedentarismo, contribuindo para problemas como a obesidade infantil e possíveis dificuldades musculoesqueléticas devido à postura inadequada. Outro resultado importante é que a exposição constante a estímulos rápidos e intensos proporcionados por aplicativos e jogos pode dificultar a concentração em atividades menos estimulantes, prejudicando a capacidade de atenção e concentração das crianças. Por fim, identificou-se que a substituição das interações face a face por experiências digitais pode interferir negativamente no desenvolvimento das habilidades socioemocionais, fundamentais para a empatia e a construção de vínculos afetivos. Os resultados permitiram a seguinte conclusão: o uso excessivo da tecnologia na infância pode ter diversos impactos negativos no desenvolvimento integral das crianças de 2 a 4 anos, sendo crucial que pais e educadores promovam um equilíbrio saudável entre o uso de dispositivos digitais e outras atividades que estimulem o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11558_TB8412_06082024210647.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA MALAQUIAS MASSENA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA"
    "autor_email" => "m.massena@escolar.ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114763
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8412
    "inscrito_id" => 11558
    "titulo" => "OS MALEFÍCIOS DO USO EXCESSIVO DA TECNOLOGIA NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 2 A 4 ANOS"
    "resumo" => "O presente trabalho investiga os malefícios do uso excessivo da tecnologia na aprendizagem de crianças de 2 a 4 anos. Foi desenvolvido com o objetivo de compreender os impactos negativos do uso indiscriminado de dispositivos digitais nessa faixa etária, tendo em vista que a exposição precoce e prolongada à tecnologia pode prejudicar o desenvolvimento integral das crianças. Para tanto, foi necessário analisar como o uso excessivo de telas afeta o desenvolvimento da linguagem, investigar as consequências para a saúde física das crianças e examinar os impactos na capacidade de atenção e nas habilidades socioemocionais. Realizou-se, assim, uma pesquisa exploratória, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Diante disso, verificou-se que o tempo excessivo em frente às telas pode limitar as oportunidades de interação verbal, crucial para a aquisição da linguagem e habilidades comunicativas. Além disso, observou-se que o uso prolongado de dispositivos digitais está associado ao sedentarismo, contribuindo para problemas como a obesidade infantil e possíveis dificuldades musculoesqueléticas devido à postura inadequada. Outro resultado importante é que a exposição constante a estímulos rápidos e intensos proporcionados por aplicativos e jogos pode dificultar a concentração em atividades menos estimulantes, prejudicando a capacidade de atenção e concentração das crianças. Por fim, identificou-se que a substituição das interações face a face por experiências digitais pode interferir negativamente no desenvolvimento das habilidades socioemocionais, fundamentais para a empatia e a construção de vínculos afetivos. Os resultados permitiram a seguinte conclusão: o uso excessivo da tecnologia na infância pode ter diversos impactos negativos no desenvolvimento integral das crianças de 2 a 4 anos, sendo crucial que pais e educadores promovam um equilíbrio saudável entre o uso de dispositivos digitais e outras atividades que estimulem o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11558_TB8412_06082024210647.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA MALAQUIAS MASSENA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA"
    "autor_email" => "m.massena@escolar.ifrn.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho investiga os malefícios do uso excessivo da tecnologia na aprendizagem de crianças de 2 a 4 anos. Foi desenvolvido com o objetivo de compreender os impactos negativos do uso indiscriminado de dispositivos digitais nessa faixa etária, tendo em vista que a exposição precoce e prolongada à tecnologia pode prejudicar o desenvolvimento integral das crianças. Para tanto, foi necessário analisar como o uso excessivo de telas afeta o desenvolvimento da linguagem, investigar as consequências para a saúde física das crianças e examinar os impactos na capacidade de atenção e nas habilidades socioemocionais. Realizou-se, assim, uma pesquisa exploratória, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Diante disso, verificou-se que o tempo excessivo em frente às telas pode limitar as oportunidades de interação verbal, crucial para a aquisição da linguagem e habilidades comunicativas. Além disso, observou-se que o uso prolongado de dispositivos digitais está associado ao sedentarismo, contribuindo para problemas como a obesidade infantil e possíveis dificuldades musculoesqueléticas devido à postura inadequada. Outro resultado importante é que a exposição constante a estímulos rápidos e intensos proporcionados por aplicativos e jogos pode dificultar a concentração em atividades menos estimulantes, prejudicando a capacidade de atenção e concentração das crianças. Por fim, identificou-se que a substituição das interações face a face por experiências digitais pode interferir negativamente no desenvolvimento das habilidades socioemocionais, fundamentais para a empatia e a construção de vínculos afetivos. Os resultados permitiram a seguinte conclusão: o uso excessivo da tecnologia na infância pode ter diversos impactos negativos no desenvolvimento integral das crianças de 2 a 4 anos, sendo crucial que pais e educadores promovam um equilíbrio saudável entre o uso de dispositivos digitais e outras atividades que estimulem o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.