Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIA DE ENSINO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: UMA EXPERÊNCIA NA DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114649
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8254
    "inscrito_id" => 19499
    "titulo" => "ESTRATÉGIA DE ENSINO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: UMA EXPERÊNCIA NA DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a aplicação da metodologia ativa "Rotação por Estação" em uma aula da disciplina de empreendedorismo sobre "Introdução à Teoria Effectuation" com alunos do 3º ano do Ensino Médio do Curso Técnico de Administração do IFAM Campus Itacoatiara. Teve como objetivo compreender os princípios da teoria effectuation e sua aplicação no contexto empreendedor, através da metodologia ativa de rotação por estação. A metodologia, adaptada do modelo "Blended Learning: Station-Rotation Model", envolveu atividades diversificadas organizadas em estações independentes, mas interligadas. O referencial teórico está fundamentado em Bacich e Moran (2015), Saravathy (2008) e Coussirat (2023). Essa experiência para os estudantes, foi diferenciada e ao mesmo tempo gratificante, pois conheceram uma metodologia nova e que conseguiu prender a atenção e despertar o interesse da turma, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades, enriquecendo sua experiência e acima de tudo estudando de forma prazerosa o conteúdo da disciplina de empreendedorismo. Assim, a estratégia de ensino proposta introduziu os estudantes à Teoria Effectuation, mas também seu engajamento ativo através da metodologia rotação por estação. Isso permitiu que os participantes estudassem a parte teórica, mas também aplicasse em situações práticas que são vivenciadas por quem empreende. Desta forma, contribuindo para um aprendizado mais profundo dos princpios que norteiam o processo empreendedor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID19499_TB8254_21102024140423.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELLEN SILVA DE OLIVEIRA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "ELLEN"
    "autor_email" => "ellen.oliveira@ifam.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114649
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8254
    "inscrito_id" => 19499
    "titulo" => "ESTRATÉGIA DE ENSINO ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: UMA EXPERÊNCIA NA DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a aplicação da metodologia ativa "Rotação por Estação" em uma aula da disciplina de empreendedorismo sobre "Introdução à Teoria Effectuation" com alunos do 3º ano do Ensino Médio do Curso Técnico de Administração do IFAM Campus Itacoatiara. Teve como objetivo compreender os princípios da teoria effectuation e sua aplicação no contexto empreendedor, através da metodologia ativa de rotação por estação. A metodologia, adaptada do modelo "Blended Learning: Station-Rotation Model", envolveu atividades diversificadas organizadas em estações independentes, mas interligadas. O referencial teórico está fundamentado em Bacich e Moran (2015), Saravathy (2008) e Coussirat (2023). Essa experiência para os estudantes, foi diferenciada e ao mesmo tempo gratificante, pois conheceram uma metodologia nova e que conseguiu prender a atenção e despertar o interesse da turma, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades, enriquecendo sua experiência e acima de tudo estudando de forma prazerosa o conteúdo da disciplina de empreendedorismo. Assim, a estratégia de ensino proposta introduziu os estudantes à Teoria Effectuation, mas também seu engajamento ativo através da metodologia rotação por estação. Isso permitiu que os participantes estudassem a parte teórica, mas também aplicasse em situações práticas que são vivenciadas por quem empreende. Desta forma, contribuindo para um aprendizado mais profundo dos princpios que norteiam o processo empreendedor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID19499_TB8254_21102024140423.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELLEN SILVA DE OLIVEIRA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "ELLEN"
    "autor_email" => "ellen.oliveira@ifam.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta a aplicação da metodologia ativa "Rotação por Estação" em uma aula da disciplina de empreendedorismo sobre "Introdução à Teoria Effectuation" com alunos do 3º ano do Ensino Médio do Curso Técnico de Administração do IFAM Campus Itacoatiara. Teve como objetivo compreender os princípios da teoria effectuation e sua aplicação no contexto empreendedor, através da metodologia ativa de rotação por estação. A metodologia, adaptada do modelo "Blended Learning: Station-Rotation Model", envolveu atividades diversificadas organizadas em estações independentes, mas interligadas. O referencial teórico está fundamentado em Bacich e Moran (2015), Saravathy (2008) e Coussirat (2023). Essa experiência para os estudantes, foi diferenciada e ao mesmo tempo gratificante, pois conheceram uma metodologia nova e que conseguiu prender a atenção e despertar o interesse da turma, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades, enriquecendo sua experiência e acima de tudo estudando de forma prazerosa o conteúdo da disciplina de empreendedorismo. Assim, a estratégia de ensino proposta introduziu os estudantes à Teoria Effectuation, mas também seu engajamento ativo através da metodologia rotação por estação. Isso permitiu que os participantes estudassem a parte teórica, mas também aplicasse em situações práticas que são vivenciadas por quem empreende. Desta forma, contribuindo para um aprendizado mais profundo dos princpios que norteiam o processo empreendedor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.