Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INSTRUMENTO DE ENSINO PARA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: UM ROTEIRO DE APLICAÇÃO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109539
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 936
    "inscrito_id" => 7217
    "titulo" => "INSTRUMENTO DE ENSINO PARA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: UM ROTEIRO DE APLICAÇÃO."
    "resumo" => "Se distanciar da abstração da disciplina de matemática, marcada pelo ensino tradicional, com modelos prontos e fórmulas, o uso dos instrumentos de ensino pode tornar o aprendizado atrativo e significativo. Um dos grandes desafios do professor em sala de aula, é buscar propostas de ensino que possam desmistificar a aprendizagem da matemática, torná-la mais acessível, proporcionando autonomia ao aluno, tornando esse capaz de fazer relações com situações cotidianas. Durante o estágio supervisionado, os acadêmicos do curso de licenciatura em matemática tiveram o primeiro contato com turmas do ensino regular em escolas públicas que trouxe para a maioria dos licenciandos, uma perspectiva em comum a respeito da dificuldade dos alunos em entender o conteúdo matemático, pois os alunos não identificavam qual operação utilizar e quando utilizá-la. Diante dessa observação, surge então um Projeto de Extensão nomeado “A conta é de quê?”, com o objetivo de percorrer em algumas escolas públicas auxiliando e reforçando a aprendizagem das operações fundamentais, com o uso de instrumentos de ensino. Os instrumentos de ensino desenvolvidos tinham por objetivo desenvolver o ensino aprendizagem das quatro operações básicas da matemática, antes da aplicação, foi realizado estudos do material didático, testagem e avaliação por uma banca formada pelos professores coordenadores. O instrumento de ensino “Jogo das Operações”, foi construído com o propósito de auxiliar os estudantes a resolverem e elaborar problemas que envolvam cálculos mentais exatos com números naturais, desenvolvendo estratégias variadas, desencadeando um raciocínio lógico matemático. Neste artigo, será abordado um roteiro de aplicação do instrumento em questão, que resultou na aprendizagem do conteúdo das operações fundamentais, de maneira interativa, proporcionando o raciocínio lógico e interação entre os estudantes. Nesse sentido, o estudo foi também investigativo por ter como objetivo identificar abordagens e instrumentos que possam potencializar o ensino aprendizagem das operações básicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7217_TB936_29022024171039.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA BEATRIZ DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA BEATRIZ"
    "autor_email" => "silvasantosmarciabeatriz@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109539
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 936
    "inscrito_id" => 7217
    "titulo" => "INSTRUMENTO DE ENSINO PARA APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: UM ROTEIRO DE APLICAÇÃO."
    "resumo" => "Se distanciar da abstração da disciplina de matemática, marcada pelo ensino tradicional, com modelos prontos e fórmulas, o uso dos instrumentos de ensino pode tornar o aprendizado atrativo e significativo. Um dos grandes desafios do professor em sala de aula, é buscar propostas de ensino que possam desmistificar a aprendizagem da matemática, torná-la mais acessível, proporcionando autonomia ao aluno, tornando esse capaz de fazer relações com situações cotidianas. Durante o estágio supervisionado, os acadêmicos do curso de licenciatura em matemática tiveram o primeiro contato com turmas do ensino regular em escolas públicas que trouxe para a maioria dos licenciandos, uma perspectiva em comum a respeito da dificuldade dos alunos em entender o conteúdo matemático, pois os alunos não identificavam qual operação utilizar e quando utilizá-la. Diante dessa observação, surge então um Projeto de Extensão nomeado “A conta é de quê?”, com o objetivo de percorrer em algumas escolas públicas auxiliando e reforçando a aprendizagem das operações fundamentais, com o uso de instrumentos de ensino. Os instrumentos de ensino desenvolvidos tinham por objetivo desenvolver o ensino aprendizagem das quatro operações básicas da matemática, antes da aplicação, foi realizado estudos do material didático, testagem e avaliação por uma banca formada pelos professores coordenadores. O instrumento de ensino “Jogo das Operações”, foi construído com o propósito de auxiliar os estudantes a resolverem e elaborar problemas que envolvam cálculos mentais exatos com números naturais, desenvolvendo estratégias variadas, desencadeando um raciocínio lógico matemático. Neste artigo, será abordado um roteiro de aplicação do instrumento em questão, que resultou na aprendizagem do conteúdo das operações fundamentais, de maneira interativa, proporcionando o raciocínio lógico e interação entre os estudantes. Nesse sentido, o estudo foi também investigativo por ter como objetivo identificar abordagens e instrumentos que possam potencializar o ensino aprendizagem das operações básicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7217_TB936_29022024171039.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA BEATRIZ DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA BEATRIZ"
    "autor_email" => "silvasantosmarciabeatriz@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Se distanciar da abstração da disciplina de matemática, marcada pelo ensino tradicional, com modelos prontos e fórmulas, o uso dos instrumentos de ensino pode tornar o aprendizado atrativo e significativo. Um dos grandes desafios do professor em sala de aula, é buscar propostas de ensino que possam desmistificar a aprendizagem da matemática, torná-la mais acessível, proporcionando autonomia ao aluno, tornando esse capaz de fazer relações com situações cotidianas. Durante o estágio supervisionado, os acadêmicos do curso de licenciatura em matemática tiveram o primeiro contato com turmas do ensino regular em escolas públicas que trouxe para a maioria dos licenciandos, uma perspectiva em comum a respeito da dificuldade dos alunos em entender o conteúdo matemático, pois os alunos não identificavam qual operação utilizar e quando utilizá-la. Diante dessa observação, surge então um Projeto de Extensão nomeado “A conta é de quê?”, com o objetivo de percorrer em algumas escolas públicas auxiliando e reforçando a aprendizagem das operações fundamentais, com o uso de instrumentos de ensino. Os instrumentos de ensino desenvolvidos tinham por objetivo desenvolver o ensino aprendizagem das quatro operações básicas da matemática, antes da aplicação, foi realizado estudos do material didático, testagem e avaliação por uma banca formada pelos professores coordenadores. O instrumento de ensino “Jogo das Operações”, foi construído com o propósito de auxiliar os estudantes a resolverem e elaborar problemas que envolvam cálculos mentais exatos com números naturais, desenvolvendo estratégias variadas, desencadeando um raciocínio lógico matemático. Neste artigo, será abordado um roteiro de aplicação do instrumento em questão, que resultou na aprendizagem do conteúdo das operações fundamentais, de maneira interativa, proporcionando o raciocínio lógico e interação entre os estudantes. Nesse sentido, o estudo foi também investigativo por ter como objetivo identificar abordagens e instrumentos que possam potencializar o ensino aprendizagem das operações básicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.